O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
23 Compartilhado 46 Comentários

Confirmado: Aplicativos da Samsung não são populares!

De acordo com um relatório da Localytics, o Galaxy S5 já totaliza 0,7% de todos os aparelhos Android ativos no momento, vale lembrar que o dispositivo chegou dia 11 de abril ao mercado mundial. Porém, por mais que os dispositivos da Samsung sejam os mais populares, os aplicativos desenvolvidos pela fabricante sul-coreana não são. Uma recente pesquisa mostrou que os usuários não ligam para os apps nativos da Samsung.

br teaser
O que há de errado com os apps nativos da Samsung? / © AndroidPIT

Assim como a maioria dos usuários de smartphones, os donos de um Samsung preferem usar o Facebook, o Whatsapp ou o YouTube ao acervo nativo de softwares da fabricante. Isso é tão verdade que, segundo a empresa de pesquisa de mercado Strategy Analytics, eles passaram uma média de sete minutos por mês utilizando aplicativos da Samsung, mas 11 horas deste mesmo período no Facebook.

BN CL894 samapp ER 20140422031118
A mensagem é clara aqui: A Samsung precisa melhorar o próprio portfólio de apps! / © Wall Street Journal

A questão aqui é que a fabricante é a primeira que vem à mente quando pensamos em bloatware, aqueles aplicativos que vêm pré-instalados e só podem ser desativados, mas não desinstalados sem acesso administrativo do celular. E, para se ter uma ideia, um aplicativo como o ChatON, o app de messagens instantâneas da Sammy, é usado em média por apenas 6 segundos no mês.

Claramente a empresa possui um desafio no quesito software de qualidade, especialmente quando comparado com empresas como Google, Facebook e Twitter. O vice-presidente da Strategy Analytics, Barry Gilbert, foi bem direto ao afirmar que a empresa precisa desenvolver aplicativos melhores:

Obviamente, a posição dominante da Samsung no mercado é um ideal para o investimento em serviços de conteúdo próprios com base na marca, mas a Samsung deve desenvolver um conjunto diferenciado de aplicativos que irá ressoar com a sua base chave de usuários.

Sinceramente, acho uma pena ver a quantidade de softwares da Samsung apenas ocupando a memória interna dos dispositivos da marca, sem uso, fadados ao esquecimento na gaveta de apps. E, aqui temos o exemplo da Samsung, mas tenho certeza que o chapéu também serve para outras grandes fabricantes do mercado mobile mundial.

E aí, qual é a sua média de uso dos aplicativos nativos da sua fabricante? Confesso que depois que passei a usar o Moto G sinto muita falta do Walkman, da Sony.

46 Comentários

Escreva um comentário:
  • Sempre fui usuário do iOS, mais por descuido eu acabei deixando meu iPhone cair na água. Pesquisei muito pra experimentar um android, e acho que optei pela melhor opção do mercado (para minha utilização), o Nexus 5. Aparelho extremamente rápido, super slim, não trava, não vem cheio de aplicativos inúteis, atualização do S.O. garantida e por um preço super competitivo. Realmente ele é feito para o que interessa, super recomendado. Corram desses SAMGSUGAS!

  • novidade kkk

  • Por isso eu gosto da Motorola, dentre outras coisas tb, o moto X por exemplo vem só com 2 ou 3 app de fábrica. motorola vc entende os consumidores

  • a cce tem um ftp:embarcado e muito util na trasferência de arquivos

  • Lukas,

    É o S4 I9505 4G. Acontece que faço parte dos medrosos que não curtem mexer na ROM e aturam o Touchwiz. Não uso nenhum app da Vivo, são inúteis. E a garantia já foi, faz um mês.

  • No Z1 uso o walkman (creio que a grande maioria dos donos de xperias tem ele como player de música padrão), o sony select (pois tem alguma exclusividades), myxperia (que essencial nos dias de hoje), vídeos e galeria...

    Acho que o mole da samsung é focar muito em apps com poucos adicionais, do que vi de longe que o touchwiz é o launcher com mais aplicativos próprios embarcados, eles poderiam limar muitos aí, memória RAM e espaço agradeceriam muito.

  • Os Apps da Sony são ótimos, Uso todos.

  • até que enfim achei um que não tem vergonha de dizer que faz traquinagem

  • O único Android que vem melhor que o puro é o contido no Moto X.

  • Não precisa melhorar o portifolio, bastar abandonar essas merdas e deixar que os clientes baixem o que realmente desejam, sem precisar fazer modificações como o root para apagar as merdas que as fabricantes mandam.

  • Apps Samsung = apenas serve para deixar o celular lento.

    De todos os Apps que veio no meu S4, usei 4 ou 5 vezes, e foi o do controle de TV para testar... re restante nao usei mais nada...

  • Eu uso bastante o programa de e-mail da Sammy.
    O Snote eu estou usando cada vez menos. No note3 ele tem um bug que quando você tenta apagar uma linha ela não se apaga e fica toda embaralhada. O chat on, meu amigo foi usar e na hora de ativar deu erro e ele ficou uma semana recebendo mensagens da vivo que a linha tim dele estava sem crédito para enviar mensagens.

    No resto veio aquele monte de lixo da Gameloft... Pior que eles só as coisas do baidu...

  • Qual fabricante não faz isso?
    Se quer um aparelho "limpo" compre um nexus, moto x ou g, ou um google edition, o resto é "farinha do mesmo saco"...

  • Rodrigo, nao sei se vc gosta desses apps que a operadora vivo coloca nos Smartphones mas existe a versão ZTO(Stock sem nenhuma operadora por a mão), o procedimento é facil mas requer muita atenção, se vc tem medo de perder a garantia pode relaxar o procedimento não anula a garantia. mas antes, qual é o modelo de seu Galaxy S4?

  • Primeira coisa que eu faço depois de restaurar o Amdroid no Galaxy é desativar tudo da Samsung desde jogos até App Inúteis como Hub Chat On etc.
    Devia se chamar Samsung Trash Apps.

  • alguém sabe me dizer quando vai sair a atualização do S4 pra aparelhos vinculados a operadoras via OTA? O meu da Vivo ainda se arrasta no JB...

  • u
    Uso muito o WatchOn e o S Memo !

  • Concordo com a pesquisa. Desde que comprei meu primeiro smartphone eu modifico o acesso para superuser, em seguida faço a desinstalação da maioria dos aplicativos nativos, inclusive da Google e Samsung... Mas adquiri um da Samsung, que não veio nativo no meu aparelho e acho um barato: O app da Samsung, chamado "Chamada Certa", faltando apenas reconhecer números fixos pra ser bom de verdade.

  • Nem precisa de pesquisa para saber disso, kkk

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi