O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
116 Compartilhado 58 Comentários

Estes apps poderiam vir instalados de fábrica em todos os smartphones

Recentemente, falamos no site sobre os apps pré-instalados em algumas versões do Android. Muitos usuários se queixaram sobre os serviços das operadoras e os acordos comerciais entre desenvolvedores e empresas, como hub de jogos, presentes em abundância em alguns modelos. Neste artigo, resolvi separar três aplicativos que eu julgo como úteis e que poderiam estar presentes no sistema por padrão. Veja se você concorda comigo.

1. Gravador de voz

Muitas versões do Android não possuem um simples gravador de voz embutido. Claro, algumas interfaces proprietárias oferecem esta função pré-instalada, mas, no Android puro, na Xperia UI e na versão que a Motorola utiliza, este recurso não está presente, por exemplo.

Por mais que existam ligações VoIP e as gravações de áudios que são oferecidas pelos mensageiros instantâneos, o gravador de áudio pode ser um recurso essencial para muitos usuários. Até porque nem sempre quero enviar o que eu gravei para um contato. Para fins de trabalho, por exemplo, essa função é essencial para gravações de entrevistas e bate-papos que faço com assessorias e executivos.

androidpit smart voice recorder 2
O gravador de voz é um ótimo recurso que deveria vir nativo / © ANDROIDPIT

Abaixo, deixo o aplicativo que utilizo no meu smartphone:

Audio Recorder Install on Google Play

2. Conversor de unidades

Sempre existiu uma polêmica em torno do aplicativo "Bolsa", presente de forma nativa e irremovível no iOS, da Apple. Muitos usuários alegam que este utilitário é muito usual, enquanto outros acreditam que o mesmo deveria ser opcional. Pois bem, ainda nessa linha de utilidades pessoais, eu sugiro para o Android um conversor de unidades.

Para quem ainda não conhece esse tipo de app, saiba que com ele é possível converter metros em quilómetros, moedas, temperaturas e medidas de alimentos - estes são só alguns exemplos. Pessoalmente, utilizo mensalmente a conversão de moedas, assim como a de alimentos, quando preciso saber quanto é 3/4 de farinha ou leite.

AndroidPIT News apps ESP 8808
Podia, mas o Android não possui um conversor de unidades / © ANDROIDPIT

Vou deixar aqui abaixo o app que eu uso para que vocês possam experimentar, caso ainda não conheçam. 

conversor de unidades Install on Google Play

3. Google Keep

É um pouco estranho que o Android não possua um app básico de notas nativo. Se fosse o caso de ter um aplicativo desse tipo de fábrica, eu escolheria o Google Keep, um dos apps que mais gosto. O sistema Android está presente em diversos smartphones, inclusive aqueles que fazem uso de canetas Stylus. Portanto, seria interessante que uma programa do Google viesse pré-instalado no sistema. 

Claro, em algumas interfaces o Google Keep está pré-instalado. No entanto, a maioria das fabricantes optam em incluir versões diferenciadas de aplicativos de notas.

AndroidPIT best android widgets 4
O Google Keep é outra indicação minha de app nativo / © ANDROIDPIT

Gostaria de deixar claro que essas são algumas sugestões que tirei como base do meu uso cotidiano. Assim como a maioria de vocês, não sou a favor de aplicativos irremovíveis. Logo, minha sugestão é que todas essas minhas indicações fossem opcionais, mas com a diferença de vir pré-instalado no sistema e sem a necessidade de um download à parte.

E quais aplicativos você gostaria de ver por padrão no Android?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Jonny E. há 8 meses

    Há problemas nessa lógica, porque muitas pessoas que usam o Android nem sabem usar e usufruir da Play Store (meus pais não sabem nem como acessar ela, por exemplo).
    Para essas pessoas, um smartphone apenas com a Play Store seria um peso em vão, pois elas não saberiam baixar os apps que precisam usar para tarefas comuns.

58 Comentários

Escreva um comentário:
  • Dos três, uso dois

  • Pra mim MX Player, ES File Explorer (ou File Commander, que já vem nos da Sony), Google Translate (Tradutor), Authenticator, Pushbullet, Pocket, Waze e (opcionalmente) Teclado SwiftKey.
    Isso pra mim tá de bom tamanho. (Meu sonho!)
    Apesar que eu posso customizar e publicar uma ROM stock assim... Mas enfim, não vou perder muito meu tempo com isso quando eu tenho Helium (Carbon) e Titanium Backup.

  • Boa materia, mais um dos motivos pela qual uso e usarei root por um longo tempo. Me permite substituir um app de fabrica por um que gosto no lugar isso e otimo! )

  • Converter METROS em QUILÔMETROS? Como assim? Não seria MILHAS em QUILÔMETROS?

    • Não amigo, por mais trivial que possa parecer ele escreveu corretamente, qualquer medida de distância pode ser convertida em outra, simples assim, mas Mph para km é o mais usual mesmo e logo seria mais útil.

  • Acho que não deveria haver quase apps padrão no Android. O utilizador tem e deve ter a liberdade de escolha e por isso é que existe a Google Play para facilitar a instalação de apps no sistema.

  • Na minha opinião, as fabricantes deveriam dar opções aos usuários nas configurações iniciais dos dispositivos, por exemplo: "DESEJA OBTER APLICATIVOS PRÉ INSTALADOS?"
    Se o usuário optar por SIM, ele iria baixar de acordo com a fabricante e seus aplicativos padrões, se o usuário optar por NÃO, os aplicativos não virão...

    Uma outra maneira interessante seria uma múltipla escolha, dando acesso ao usuário selecionar de acordo com uma lista os aplicativos que lhe convir a serem instalados... se quiser que instale ele seleciona, se não, ele não seleciona nada e prossegue com a sua configuração!

  • O gravador de voz deveria ser algo obrigatório no aparelho, sei que na Play Store deve possuir alguns aplicativos para tal finalidade, porém, muitas pessoas nem usam se quer a Play Store, acho que um aplicativo padrão deveria vim em todos os aparelhos fabricados!

  • acho q deveria vir somente a loja de app agenda, teclado e telefone o restante as pessoas q decidiriam o q baixar

  • Apps do padrão do Google e até alguns da fabricante do celular não veria problema, desde que tivessem opção de desinstalar. Mas coisas básicas em qualquer telefone, como bloco de notas, gravador de som e um gerenciador de arquivos decente, tinham que ser padrão do SO.

  • Alguém pode me ajudar? Estou iniciando no mundo Android agora, antes tinha um WP, na verdade ainda tenho. Tenho um Zenfone 2 e instalei a última versão do Android, com isso perdi alguns apps nativos, eu gostaria apenas de adicionar o aplicativo de rádio pois esse aparelho possue o módulo de FM, mas não acho nada na Google Play, Podem ajudar?

  • Apesar de substituir diversos app de fabrica, acredito que o ideal é a rom vir 'vazia' - inclusive com menos apps da própria Google.
    A liberdade de escolha deve vir ANTES da provável ''qualidade'' do que é imposto no seu aparelho.

  • Uso pelo menos dois dos 3 que foram sitados na matéria, Keep é muito bom para fazer sua anotações, fora que ele tem várias funções e o gravador de voz eu uso para gravar minha aulas na pós, muito bom.

  • Quando se trata de aplicativos que fábrica, caímos na bendita questão da liberdade de escolha. O Android é livre e deveria ser livre também a escolha do usuário por app. Esse apps são sem dúvida indispensáveis (pelo menos no meu caso), mas falar que deveria vir de fábrica é demais.

  • o KEEP SAFE tinha quem vir de fabrica kkkk

  • Não sei se vir instalado é a melhor opção, talvez pré-instalado. De forma que clicando instalaria automático, ou se o usuário não quisesse era só deletar o "atalho".
    Alguns APP's que não vivo sem:
    Es file explore
    KEEP
    Gravador de voz

    Sinto falta de um app para gravar ligações que funcione 100%

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi