O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
97 Compartilhados 57 Comentários

Quatro aplicativos do Facebook que quase ninguém lembra que existem

Faz algum tempo que o Facebook resolveu separar algumas funções da sua rede social. A decisão mais polêmica nesse sentido está relacionada com o Messenger, que foi desmembrado do aplicativo principal, restando poucas alternativas aos usuários. O problema disso tudo, além de precisarmos de mais armazenamento para tais instalações, é que muitos desses apps só geram buzz nos primeiros 5 minutos de lançamento, caindo no esquecimento dos usuários na sequência. Abaixo, você vai relembrar quatro aplicativos lançados pelo Facebook e que caíram no esquecimento de grande parte dos usuários.

Facebook Lite - mais pessoas precisam usá-lo

Sei que muitos leitores do AndroidPIT utilizam o Facebook Lite, mas, olhando para a quantidade de pessoas que conhecemos e que acessam a rede social diariamente, percebemos que muitos nem sabem que essa alternativa existe. O Lite foi desenvolvido para economizar internet e não implicar na performance de aparelhos mais básicos, que são os principais problemas encontrados na versão convencional do app.

A questão aí é que o Lite pode ser uma ótima alternativa para usuários que utilizam dispositivos mais avançados, visto que até mesmo nesses aparelhos o app principal do Facebook pode ser um problema. Além disso, é possível utilizar o Messenger dentro do Lite sem a necessidade de baixar o aplicativo dedicado para conversas. Uma mão na roda!

facebook lite apps ninguem usa
O Facebook Lite é puro amor / © AndroidPIT
Facebook Lite Install on Google Play

Moments - a versão social do Google Fotos

Acredito que o Facebook queria oferecer uma alternativa mais social ao Google Fotos quando desenvolveu o Moments. A ideia aqui é fazer com que o usuário envie uma remessa maior de fotos e compartilhe álbuns com outros contatos da rede social. O diferencial do app, segundo o Facebook, é que o mesmo mantém a resolução original da imagem após o compartilhamento.

Nem preciso me estender muito para dizer que essa ideia do Moments simplesmente não pegou entre os usuários. Após a reformulação que o Messenger passou no início do ano, os usuários também passaram a contar com o compartilhamento na resolução original dentro do mensageiro para uma ou mais imagens. Desde seu lançamento, o Moments teve poucas atualizações que trouxeram novos recursos ou melhorias significativas.

moments facebook apps
O Moments faz aquilo que o Google Fotos faz com os pés nas costas / © AndroidPIT
Moments Install on Google Play

Hello - está mais para "bye"

Que tal ter um discador do Facebook no seu Android para fazer ligações para outros contatos da rede social? Pois bem, o Hello teve bastante repercussão quando lançado, principalmente nos Estados Unidos, mas caiu no esquecimento de grande parte dos usuários. A prova cabal disso está no próprio ciclo de desenvolvimento do app, ainda na versão 4.0 (2.0 dependendo da versão do Android), que foi atualizado pela última vez em agosto de 2015.

Além disso, muitos usuários reclamam que a sincronização do Hello com contatos do Facebook não funciona muito bem, tornando sua usabilidade inviável. É possível fazer ligações utilizando o Messenger sem a necessidade da instalação adicional do Hello, então...

hello facebook update ninguem
O Hello está mais para "Bye" / © AndroidPIT
Hello — identificação/bloqueio Install on Google Play

Flash - a cópia emergente do Snapchat

Este aplicativo é recente, desenvolvido especialmente para países emergentes, e conta com uma proposta que está ultrapassada dentro da própria gama de apps do Facebook. Isso porque o Flash é uma cópia do Snapchat que, por sua vez, já foi bem copiado dentro Instagram, que vem recebendo inúmeros recursos portados da rede social concorrente. O diferencial do Flash em comparação com o Instagram são as máscaras de realidade aumentada.

Sinceramente, nem mesmo no dia de seu lançamento os usuários deram muita atenção para o Flash, tendo como base os artigos que li em vários sites que falaram sobre este app. Os comentários eram, na maioria, críticas ao Facebook por tentar criar um monopólio das redes sociais. 

flash ninguem usa
O Flash é uma cópia emergente do Snapchat / © AndroidPIT
Flash Install on Google Play

E você, utiliza algum desses apps? Qual aplicativo do Facebook você acha que foi um fracasso?

Os comentários favoritos dos leitores

57 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi