O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1.169 Compartilhados 66 Comentários

Estes são os aplicativos que mais consomem a bateria e o plano de dados do seu celular!

Muitos culpam apenas a tela ou o Wi-Fi sempre ligado, mas também existem aplicativos (muitos deles extremamente populares) que são verdadeiros vilões para a sua bateria, além de sobrecarregar o sistema e consumir o plano de dados. Este artigo mostra quais são eles.

Existem aplicativos que muitos consideram insubstituíveis, mas na verdade poucos o são realmente. Isso é muito bom, pois alguns desenvolvedores não têm pudores em usar e abusar dos recursos dos smartphones. Muitos usuários não conhecem o verdadeiro consumo dos serviços, e este artigo tem o objetivo de informar para que se faça um uso consciente de apps “pesados” ou então sejam encontradas alternativas na Google Play Store. A cada trimestre, a empresa de software AVG (Anti-Virus Guard) prepara um relatório com base em dados recolhidos de milhões de usuários de todo o mundo e publica a sua lista de vilões do consumo.

O relatório faz a distinção entre aplicativos que rodam em segundo plano automaticamente e se iniciam por conta própria depois do boot do sistema e os apps que devem ser ativados pelo usuário. Três categorias são particularmente interessantes no estudo: o consumo de dados, o consumo de bateria e a performance do sistema. O relatório da AVG só analisou aplicativos que possuem mais de um milhão de downloads na Google Play Store.

10 aplicativos que sobrecarregam o sistema do Android

Vamos mostrar primeiro os apps que sobrecarregam o sistema como um todo e dessa forma tornam o smartphone mais lento:

Top 10 apps que sobrecarregam o sistema (automático) Top 10 apps que sobrecarregam o sistema (manual)
Facebook Spotify Music
BBM Amazon Kindle
8 Ball Pool LINE Messenger
Instagram Samsung WatchON
Facebook Messenger Snapchat
WeChat Netflix
Facebook Pages Manager SoundCloud
ooVoo Video Call Text & Voice Clean Master
KakaoTalk: Free Calls & Text Tumblr
Vine PicsArt Photo Studio

Não é nenhuma surpresa que o Facebook apareça aqui três vezes com os seus serviços. A solução aqui continua sendo acessar a rede social pelo browser em vez do app ou então dar uma chance para o Facebook Lite.

Outro serviço que chama a atenção é o Clean Master, um aplicativo muito difundido que promete tornar o sistema do seu smartphone mais veloz. O app em si faz bem seu trabalho limpando serviços inúteis do seu dispositivo, mas pode fazê-lo por um preço alto para o funcionamento do sistema (quando ativado manualmente).

androipit smartphone battery attack 9
Os 10 apps que maltratam a sua bateria. / © ANDROIDPIT

10 aplicativos que devoram a sua bateria

Um aplicativo pode não interferir no desempenho do sistema, mas isso não quer dizer que ele consuma pouca bateria. Veja abaixo a lista dos dez aplicativos que mais consomem a bateria do Android:

Top 10 apps que mais consomem bateria (automático) Top 10 apps que mais consomem bateria (manual)
Beaming Service for Samsung Samsung WatchON
Security Policy Updates (Samsung) OLX Free Classifieds
Facebook Telstra
Weather & Clock Widget Snapchat
Lookout Security & Antivirus Walmart
WhatsApp LINE Messenger
AppLock Amazon Kindle
Kakao Talk: Free Calls & Text BBC News
WeChat Spotify
Truecaller - Caller ID & Block Retrica

Nada menos do que três serviços da Samsung entraram na lista de vilões da bateria, e o Facebook destaca-se negativamente mais uma vez. Também chamam a atenção aqui o WhatsApp e outros apps mensageiros (LINE, Snapchat, WeChat). Muito cuidado também com o serviço de previsão do tempo Weather & Clock Widget, que consome muita bateria sem ao menos ser ativado.

androipit smartphone battery attack 9
Volume de dados é algo que quase todos devem economizar. / © ANDROIDPIT

10 aplicativos que mais consomem o plano de dados

O volume de dados também representa muitas vezes uma dor de cabeça para os usuários. Aqui deve-se prestar uma atenção redobrada, pois muitos pensam que apenas o uso ativo de determinado app irá consumir dados, um engano que pode pesar no bolso.

Top 10 apps que mais consomem dados (automático) Top 10 apps que mais consomem dados (manual)
Facebook Tumblr
Yahoo! JAPAN Snapchat
Instagram BBC News
Yahoo Weather Netflix
The Weather Channel Spotify Music
Mobile Security & Antivirus Spotify Ltd.
Weather & Clock Widget Samsung WatchON
Groupon Clean Master
WeatherBug Photo Editor by Aviary
Beaming Service for Samsung Tinder

O Facebook mais uma vez encontra seu lugar na lista, consumindo silenciosamente dados em segundo plano. Além dele, destacam-se apps e widgets de clima e previsão do tempo.

Você usava um dos apps das listas sem saber quanto ele consumia? Conhece alternativas que poupam seu sistema, bateria e volume de dados?

Os comentários favoritos dos leitores

66 Comentários

Escreva um comentário:
  • Boa tarde! Indico os apps, hibernation manager e o smart booster; " preferência, versão pro" para quem não quer que aplicativos ficam rodando em segundo plano e, que android tenha uma boa performance. Obs: Claro, que muitos já sabem disso; mas, para a instalação desses apps, é necessário que o seu android tenha root

  • Já passou da hora de mudar o modo como os apps se comportam no dispositivo nativamente....
    Essa coisa de apps ficarem rodando em segundo plano sem necessidade e iniciarem junto com o sistema é inaceitável.... Felizmente com o acesso root consigo ter mais controle nos apps...

  • É por essas e outras razões que sempre recomendo: root+greenify+droid wall. O greenify hiberna os apps, o facebook por ex eu hiberno, quando quero ver notificaçoes e novidades, abro ele e depois quando canso, fecho e boto de volta na "geladeira". Mas o whats por ex nao tem jeito, tenho que deixar rolando em segundo plano, pois se hibernar nao recebo msgs em tempo real. E assim vc vai analisando app por app, e só com root pra hibernar de verdade, e versao paga pra hibernar apps de sistema.
    Droid wall é um app de firewall no qual eu crio uma black list ou uma white list, onde determino, app por app, qual conexão os apps podem usar. Tem app que consome dados, mas nao preciso deles no 3g, então permito apenas que se conecte no wifi para se atualizarem por ex.

  • Eu tenho um Xperia SP, com a Rom Stock (Android 4.3) ele usava sempre 90% da memória RAM executando aplicativos do sistema e outros em segundo plano. Todos esses problemas citados acima aconteciam. Consumo da Bateria e dos Dados e sistema lento.
    Instalei a Rom CM12.1 com Android 5.1.1 e a mudança foi drástica!
    - Tenho maior controle dos dados consumidos;
    - Agora o sistema usa em torno de 60% da memória RAM e ainda ocupa em menos espaço (ROM) com arquivos do sistema Ficava disponível apenas 3,2Gb livres, hoje tenho 4,5Gb livres;
    - Minha bateria durava 01 dia. Agora, como ele utiliza menos, demora quase 02 dias. (Isso em uso regular do dia-a-dia, sem Jogos e ficar ouvindo músicas).
    ***Possibilidade de transferir os apps para o cartão SD.***

    Na minha opinião é que as fabricantes deveriam enxergar mais a esses desenvolvedores, como a Cyanogem, e aplicar em seus Smartphones!

    • As fabricantes enxergam a CyanogenMod como uma Vilã pelo fato da mesma fazer os smartphones das fabricantes ficarem mais leves, fluidos e atualizado. As empresas não querem que seu smartphone ganhe uma segunda vida. Elas querem que você se desfaça dele e compre o modelo novo que a fabricante lançou. Mas sem duvida nenhuma as ROM CyanogenMod são muito melhores, sem comparação. Tem celular single-core com menos de 400mbs de ram, que foi abandonado no android 2.3 que hoje roda o android lollipop da CyanogenMod perfeitamente e com quase o dobro do desempenho que tinha no android 2.3. Ou seja é muito mais otimizado.

  • Os apps do Facebook e o CleanMaster eu já sabia, falta na lista o jogo Meu Malvado Favorito, que sobrecarrega e consome muita bateria do sistema. Um achado que não fazia ideia era o AppLock e o WhatsApp. É porque eles rodam em 2o plano.

  • Se não for iPhone não é iPhone!

  • Uso o Redmi 2 e uma coisa que me chamou muita atenção no sistema MIUI é que esses problemas não acontecem pelo fato de você poder determinar quais aplicativos podem abrir automaticamente e quais podem ou não usar os pacotes de dados....

    Tomare que a galera do Android um dia pense em avaliar essas opções e coloca-las em seu sistema padrão.

  • Root e Grennify

  • O Twitter não apareceu em nenhum destes índices, difícil uma semana que não recebo atualização do app do Twitter, isso é um sinal de que o Facebook pode (e deve muuuuuitooooo) melhorar!

  • Troquei recentemente o Google Play Música pelo spotify e notei que a bateria não tem mais a mesma autonomia de quando utilizava os servidores da Google para escutar minhas músicas...

  • Greenify neles 👊👊👊

  • Dessas listas aí só uso o Netflix. Odeio o Face

  • Isso vale mais para smarts medianos pois ter um high e ficar se limitando é osso, eu não sinto diferença em bateria sendo usada a todo instante com esses apps.

  • 20

    Conta desativada

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi