O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 71 Compartilhado 68 Comentários

Experimente este aplicativo e faça a bateria do seu Android durar mais

Alguns podem até chamar de “problemas de primeiro mundo” ou “problemas da vida moderna”, mas o fato é que a baixa autonomia das baterias de nossos dispositivos representam um problema real no nosso cotidiano. Embora os smartphones tenham avançado muito nos últimos anos, as baterias ficaram estagnadas. A grande maioria dos usuários não consegue passar um dia sem carregar o celular. Confira nossa sugestão de app para tentar driblar esse problema.

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
1807 participantes

Ainda não há como solucionar definitivamente este problema, mas podemos amenizar. E quem pode nos ajudar nesta tarefa é o aplicativo PowerPRO, disponível gratuitamente na Google Play e com ótimas avaliações dos usuários. Testamos ele e realmente constatamos que ele pode dar uma bela ajuda para aumentar um pouco mais a carga de nossos celulares.

Como economizar a bateria do seu Android com o PowerPRO

O PowerPRO é mantido pela PSafe, empresa não muito bem vista por muitos usuários devido aos seus crapwares espalhados na internet. Recentemente ele ganhou uma reformulação na interface e está mais bonito e mais intuitivo. Veja agora as principais funções do app e como ele pode te ajudar a economizar bateria.

Logo na tela inicial, vemos quatro “abas” ou “seções”, são elas: Bateria, Economia, Uso e Recarga. Iremos explicar o que cada uma delas faz.  Em “Bateria” você vê a atual porcentagem da bateria do seu smartphone, como está o consumo dela e o tempo restante para que ela chegue em 0%.

Logo abaixo você vê um botão de “Otimizar” em destaque. A função dele é identificar recursos e funções que estão consumindo recursos e que no momento não estão em uso. Assim, ele fecha essas aplicações e processos, de forma a aumentar a autonomia da bateria. Note que o consumo que antes estava “Regular” agora está em “Ótimo”. O aplicativo também mostra o ganho em horas em minutos com essa otimização.

power pro
Otimização da bateria / © ANDROIDPIT

Na seção “Economia”, temos alguns modos de uso que podem ser ativados. Há o modo “Balanceado” e o “Ultra”. Por padrão, o modo Balanceado desliga o Wi-Fi, Bluetooth, a sincronização em segundo plano e a reação ao toque, mantendo ligado apenas a conexão de dados, a vibração e deixando o brilho em automático. Claro, você pode escolher qual destes itens serão ativados ou desativados. No meu caso, por exemplo, eu prefiro deixar a conexão 4G desligada e ativar o Wi-Fi.

Já no modo Ultra temos uma economia severa de bateria! Ele deixa o brilho da tela em apenas 25%, o tempo para bloqueio do display diminui para 15 segundos, a vibração é ativada apenas quando ele está no silencioso e simplesmente todas as conexões são desligadas. Sim, Wi-Fi, 4G, Bluetooth, sincronização, etc. Na prática, você volta aos anos 90 e só vai poder fazer e receber chamadas, além das SMS. Por falar nisso, vou até sugerir à equipe de desenvolvedores que mude o nome desta função para “Modo Anos 90”. De qualquer forma, o usuário pode configurar os dois modos da forma que desejar.

power pro 2
Modos de utilização do PowerPRO / © ANDROIDPIT

Outra possibilidade oferecida na seção “Economia”(imagem acima) é a ativação automática de um dos modos sempre que alguma condição acontece. Por exemplo, o modo Ultra poderá ser ativado quando a bateria chegar em 10%. Caso queira, pode ativá-lo toda noite, quando for dormir. Desta maneira, você economiza bateria e não é acordado por notificações inúteis. Eu prefiro deixar o celular carregando a noite toda, mas há quem diga que isso prejudica a bateria.

Já na seção “Uso” temos um relatório bem completo sobre quais aplicativos e serviços mais consomem a bateria de nosso celular. Assim, ao identificarmos um processo desnecessário e que é bem guloso, basta tocar no “X” para fechá-lo, forçando a sua parada facilmente.

power pro 3
Fechando aplicações e serviços que consomem muita bateria / © ANDROIDPIT

Por fim, tocando em “Recarga”, vemos algumas informações referentes ao processo de recarga da bateria. O PowerPro usa um sistema de três etapas para recarregamento que, segundo ele, não prejudica o componente.

Primeiro ele recarrega a bateria de forma rápida, com uma corrente constante até os 80%. Depois disso ele inicia o modo Lento, que reduz a corrente elétrica até que o componente atinja os 100%. Se o smartphone continuar ligado à tomada, o PowerPRO ativa o modo Conta-gotas, que mantém a corrente fluindo na bateria mas de forma bem lenta e gradual.

Nas configurações do aplicativo ainda temos a opção de mostrar uma janela flutuante na proteção de tela, uma notificação sonora quando a carga chega aos 100% e um widget que fica na barra de notificação que mostra algumas informações. Eu optei por desativar essas funções em prol da organização visual do meu celular.

power pro 4
Formas de carregamento do aplicativo PowerPRO / © ANDROIDPIT

No geral, gostei bastante do PowerPRO. É um aplicativo gratuito, que não atrapalha a sua experiência de uso do Android, não deixa o sistema lento ou com superaquecimento, ao mesmo tempo em que ajuda na economia da bateria. Em média, é possível ganhar cerca de 1 hora extra de autonomia. Ele não promete mundos e fundos e, por isso mesmo, é uma excelente opção a se ter no Android.

PowerPRO - Economia de Bateria Install on Google Play

E você? Já usou o PowerPRO? Tem alguma outra recomendação de aplicativos semelhantes e tão bons quanto? Vamos conversar nos comentários.

Os comentários favoritos dos leitores

68 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
71 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi