O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

O que Mike Portnoy, Neal Peart, John Dolmayan, John Bonham, Dave Grohl, Igor Cavalera, Travis Barker e Ringo Starr têm em comum? O devoção às baquetas, ou melhor, à bateria. Pensando nisso, aproveitamos a seção de especialistas que testam apps Android para apresentar alguns aplicativos para tocar bateria no celular. Nesta semana, passei algumas horas com Matze, uma baterista que há três anos adotou o instrumento e topou participar deste teste mesmo sem acreditar como conseguiria tocar bateria em dispositivo móvel.

O smartphone utilizado foi um HTC Desire HD, com uma tela de 4.3 polegadas, se levarmos em consideração que para tocar uma bateria você precisa de um espaço de, no mínimo, 2m², já podem imaginar qual foi a primeira reclamação, certo? Entretanto, depois de 10 minutos com os apps, já parecia que Matze utilizava o aplicativo desde criancinha! Vamos aos comentários.

3. Real Drum

Inicialmente, o Real Drum parece o aplicativo perfeito, colocando de lado a qualidade sonora e as animações, deixou bastante a desejar na opinião de Matze:

  • Não existe a possibilidade de gravar uma música
  • O aplicativo não oferece diferentes posições para os variados instrumentos que compõem uma bateria
  • Não existe a possibilidade de inserir ou retirar peças como pratos, chimbal, tom, surdo, bumbo: "Normalmente, não se toca bateria com todas as peças, neste caso, fica super difícil tocar o tom quando existem 3 opções do mesmo instrumento e ainda quarto pratos sobre eles", afirmou nossa especialista.

2. Drum Set

O Drum Set é mais interessante que o Real Drum, pois oferece o comando "Switch Layout" que troca a disposição das peças conforme o estilo musical:

  • Basic DrumSet
  • Big Concet Set
  • Jazz Set
  • Double Bass Set

Porém, novamente, não oferece ao usuário a possibilidade de gravar a música que está tocando.

1. Drum Kit

"Se pudesse resumir, este é um aplicativo completo para tocar bateria aqui (smartphone)", acrescentou Matze ao saber que todas as reivindicações anteriores fazem parte do Drum Kit:

  • Através de uma galeria de peças, você insere e retira partes da bateria, com 25 opções!
  • Oferece dois efeitos sonoros
  • Grava a música tocada
  • Muda a posição das peças

Conclusão

Você acha que conseguiria reproduzir músicas usando um aplicativo para bateria? "Por que não? Hoje existem diferentes formas de tocar bateria como, por exemplo, uma bateria eletrônica, em que você toca sem o uso de baquetas. O que vai depender é da coordenação do baterista e da qualidade sonora. Precisaria tocar bateria através de um aplicativo conectado a um amplificador para ser mais precisa. Porém, acredito que é possível!"

Vale incluir aqui que, depois de 40 minutos utilizando os aplicativos, o nível de bateria do celular caiu de 100 para 20%. Ou seja, caso deseje uma apresentação de mais de uma hora de duração, conecte o dispositivo móvel a uma fonte de energia.

Ao final, perguntei à Matze se ela formaria uma banda com pessoas tocando diferentes instrumentos através de aplicativos, depois de exitosos segundos, ela vira pra mim, com a cara mais dúbia que já vi e diz:

"Talvez!", depois começou a rir muito.

Abaixo você confere o vídeo onde Matze toca primeiro na bateria e depois no aplicativo:

4 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi