O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
19 Compartilhados 5 Comentários

Exclusivo: App Store indiana oferece aplicativos pagos de graça

 

Não é nenhum segredo que muitos desenvolvedores Android lutam para conseguir benefícios suficientes com seus aplicativos. Por outro lado, não é segredo que alguns aplicativos do Android são muito fáceis de piratear. E, por mais que custe dizer isso, mas roubar aplicativos pagos do Android é ainda mais fácil. Assim, descobrimos: uma App Store na Índia hackeou o Android Market com design e funcionalidades perfeitas que permitem baixar milhares de aplicativos pagos de graça. Há dois dias, entramos em contato direto com a Google, porém a empresa ainda não ofereceu uma declaração oficial.

Os usuários de iPhone que possuem aparelhos com jailbreak tiveram por muito tempo acesso a App Store pirata, permitindo baixar aplicativos pagos da Apple Store de graça. Embora vejamos alguns mercados de Android de terceiros que tentam fazer o mesmo, esta app store indiana elevou a pirataria para um novo nível. Como consequência, acaba de dar um duro golpe ao árduo trabalho dos desenvolvedores de aplicativos.

Antes de prosseguir, quero esclarecer que aqui na AndroidPIT somos contra este tipo de farsa. Mesmo que tenhamos considerado escrever este artigo estamos promovendo, de alguma forma, a pirataria. No entanto, ignorar este problema não é a solução. Depois de testar o mercado falso baixando um aplicativo pago que já tínhamos e usando uma conta do Gmail separada, podemos confirmar que ele funciona.

A Android Índia, a loja de aplicativos em questão é um grande mercado de Android que permite navegar livremente e legalmente comprar aplicativos hospedados na Google Play Store. Ele também permite evitar as restrições por região ou país. O problema é que não só o mercado Android na Índia foi hackeado, mas criou um mercado a parte como um arquivo APK que pode ser baixado. Portanto, temos uma ampla base de dados de aplicativos pagos que podem ser baixados gratuitamente.

Depois de ter baixado e instalado a APK, todos os aplicativos, incluindo os mais recentes títulos pagos, podem ser baixados gratuitamente e terem o status de cracked com a informação do responsável pelo cracked. Veja a imagem abaixo:

Dizer que o fabricante (ou fabricantes) deste aplicativo estão em evidência é um eufemismo, como você pode ver pelo texto usado para descrever a plataforma hackeada (removemos o nome do arquivo APK hackeado de todas as imagens, por favor, não peça o arquivo APK ou pelo nome dele):

Quando tentamos baixar um aplicativo pago que exigia um número maior de dados, a verificação da licença também foi ignorada, e em poucos minutos estávamos usando o aplicativo em um dispositivo. Notamos também que o recurso de desinstalação da App Store de aplicativos hackeados não funciona, você tem que digitar as configurações do aplicativo para eliminá-lo. Mas, mesmo depois de ter feito isso, eu encontramos a APK na memória do telefone. Este mercado é tão ousado que ainda mostra o preço que iria custar o aplicativo:

Outra descoberta muito estranha é que existe a opção de instalar o aplicativo legalmente ou ilegalmente. Ou seja, se você pressionar o botão "instalar" o aplicativo irá baixar e instalar no aparelho gratuitamente, clicando no "mercado" você será redirecionado à Google Play Store para comprar o aplicativo. Abaixo está uma foto onde você pode verificar isso. Mais uma vez nós removemos o nome do mercado:

Para quem está pensando em fazer parte destes mercados, devemos avisá-lo que ao utilizar este aplicativo desconhecemos onde irão parar nossos dados ou se a APK tem algum trojan ou malware.

Entramos em contato diretamente com a Google para tratar deste problema, encaminhamos o arquivo APK e todos os dados relevantes sobre onde foi encontrado. Já faz dois dias e ainda não nos deram uma declaração oficial, então decidimos publicar a notícia. Supomos que eles ainda irão entrar em contato conosco. Depois que obtivermos a posição da Google com relação à loja de apps piratas Indiana, atualizaremos este artigo com todos os detalhes.

Estamos convencidos de que podem existir pessoas que depois de ler este artigo vão querer encontrar a APK, baixá-la e começar a roubar aplicativos. Infelizmente, não podemos impedir que isto aconteça. Porém, esperamos que o usuário coloque a mão na consciência e reflita um pouco sobre o que significa para cada desenvolvedor criar um aplicativo. Também queremos acrescentar que é sempre melhor baixar aplicativos de fontes confiáveis.

5 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi