O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Opinião 137 Compartilhados 47 Comentários

Você deve se preocupar com a sua privacidade ao usar o Google Allo

Mais do que um aplicativo de mensagens para concorrer com o WhatsApp e o Facebook Messenger, o Google Allo quer oferecer aos usuários do Android e do iOS uma nova forma de organização. O serviço funciona em conjunto com o Google Assistant, o chatbot do Google para o Allo (e um upgrade para o Google Now, que será extinto) e, para que este funcione, todas as minhas conversas com o "Google", seja de forma individual ou em grupo, estão sendo armazenadas nos servidores da empresa.

Com o Allo, o Google irá armazenar todas as suas mensagens por padrão, com exceção daquelas usadas no modo anônimo. Durante o Google IO 2016, os desenvolvedores do app anunciaram essa modalidade, no qual o sigilo é mantido com criptografia e os chats possuem uma data de expiração e as notificações são particulares. Contudo, se você usar a versão padrão do Allo, suas informações serão usadas para treinar o bot da empresa e, para tanto, elas serão armazenadas nos servidores da gigante das buscas.

Google irá armazenar todas as suas mensagens por padrão, com exceção daquelas usadas no modo anônimo
google allo privacidade mono anonimo
Utilizando o Modo Anônimo, suas interações não são armazenadas pelo Google / © AndroidPIT

Se você já baixou e está usando o novo app de mensagens do Google, tenha em mente que acessando a página "Minha Atividade", do próprio Google, todas as suas interações com o "Assistente" (ou Google Assistant) estarão armazenadas até que você decida deletá-las. Para saber como excluir suas pesquisas e outras atividades da sua conta do Google, clique aqui.

De acordo com o Google, "essa atividade foi salva na sua Conta do Google, porque sua configuração da Atividade na Web e de apps estava ativada ao usar o/a Assistente". Acontece que usando o Modo Anônimo, você não terá acesso ao bot do Google.

google all privacidade
Em "Minhas atividades", você pode excluir as interações que já teve com o bot do Google / © AndroidPIT

Assim como em outros serviços do Google, tais como o Hangouts ou o Gmail, as mensagens do Allo serão criptografadas durante o "caminho" entre o seu dispositivo e os servidores da empresa. Entretanto, o algoritmo da Big G ainda terá acesso a elas. O motivo pelo qual o Google optou por não dar a mínima para a sua privacidade é que, ao usar o Allo, o objetivo é fazer com que o seu bot aprenda mais rápido sobre seus hábitos, com as suas pesquisas e a forma como você se comunica com este. Logo, ele poderia trazer resultados cada vez mais exatos para o que você precisa.

Ao mesmo tempo, ao contrário do WhatsApp, ao fazer isso, o Google poderá entregar informações sobre você se acionado pelos órgãos judiciais. Logo, a gigante das buscas conseguiria, assim, evitar todos os problemas que o WhatsApp enfrentou no Brasil com o bloqueio do serviço. 

Em outras palavras: se você possui uma conta em outros serviços, como o WhatsApp ou o Telegram, e preza pela sua privacidade, há duas opçoes: ou você usa o modo anônimo do Allo, sem o uso do Assistente do Google, ou você não instala este serviço. Lembre-se, se o produto é grátis, o produto é você.

E aí, você vai abrir mão da sua privacidade pelo simples fato de otimizar a sua vida com o Google Allo?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Juliano Dorneles dos S. há 2 meses

    Enquete para saber a preferência do pessoal, sem ao menos o app ter sido lançado oficialmente na Play Store brasileira? Sem comentários...

  • Jaime Vieira Junior há 2 meses

    Não existe privacidade na Internet, eu tenho acesso a minha conta com a minha senha, lá dentro estão todas as minhas fotos, todo o meu histórico de pesquisa na Internet, todos os lugares que frequento, onde moro, onde mora toda a minha família, daí eu vou me preocupar com conversa? Já tenho a minha senha, que troco com frequência, meu celular e meu PC são protegidos por senha, então pra que a paranoia, até quem nem entra na Internet, se for alvo de alguem pode ter sua privacidade invadida. As pessoas têm que decidir, ou usam a tecnologia, ou mantém suas vidas totalmente privadas, as duas coisas não dá.

  • Luciano Diniz há 2 meses

    Por mim, ok! Não existe privacidade na internet, isso é mito!

  • Yury Martins há 2 meses

    Aí o app de buscas guarda tudo o que você buscar também! :v

  • Anderson Ribeiro há 2 meses

    Estou usando o Allo desde cedo estou admirado com o chatbot e sua precisão e velocidade nas resposta.... Estou sentindo que tenho um "Jarvis" no smartphone rsrsrs

47 Comentários

Escreva um comentário:
  • aí você lê três matérias sobre o Google Allo e mais uma falando sobre a supremacia do android e percebe que o AndroidPit é bipolar (ou tripolar)

  • Não me é surpresa essa notícia. Óbvio que o Google sendo o Google iria coletar dados em mais um de seus serviços para aperfeiçoar seus algoritmos e consequentemente seus serviços. Ainda mais algo como o Assistant no app, recurso que mais gostei no Allo. Seria ótimo se tivesse um bot exatamente assim no Telegram.

    E respondendo "Qual messenger você prefere?" Telegram, esse lindo <3

  • Que texto de hater... ficou feio... qual a diferença do que já acontece com messenger, whats que mesmo dizendo não quero compartilhar meus dados no contrato diz que vai compartilhar sim??? outra coisa, a maior justificativa é o fato da justiça ter acesso a suas conversas? o que vc tanto faz pra ter medo da justiça????? Desculpa Camila, mas nem parece que foi vc mesma que fez esse texto de tão superficial e tendencioso...

  • achei o allo um otimo app mas falta opcao pra personalizar o pap. de parede das conversas, e encontrei um bug, estava conversando com uma miga de SP ela nao tinha foto de perfil, pedi pra que ela colocasse para ver como a foto iria se comportar, e mesmo ela configurando uma foto, ainda nao apareceu, precisei limpar os dados do app, e perdi as conversas que ja tinha.

  • Pra mim o assistant vai fazer a mesma coisa que os bota do telegram, mas o telegram creio que só encaminha a requisição ao bot, enquanto o allo vai encaminhar tudo.

  • Tanto o allo quanto o Whatsapp estão se tornando inviáveis o para quem utiliza o mensageiro comercialmente, pois informações privilegiadas vão ser monitoradas por outra empresa.

    Porem o fato de ter o assistant já deixa claro que tudo esta sendo visto pela Google. Já o Whatsapp com os novos termos avisa que serão enviadas para o Facebook.

    A questão é, o app deixa que seja utilizado o assistant em conversas privadas? Se deixar estará monitorando também.

  • Não sei porque tanto mimimi. Você usa o Android logado com uma conta Google. Você acha que o Google já não conhece todos os seus hábitos?
    Você está praticando algum crime? É indiciado da Lava Jato? Então para que tanta preocupação?
    E se está tão preocupado eu pergunto: você usa Facebook? Usava Whats antes dele ser encriptado?
    E finalmente o App tem alguma forma de você ter conversa confidencial? Tem sim, um chat privado onde o Google Assistente não participa. Então pronto. Deixa de paranóia.

  • Todos os que votaram Allo usam e vão continuar a usar o WhatsApp.

  • Google é uma merd#%& quando se trata de messenger... Talk... Hangout... Duo ..... agora o Allo. E mesmo tentando tantas vezes ele não aprende: simplesmente o aplicativo não reconhece contatos salvos sem o DDD. Ou seja, terei que editar todos os contatos para, quem sabe, funcionar no Allo. Fora que se eu usar o DDD salvo, minha operadora não aceita ligar. Aí fica a pergunta: porque não facilitar essa opção primária como o Telegram e Whatsapp ??? Já perdeu ponto no ponto inicial.

  • O app nem foi lançado oficialmente...
    E outra que texto sem nexo.

  • Pra mim o melhor ainda é o Telegram, o mais completo.

  • Ninguém se preocupava com Whatsapp quando ele não tinha criptografia, por que eu vou me preocupar com o Allo?

  • Aguardando a versão brasileira...

  • Chega de app desse tipo... Não será instalado no meu telefone

  • Na minha humilde opinião, nós sempre somos espionados de alguma maneira, essas funções são boas porque não usar a nosso favor?

  • Não existe nada privado no mundo da tecnologia, esse negócio de criptografia, serve pra deixar as pessoas mais despreocupadas pensando que estão seguras.
    Mas sempre estão sendo vigiadas, afinal informação vale mais que dinheiro, pense nisso 🤔🤔🤔🤔

  • O pobre não tem preocupações com esses tipos de privacidade. Eles querem que funcione e seja gratuito.

  • Parece até aquele tipo de conteúdo pago pela concorrência pra desqualificar o adversário.
    Fico pasmo em saber que ainda existem pessoas que acreditam nessa conversa de criptografia end-to-end, isso é tudo perfumaria pra se livrar dos processos, tal qua o whatsapp tem feito. Não existe privacidade na internet.

  • Para mim não faz diferença, já que tudo é monitorado mesmo, não vejo problemas nisso, não devo nada

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi