O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
46 Compartilhados 28 Comentários

Três apps alternativos para você fazer o benchmarking no seu smartphone Android

Ainda que AnTutu, Geekbench e Vellamo sejam apps eficientes para testes de benchmarking,  é sempre bom termos alternativas para medir o desempenho do nosso smartphone. Logo, testamos três aplicativos que analisam a performance do seu aparelho e medem a sua eficiência de maneira mais eficaz. Confira quais são.

PCMark for Android

Bastante famoso para o Windows, o PCMark também faz um belo trabalho nos smartphones Android.  Ele se destaca por ser uma espécie de “tudo em um”, avaliando a performance do smartphone em quatro áreas: edição de fotos, execução de vídeos, navegação na internet e produção de documentos (escrita). 

Os desenvolvedores do PCMark for Android afirmam que o app analisa o desempenho dos smartphones baseado em tarefas reais e não em algoritmos “artificiais” como acontece em outros apps.  Há ainda o já tradicional ranking de comparação, que não deve ser levado tão a sério, já que há alguns mid-ranges no meio da relação. 

PCMARK1
PCMark: um app benchmarking "tudo em um" / © ANDROIDPIT

O programa analisa ainda a vida útil da bateria, mas essa é realizada em um processo separado. Ele avalia os mesmos quatro segmentos  citados acima, mas exige mais paciência do usuário, já que o processo pode demorar bastante. Além disso, a bateria do aparelho tem de ter, no mínimo, 80% de carga.

PCMARK2
Para analisar a bateria, o app exige, no mínimo, 80% de energia/ © ANDROIDPIT

O ponto contra do aplicativo fica por conta de uma pegadinha: quando você baixa o programa do Google Play, o download do mesmo é de apenas 25MB. Só que para realizar todas as suas tarefas, o app exige um download de 400MB em arquivos. Ou seja, você não pode ter muita pressa e precisa ter um bom espaço no seu telefone. 

De qualquer forma, PCMark for Android é uma bela opção para que você analise com mais exatidão a performance do seu smartphone. Se quiser testá-lo, baixe-o logo abaixo: 

PCMark for Android Benchmark Install on Google Play

MobileXPRT 2015

Tirar uma foto com seu smartphone Android, armazenar a imagem e usar apps de edição para tratá-la sempre exige um bom naco do poder de processamento do seu aparelho. Logo, saber como será o desempenho do aparelho ao executar esse tipo de tarefa é uma proposta interessante. E é aí que o MobileXPRT 2015 entra na história. 

XPRT1
MobileXPRT 2015: análise de performance a partir dos recursos de fotografia do smartphone/ © ANDROID PIT

Este app de benchmarking avalia cinco recursos do smartphone relacionadas à fotografia: criação de slideshows, criação de colagens, criação de efeitos, detecção de faces para organizar as fotos e encriptação pessoal de conteúdo. 

XPRT2
MobileXPRT 2015 peca apenas por não trazer um ranking de referência/ © ANDROIDPIT

O MobileXPRT 2015 funciona em hardware de 32 e 64 bits, sendo compatível com a versão 4.4 do Android ou superior.  Pontos contra: assim como o PCMark, ele apenas “parece” leve (18MB), mas exige o download de arquivos – algo em torno de 200 MB – o que exige um espaço a mais da memória do seu smartphone.  Além disso, não traz um ranking de comparação para termos uma referência.

Baixe o MobileXPRT 2015 logo abaixo:

MobileXPRT 2015 Install on Google Play

JetStream 

O JetStream é uma suíte de testes baseada em JavaScript, que avalia o desempenho do navegador do seu smartphone,  a partir de tarefas reais e simuladas, além de observar eventuais problemas de performance do browser.

O app incorpora uma série de ferramentas de benchmarking (todas em JavaScript) e todos os dados são indicados em uma variedade de parâmetros, com pontuações para cada item. No final, a regra do app é simples: quanto maior pontuação, melhor o desempenho do seu navegador.

JETSTREAM
À esq. a pontuação de performance do navegador do Alcatel Pixi 4; à dir. a do LG G5 SE.  / © ANDROIDPIT

Outra boa vantagem do JetStream é que se trata de um aplicativo web, ou seja, você o acessa no seu navegador e não é preciso baixa-lo.  Feito isso, é só clicar no botão “Start Test” (“Começar o teste”). Simples assim.

,Acesse o JetStream nesse link

Os comentários favoritos dos leitores

28 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi