O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
10 min para ler 588 Compartilhado 141 Comentários

iPhone 6S vs. Moto X Style: no mesmo páreo?

A Apple acaba de anunciar o novo iPhone 6S, com alguns atributos que gostaria de ver em outros smartphones Android, inclusive. Nesta semana também temos um novo smartphone estreando no mercado nacional, o Moto X Style. Se colocarmos estes dois carros-chefe lado a lado, quais serão as diferenças entre eles? Confira a resposta no meu comparativo entre o iPhone 6S e o Moto X Style.

iPhone 6S vs. Moto X Style: Design

Duas empresas, dois projetos de design completamente diferentes. A primeira diferença são as polegadas de tela: enquanto o iPhone 6S mantém as 4,7 polegadas do seu antecessor, o Moto X Style teve um considerável aumento de tamanho, sai de 5,2 polegadas para 5,7. Assim, o tamanho é realmente algo a ser considerado neste comparativo.

Há seis meses, o designer da Apple, Jony Ive, criticou a Motorola pela sua plataforma de customização, afirmando que ao oferecer a chance dos usuários escolherem o design dos seus smartphones, a empresa estaria abrindo mão da responsabilidade sobre o projeto. Contudo, o Moto Maker é um dos recursos mais criativos que uma empresa poderia oferecer aos clientes quando o assunto é sair do lugar comum e encontrar uma identidade própria para um dispositivo que vai passar muito tempo com você.

moto x style
Um smartphone, múltiplas variantes de design. / © Motorola

Contudo, isso não é um problema para a Apple ou mesmo para quem quer ter um iPhone, pois o emblemático design da série é o que se quer ostentar de fato. Nunca esqueço da frase de Tom Clancy que o especialista em marketing, Guy Kawasaki, usa para abrir o seu livro "WhatThePlus", sobre o Google Plus: "Nunca pergunte a alguém que tipo de computador ele possui. Se ele é um usuário de Mac, ele irá te dizer. Se não, porque envergonhar ele?". O mesmo podemos dizer de um usuário do iPhone, ele nunca vai dizer que tem um smartphone. Assim, a Apple realmente não precisa se preocupar em oferecer a possibilidade de personalização aos seus usuários. Já a Motorola quando optou por sair do quadrado ganhou destaque entre as fabricantes de smartphones e, claro, entre os usuários.

iphone s6 apple
Em relação ao design, o iPhone 6S não muda nada do projeto visual da série. / © Apple

Assim, o que contará na escolha de em detrimento do outro, em relação ao design, não serão o botão físico único ou o posicionamento dos alto-falantes, pois no final das contas temos dois smartphones realmente diferentes em filosofia, e é isso que você deverá considerar no fim das contas.

iPhone 6S vs. Moto X Style: Tela

Resolução HD ou 2K? Moto Tela ou Force Touch? Ambos os dispositivos possuem características bem distintas quando o assunto é a tecnologia de tela. Em relação à densidade de pixels por polegada quadrada, mesmo tendo um display maior, o Moto X Style oferece 520ppi contra 326ppi do iPhone 6S. Contudo, apesar das discrepâncias de valores, talvez você não note uma grande diferença entre a nitidez das imagens na tela dos aparelhos.

O que mais me chama a atenção em relação às telas é o fato de como as duas empresas exploram diferentes recursos. No caso da Apple, temos o Force Touch ou 3D Touch, que permite aos usuários do iPhone 6S realizar funções distintas ao pressionar a tela do aparelho de três formas diferentes (todas elas um pouco mais fortes do que um toque longo, claro). O Force Touch permite que você tenha certos atalhos para aplicativos e serviços, ou uma visão maior de detalhes em imagens ao aumentar uma foto, por exemplo.

telamototela
O Moto X Style conta com o recursos Moto Tela com ícones interativos. / © ANDROIDPIT

Já a Motorola oferece o reconhecido recurso do Nexus 6, o Tela Ambiente, que permite ativar a tela para obter a lista de notificações atuais, ou o Moto Tela, que exibe as notificações importantes como ícones interativos. Este último é a função da tela que acho mais eficiente, no entanto. A Apple possui um sistema de notificações na tela de bloqueio também, mas funciona basicamente como temos a função de notificações nativas do Android.

Colocando as especificações técnicas e a guerra de pixels de lado, você terá que levar em consideração aqui qual tecnologia oferecida pela fabricante prefere ter: 3D Touch ou Moto Tela?

iPhone 6S vs. Moto X Style: Software

Qual é o seu conhecimento sobre o ecossistema destes dois sistemas operacionais? Essa é a pergunta que você deve se fazer antes de optar pelo iPhone 6S ou pelo Moto X Style. Nesta comparação, temos praticamente dois sistemas operacionais puros, pois a Motorola tem a mesma interface de usuários que a Google coloca na sua linha de smartphones Nexus, com exceção do aplicativo Moto, do serviço de migração de dados, da rádio FM e do aplicativos da câmera. Logo, você terá acesso muito rápido às atualizações do software, o que acontecerá praticamente na mesma velocidade em que o iOS receberá a atualização para novas versões. Logo, não caia no papinho da fragmentação do Android, pois estamos falando de um dispositivo extremamente recente e livre de bloatwares.

Por se tratarem de smartphones sem modificações extremas na interface original do SO, tanto o Android 5.1.1 quanto iOS9 são de fácil acesso e intuitivos. No quesito software, gostaria de destacar o investimento das duas empresas em assistentes de voz próprios. A Siri está mais inteligente, e consegue entregar informações de forma mais precisa. Por sua vez, o Moto Voz é um dos assistentes mais inteligentes do Android, está à frente do Google Now e também foi otimizado. No nosso review do Moto X Style falamos como a fabricante conseguiu aprimorar a interação do usuário com o Moto Voz a ponto de fazer com que você já não se sinta em um filme de ficção científica ao dar um comando de voz ao smartphone.

howcanihelpyoumotoxstyle
Os destaques de software do Moto X Style e do iPhone 6S são os respectivos assistentes de voz. / © ANDROIDPIT

Ainda não tive a chance de testar a nova Siri, mas posso garantir que para bater o Moto Voz no quesito aprendizagem e responsividade não será nada fácil, pois a Motorola vem aprimorando o recurso há três anos e a forma como ele amadureceu é evidente no Moto X Style.

iPhone 6S vs. Moto X Style: Especificações técnicas

Nota: A Apple normalmente não divulga as especificações técnicas dos seus smartphones, como capacidade da bateria ou a memória RAM. Por isso, como as mudanças forma muito pequenas em relação ao modelo anterior, o iPhone 6, acreditamos que as características de hardware se manterão semelhantes, como já ocorreu no passado.

  Motorola Moto X Style Apple iPhone 6S
Sistema operacional Android 5.1.1 Lollipop
(Android Stock UI)
iOS 9
(Apple UI)
Tela 5,7 polegadas, LCD IPS TFT,
Quad-HD/2K (2560 x 1440 pixels),
~ 520 ppi,
Gorilla Glass 3


4,7 polegadas, LCD IPS,
resolução de 1332 x 750 pixels, 326ppi,
Resistente a quedas e arranhões

Processador hexa-core (6),
Snapdragon 808 (64 bits), de 1,8GHz (dual-core 1,8GHz - quad-core 1,4GHz), 2 co-processadores (linguagem natural e computação contextual), Dual-SIM inteligente

Apple A9 (64 bits)
 

GPU Adreno 418 (600MHz) -
Memória RAM 3 GB (LPDDR3) 1GB de RAM - não confirmado
Armazenamento interno 32/64 GB
(com suporte para microSD: até 128GB)
16/64/128 GB
(suporte para microSD: não)
Bateria 3000 mAh, Carregamento TurboPower
(removível: não)
1810 mAh
(removível: não) - não confirmado
Câmera 21 MP (traseira)
(dual-flash de LED dual-tone, autofoco, vídeo em 4K, etc.)
5 MP (frontal), f2.0

 12 MP (traseira)
(true-tone flash de LED,
HDR, vídeo em 4K, etc.)
5 MP (frontal), f2.2


Conectividade Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac + MIMO, LTE cat. 4 (até 150Mbps), WCDMA, GSM/EDGE,
Bluetooth 4.1 LE, NFC, GPS + GLONASS
Wi-Fi a/b/g/n/ac (Dual-Band: 2,4 de 5 GHz),
Bluetooth 4.1 (LE, A2DP, EDR), NFC,
23 Bandas de LTE,
GPS (A-GPS) + GLONASS


Dimensões 153,9 x 76,2 x 6,1-11,06 mm 138,1 x 67,1 x 7,1 mm
Peso 179 gramas 143 gramas
Sensores  Acelerômetro, Giroscópio, Magnetômetro, Proximidade, Luz ambiente (ALS), Infra Vermelho (Gestos) Acelerômetro, Giroscópio, Proximidade,
Bússola, Barômetro, Biométrico
Particularidades
- carregamento rápido: PowerTurbo
- Moto Maker

- Leitor de impressões digitais
- Apple Pay: serviço de pagamento rápidos

iPhone 6S vs. Moto X Style:  Bateria

A bateria é a alma de todo smartphone, pois afinal de contas, de nada adianta uma máquina parada. Olhando para a tabela de especificações técnicas acima é possível perceber que os dois dispositivos estão cabeça a cabeça, com certa vantagem para a Motorola quando o assunto é hardware de ponta. O Moto X Style possui uma tela maior, com uma resolução maior e um hardware talvez não tão integrado ao software quanto o iPhone 6S, mas essa é uma questão que foge das mãos da Motorola, visto que a empresa utiliza a plataforma móvel do Google e não própria. Assim, os 3.000 mAh de bateria é uma capacidade mais do que necessária para que você possa usar o Moto X Style do momento em que sai de casa até voltar. Por isso, os 1.810 mAh (ainda não confirmados) do iPhone 6S não devem ser comparados aqui como inferiores, a questão é que o aparelho não exige uma capacidade tão maior que esta para entregar praticamente o mesmo tempo de uso diário sem necessidade de carregamento.

turbopowerchargermotoxstyle
O carregamento TurboPower é um destaque na comparação entre a capacidade de bateria destes dois dispositivos. / © ANDROIDPIT

Por fim, um dos destaques do Moto X Style que o torna único em relação ao iPhone 6S é a possibilidade de carregamento rápido através do Motorola TurboPower, no qual em 15 minutos você carrega o aparelho em 16% e, em 1:20min possui a carga completa. Isso a Apple ainda não oferece.

iPhone 6S vs. Moto X Style:  Veredito preliminar

Se você chegou até aqui, deve ter sentido falta de um comparativo de desempenho entre o Moto X Style e o iPhone 6S, certo? Bom, a Apple acaba de anunciar o novo iPhone e ainda sabemos muito pouco sobre o processador Apple A9. No entanto, como a fabricante possui apenas uma flagship e assina o próprio software, as chances de ter uma excelente integração e rodar um sistema de forma muito fluida são grandes, assim como já vimos acontecer em outros smartphones da companhia. Já o Moto X Play roda com o Snapdragon 808 em conjunto com dois co-processadores específicos, mas não possui a mesma otimização de software com os componentes de hardware, por isso conta com um número maior de cores e memória RAM para compensar em desempenho aquilo que a Apple faz com menos cores e gigabytes de RAM. Entretanto, ambos os smartphones oferecem uma excelente construção interna.

Olhando para tudo aquilo que podemos ter com o Moto X Style, no entanto, as possibilidades de customização, um assistente de voz mais maduro, uma resolução de tela que permite o uso do aparelho para explorar tecnologias de realidade aumentada e uma comunidade de desenvolvedores em constante atividade, o dispositivo da Motorola seria a minha aposta e corre na frente. Levando em consideração que apenas o 3D Touch é uma característica que me chama a atenção e, mesmo assim, existem recursos alternativos para tanto no Android, o iPhone 6S não é o smartphone que eu indicaria, mas ainda assim é um bom dispositivo, sem dúvidas.

O Moto X Style tem o preço oficial sugerido no Brasil de R$ 2.499,00 (no varejo ele já aparece mais barato). Nos EUA, a variante de 16 GB de armazenamento interno do iPhone 6S tem o preço sugerido de US$ 199 no contrato de dois anos com a operadora.

Nota: como ainda não testamos ambos os dispositivos, este é um comparativo preliminar entre estes dois grandes smartphones.

E aí, entre o Moto X Style e o iPhone 6S, quais são as diferenças que fariam você optar por um em detrimento ao outro?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    9/set/2015

    Este valor é no contrato de dois anos com um operadora norte-americana. :)

  • Moacir Tiradentes 9/set/2015

    Ambos são bons, cada um com seu diferencial, mas eu ainda prefiro o Android. Parabéns pelo artigo Camila, infelizmente existe pessoas ignorantes para qual não sabem como a informação pode ajudar a decidir qual melhor dispositivo adquirir. Enfim... Parabéns!

  • Felipe de Carvalho 10/set/2015

    Acredito que já é hora dos brasileiros entenderem que comprar produtos Apple aqui no Brasil é sinônimo de carência intelectual, para não dizer burrice, pois seria hostil de minha parte.

    Os produtos Apple em geral são excepcionais, entretanto não valem os preços praticados aqui no Brasil. Lá nas terras do Tio Sam, onde um Iphone novo custa 30% de um salário mínimo, é ótimo. Mas sabendo que aqui no Brasil o mesmo smartphone custa 5x um salário mínimo, é idiotice.

    Se um indivíduo precisa de um smartphone de qualidade, bem construído, com sistema de qualidade que não trava nem te desaponta, compra um Moto X2, Nexus 5, LG G3, S5, Xperia Z3 e Z3c, etc. São todos smartphones muito bons, suficientes para sanar as necessidades de qualquer pessoa, e que atualmente estão com preços mais acessíveis.
    Detalhe, estou falando de tops do ano passado, com boas tecnologias e belas construções, não um Lumia 520. Ok?

    Se quiser mitar, compre um LG G2 e instale a CM 12.1 que roda Android 5.1.1, igual eu fiz, e nn me arrependo, inclusive recomendo.

    Agora, se o indivíduo prefere pagar R$ 3.500,00 em um smartphone unicamente por possuir uma maçã símbolo da ostentação máxima, infelizmente o mesmo é desequilibrado e deveria consultar algum profissional para tratar desse consumismo desenfreado.

141 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tenho um Moto X Play e não escolhi o Style pois meu foco não são jogos no celular e sim trabalhar com ele e pra isso o Moto X Play estava ótimo, e só não comprei o Iphone pq a grana não deu ........ mas estou guardando o dinheiro pra isto .... cada um tem a sua opiniao e a minha continua sendo a Apple , mas sim estudo o celular primeiro antes de compra e quero um IPhone 6S sim ... caro COM CERTEZA um preço absurdo ....... mas flui muito muito muito mais meu trabalho ..... o Moto X Play que é maravilhoso .........tem hr que dá vontade de jogar na parede ............ paciência não é meu forte .... por isso vou voltar pra Aplle .... e acho que as pessoas tinham que respeitar a opiniao dos outros ..............pq não são todas as pessoas que compram Iphone pra ostentar uma maça .................. compram pq gostam do produto .....

  • Moto Maxx hoje a 1.699 na Bahia em 12 x e por 1.499,99 na Cissa Magazine, somente à vista. Excelente custo benefício neste preço.

  • style vendendo na Fastshop por 2499,00.

  • Vcs viram as últimas moto x force vai chegar ao Brasil em dezembro

  • Segue eu no Facebook williamjohnatan

  • Nada contra Apple nem ios pois sei que ios e um bom sistema operacional mais eu ainda gosto do Android e Motorola moto x 2014

  • Apple e mais moda do que hardware e tecologia

  • Lançamento, galera. Lembrem do lançamento de todas as marcas. Exceto a Apple, TODAS as outras marcas derrubam os preços no varejo meses depois. Quem esperar, vai ver esse Moto Style batendo no G4 também por 1.999 ou menos. O S6 já custou absurdos 3.499. Hoje sai por 2.000!!!! O S6 Edge passava de 4.000 e hoje no buscapé tem oferta a partir de 2.627! A motorola fez isso com o Maxx também. De 2.199 já tem varejo vendendo até por 1.549 nas ofertas que duram apenas 1 dia. Elas ganham com a afobação dos sedentos por tecnologia, que querem sempre ser os primeiros. hehehe. Abs!

    • Realmente!! Ano passado comprei meu X2 por 1500,00 no lançamento, porém 1 ano depois ainda acho que não baixou tanto(1260,00 nas Americanas), mesmo com o lançamento dos sucessores. Vou aguardar a baixa, e ainda vou guardar dinheiro pra comprar a vista, pq ainda vai sair mais barato!! hahaha

  • De todo o slogan que já vi, esse é um dos piores, praticamente assume que sem uma maçã desenhada não serve. Gosto da Apple, gosto de tecnologia, de fato "se é iPhone, Motorola é que não é". Tive um Moto X 2013/2014, tanto em hardware e software não ficam devendo em nada, migrei para o Zenfone 2 e digo que está difícil largar as notificações na tela e o balanço na hora de tirar fotos.

    • Cara, eu pego qualquer celular de amigos e colegas PA tirar foto e fico banacando PA tentar entrar na câmera... Já to tão acostumado que não sei como as outras pessoas vivem sem isso...

  • Banho de água fria com o preço do moto x, 2499,00 foi a gota d'gua , sinceramente esperava ansioso por 1799,00 , por 2499,00 prefiro galaxy s6 edge que já tem em promoções na casa de 2599 ,00 ou o LG g4 com tampa de couro por 1999,00 , motorola deu tiro de 12 no pé!

    • Marcelo,
      Este é o preço de lançamento e como foi dito, logo cairá, nos dando a chance de obter este ótimo aparelho por preços mais convidativos.
      É bem verdade que a Motorola não constuma baixcar tanto o valor de seus Smartphones. Talvez, pelo leque de opções em aparelhos que esta produz. Mas a redução de preço é uma realidade e prenso que vale à pena esperar um pouco.

  • Sem dúvidas, as configurações desse Moto botam o iPhone no chinelo.
    Se essa bateria do iPhone for confirmada vai ser a piada do ano... como assim 1810mAh ??? Hahaha
    iPhone tem seu lado bom e ruim, mas sinceramente, compra iPhone quem quer status, pq quem entende de configurações e gosta de usar e explorar seu smart ao extremo não compra iPhone. Imagina instalar um Asphalt ou Real Racing no iPhone com essa bateria? Meia hora de jogo e o telefone vai apagar.

    Enfim, cada um com seu gosto, já tive iPhone, mas hoje estou muito satisfeita com meu Moto X2.. E estou pensando seriamente nesse Moto X Style!!

    • Concordo total! Eu entendo,fuço configuração e pra mim sempre caiu nas mãos do moto,melhor custo e benefício! E olha q ja tentei dar uma mudada em sansung e iphone..nao vale p oque preciso! Fico boba de ver meu marido ganhou um 5s usado e deixou o moto x 1 de lado,e está com uma m...de bateria,q deixa ele na mão e qnd falo que o dele e melhor fica duvidando! Senhor oque um marketing não faz com a cabeça das pessoas! Comprei o moto x 2 estou amando,não troco por um iPhone de jeito nenhum,pode me dar q vendo p o primeiro bobo q aparecer!!

  • Não pode esquecer que o moto style tem 2 chips.
    E esse negócio de 3d touch é bem legal, más nada que alguns apps ou xposed não consiga fazer no Android pra ter algumas funções parecidas ou até mais práticas, sendo assim isso não seria um requisito importante para mim.
    Tirando isso n vejo nada que justifique comprar o 6s nem mesmo se fosse o mesmo preço, digo mais se fosse até mais barato eu não compraria.

    • E tem mais, Rhullyo. O assistente de voz do Moto Voz praticamente vai suprir essa necessidade. Um exemplo, no 3D touch, ele abre o apple maps. Mas no moto voz você fala, "quero ir para a imobiliária tal, no bairro x". Ela já abre o mapa e inicia a navegação, mandando virar na próxima rua à direita, ou esquerda. Aí a pergunta. Com um assistente de voz pra lá de mega inteligente, 3D TOUCH PRA QUÊ???

  • sabia que ia ser esse preço menos de 2 K iria matar o X play.

Mostrar todos os comentários
588 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi