O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 67 Compartilhado 59 Comentários

Alerta bloatware: Operadoras podem instalar aplicativos no seu Android sem a sua permissão

Se você acordar de manhã e vir um novo aplicativo na sua gaveta de apps sem que você tenha instalado o mesmo, isso não é um sonho, mas um pesadelo onde o vilão é a sua operadora de telefonia móvel. De acordo com a Forbes, a partir de agora as Teles têm o direito de instalar bloatwares no seu smartphone, sem a sua permissão, mesmo depois da compra do aparelho.

lg g2 homescreen google apps de teaser
Operadoras podem instalar aplicativos no seu Android mesmo depois da compra. / © ANDROIDPIT

Como se já não bastasse ter que utilizar aplicativos pré-instalados pela sua operadora no seu novo dispositivo, softwares que você não usa na grande maioria das vezes, agora é possível que as operadoras façam a pós-instalação destes apps, você querendo ou não. Esta atitude é aparentemente legal e acontece apenas para aqueles usuários com o OS Android vinculado a uma operadora.

A desculpa parece ser o envio rápido dos dispositivos ao mercado, pois quebraria o processo de espera pela autorização de uso dos mesmos. A nova proposta ainda não chegou ao Brasil, mas empresas como a Verizon e a T-Mobile, nos EUA, já contam com suporte da empresa responsável pela entrega OTA destes bloatwares pós-instalados. E isso, claro, abre precedentes para que outras companhias comecem a usar o "novo recurso".

Por que bloatware pós-instalado é um problema?

Em primeiro lugar, bloatwares ocupam a memória do seu smartphone e não podem ser removidos, a não ser se você recorrer ao root do aparelho. E a pior notícia é que na maioria das vezes os usuários não utilizam este serviço. Porém, o grande problema é que com a possibilidade de instalar um aplicativos mesmo após a venda do aparelho, as operadoras e as fabricantes podem enviar softwares e outros conteúdos para o seu Android com o objetivo de aumentar a receita de acordos comerciais e parcerias publicitárias.

Sinceramente, não acredito que obrigando o uso de aplicativos pelos usuários faça alguma diferença em termos de uso dos mesmos, ou aumente de alguma forma o interesse de outras pessoas por eles. De um lado, você tem um aumento no número de instalações, mas de outro uma péssima experiência, o que pode vir a prejudicar o conceito do software que ajudar a alavancar os downloads dele. Aliás, bloatwares não são sinônimo de usuário contente com o serviço da operadora ou da fabricante, por isso, espero que esta novidade não vire uma tendência global.

E aí, como você encararia se a sua operadora começasse a enviar aplicativos sem a sua permissão ou interesse para a sua gaveta de apps? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: Forbes

Os comentários favoritos dos leitores

  •   35
    Marcelo_Silva 1/dez/2014

    Nao importa o motivo do post a pergunta é sempre a mesma, que chato isso ta ficando.

  • Luiz Henrique 1/dez/2014

    Provavelmente não, mas é só perguntar no chat da Motorola. Realmente é muito chato esse tipo de comentário em post que não tem nada a ver.

  • Vinicius Trindade 1/dez/2014

    Nego ta ficando sem noção nivel extremo. Se falarmos aqui das crianças com fome na Africa, alguma alma vai perguntar sobre o 5.0 no Moto G... Ta chato demais já...

  •   60
    jefferson hoffmeister 1/dez/2014

    Por isso que nunca dispensou o root nos meus aparelhos, se essa atitude virar regra, só vai incentivar ainda mais a comunidade desenvolvedora de custom ROMs,pois duvido que alguém fique com a ROM stock das operadoras.

  • Jodi Amaral 1/dez/2014

    se ninguém gosta dos app's quando compra, pensa depois que vão instalando assim. eu odiaria isso... tanto uma falta de respeito e de privacidade

59 Comentários

Escreva um comentário:
  • Ao meu ver isso é invasão de privacidade, quando vc compra um Smartphone está adquirindo um bem, não cabendo à operadora interferir no aparelho, se fosse oferecido o aparelho em comodato ou locação ai sim Elas poderiam fazer o que quisessem e instalar o que quisessem, uma coisa falo, se isso ocorrer é processo ganho em 1ª instância.

    • a prova contraria do que postula a favor estou vivendo. E para o nosso governo vai me custar uns trocados a mais que paguei por este sansung j5. Tenho ele na mão e não faço o que quero por causa deste deste aplicativo.

  • É brincadeira! Você acaba prestigiando uma operadora por algum benefício e pronto! Duvido que alguém fique contente de estarem instalando "coisas" em seu aparelho sem a sua permissão. Isso é o cúmulo do ridículo! Não quero ninguém mexendo no que é meu.

  • caso aconteça isso, podemos desativar o APP. Isso não apagará ele do sistema, mas pelo menos não somos mais obrigado a olhar pra cara deles

  • ja nao basta a operadora cortar a conexao quando a franquia passa do limite e ainda tem isso –_–

  • ainda bem que meu cell nao é vinculado 💕

  • os dual desbloqueado vão receber isso? eles são independente de qualquer operadora, não vejo nenhuma necessidade de instalá isso! Por vey ta chato todo port todo mundo pergunta quando vão atualizá o moto g ou e... esperem que o mundo não vai acabar por causa de uma atualização... eu tô só de boa com meu moto E e pretendo continuar assim... se atualizarem beleza senão vida que segue com o 4.4.4

  • Esses blotwares sao um inferno! Isso é um absurdo! Era só oq faltava...oq sugiro é um manifesto virtual pra mostrar que nós consumidores nao aguentamos mais blotwares!

  • Long life to retail roms!

  • Sei que os joguinhos não são das operadoras , mas é o mesma coisa .

  • Falta de respeito com os consumidores , já pagamos tão caro e ainda somos obrigado a isso.

  • A Samsung fez isso no meu S5, eu tinha apagado os joguinhos que vieram nele , e depois que eu instalei uma atualização de instabilidade todos voltaram.

  • INSTALOU LIXO NO MEU APARELHO EU EXCLUO NA HORA!!
    SEMPRE ANDO COM MEU APARELHO ROOTEADO
    SEMPRE DETESTEI ESSES APPS QUE VEM JUNTO COM O APARELHO, SE INSTALAREM SEM MINHA AUTORIZAÇÃO EU JOGO TUDO FORA!!

  • da pra acontecer isso mesmo com o lollipop?

  • Por isso que não costumo comprar aparelhos das operadoras. A partir do s3 do comprei os que não fossem mexidos por elas.

  • Vai instalar o Baidu e companhia limitada na maioria dos Android do país.

  • root + titanium backup. só remover essas pragas, com cuidado para não tirar nada q seja necessário para o funcionamento do sistema.

  • Tem gente que fala em processar, se a Verizon e a T-Mobile ja tem até suporte para instalar tais apps vcs acham que alguém vai processar essas empresas ??...elas "estudaram" antes pra evitar isso. Aqui vai ser a mesma coisa, vão criar leis pra proteger as operadoras contra processos. Tem que se conformar ou fazer root

  •   20

    Eu sempre compro na internet e nunca das operadoras, não compensa. Bloatware nunca mais, já bastava meu primeiro Android.

Mostrar todos os comentários
67 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi