O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 74 Compartilhado 45 Comentários

Esses são os sete aplicativos mais polêmicos que a Play Store já recebeu!

Você já viu algum aplicativo que passou dos limites? Seja por violar as regras ou pelo constrangimento causado aos usuários, diversos apps já foram barrados pelo Google ou suspensos pela Justiça. Conheça alguns deles a seguir.

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
2082 participantes

1. Lulu

Lembro da vez que estava em um evento de trabalho, em 2013, e o assunto era só esse aplicativo. As mulheres reunidas nos cantos com aquele sorriso de canto de boca com o olho na tela do smartphone. Os homens agoniados querendo saber como andava a reputação.

Se você não se lembra, o Lulu era um aplicativo onde as mulheres avaliavam os amigos do Facebook. Tudo era feito de forma anônima, com notas de 0 a 10. Também tinha as hashtags. Alguns exemplos: #conquistouminhacalcinha, #safadonamedidacerta, #curteRomeroBritto.

O Lulu era um aplicativo onde as mulheres avaliavam os homens

O app foi retirado do ar em 2014 por decisão judicial - muita gente não gostou de ter seus dados no aplicativo sem permissão. Em 2015 ele voltou reformulado. O homem que quisesse ser ‘avaliado’ tinha que fazer um cadastro com o número do celular. Hoje ele ainda está no ar, mas completamente diferente do que era.

2. Secret

Secret app play store w628
Desenvolvedor decidiu descontinuar aplicativo / © ANDROIDPIT

O Secret foi um aplicativo que gerou uma grande repercussão em 2014. Ele permitia que os usuários revelassem segredos de outros anonimamente. Algumas pessoas não gostaram nada disso e o Ministério Público do Espírito Santo entrou com uma ação civil pedindo a retirada do app das lojas de aplicativos.

O Secret permitia que os usuários revelassem segredos de outros anonimamente

Ele até tentou voltar reformulado, não permitindo que fotos armazenadas no smartphone fossem publicadas e também bloqueando o uso de nomes reais. No entanto, o Secret perdeu o seu grande apelo e em abril de 2015 ele foi encerrado pelo desenvolvedor.

3. Du Speed Booster

AndroidPIT du speed booster
O DU Speed Booster foi banido da Play Store por causa de disputas judiciais / © ANDROIDPIT

A retirada temporária desse app não teve nada a ver com os usuários, mas uma disputa judicial com outra empresa. Como vocês devem saber o Du Speed Booster é do Baidu. A grande rival da empresa na China é a Qihoo, uma das investidoras da PSafe.

O problema era que o Du Speed Booster apontava o aplicativo da PSafe como ameaça. A empresa brasileira entrou com uma ação alegando que sua imagem estava sendo prejudicada. Em fevereiro de 2015, a 11ª Vara Cível de São Paulo deu decisão favorável à PSafe pedindo que o Baidu retirasse o seu aplicativo da Google Play - uma notificação já tinha sido feita anteriormente.

O DU Speed Booster foi banido da Play Store por conta de disputas judiciais

O engraçado era que o mesmo acontecia do outro lado. O aplicativo da PSafe também apontava o Du Speed Booster como risco. Em agosto de 2015, o Baidu conseguiu na justiça que a PSafe retirasse os alertas contra o seu aplicativo. Parece que agora as duas deram uma trégua. Os dois apps estão disponíveis para download na Google Play.

4. Is My Son Gay?

O nome já diz tudo. Esse app absurdo tinha a proposta de descobrir se alguém é gay com a resposta de 20 perguntas em um questionário. Algumas das perguntas: Será que ele gosta de futebol? Antes de ele nascer você gostaria que ele fosse uma menina? 

Is My Son Gay tinha a proposta de descobrir se alguém era gay

Será que ele tem um piercing na língua, nariz ou orelha? Após pressão na internet, o Google retirou o aplicativo da antiga Android Market, em 2011.

5. Adblock Plus

bloquear publicidade android
Adblock Plus foi excluído da Google Play em 2013 / © ANDROIDPIT

Hoje amado por grande parte dos usuários Android, o Adblock Plus passou por momentos difíceis em 2013. De uma hora para outra o Google retirou o aplicativo da Google Play.

De acordo com a gigante, a decisão foi tomada porque ele violava políticas da loja de aplicativos. Em outras palavras, o Google e os desenvolvedores estavam deixando de ganhar dinheiro com a visualização de anúncios, que não eram exibidos com o uso do Adblock Plus.

O ABP foi banido da Play Store porque violava políticas da loja de aplicativos

Porém, parece que o tiro saiu pela culatra. Com essa decisão, aplicativos deste tipo ganharam cada vez mais popularidade. Hoje, o próprio Adblock Plus está disponível para download, seguido de uma penca de outros apps parecidos.

6. PSX4Droid

Em 2011, o PSX4Droid, um emulador de PS1, foi removido da Android Market. Na época, a resposta da empresa foi que o aplicativo violava as regras da loja, mas não deu muitos detalhes. Alguns usuários especularam que o aplicativo, que era pago, usava o código de outro software, o PCSX.

7. WhatsApp

androidpit whatsapp update
O WhatsApp já rendeu muitas polêmicas! / © ANDROIDPIT

Esta, sem dúvida, foi a decisão contra aplicativos que mais teve repercussão. Em dezembro de 2015, a justiça determinou a suspensão de 48 horas do WhatsApp em todo o Brasil. Resumindo a história: o WhatsApp não cumpriu uma ordem judicial para revelar o conteúdo de uma conversa de um homem investigado pela polícia.

Em  2015, a justiça determinou a suspensão de 48 horas do WhatsApp em todo o Brasil

Imagine a histeria. Até o Mark Zuckerberg - dono do Facebook e também do WhatsApp - entrou na conversa. Felizmente uma liminar suspendeu o bloqueio e o app de mensagens foi liberado antes do tempo estabelecido.

Você conhece algum outro aplicativo que foi proibido ou suspenso temporariamente? Deixe sua opinião nos comentários.

74 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Deivis Schuman 15/abr/2016

    Não só aplicativos deveriam ser banidos! Deveriam ser banidos também certos tipos de comentários como por exemplo: "Estou dando uma estrela, se for realmente bom volto e dou mais estrelas"!

  • Andreu Vasconcelos 14/abr/2016

    Se o DU Speed Booster aponta o PSafe como ameaça o app acertou pow. Quem errou foi a justiça. O Meritíssimo Juiz pelo jeito não entende nd de tecnologia rs...

  • Wesley Holanda 15/abr/2016

    Concordo. O Google deveria bloquear comentários de quem ainda está baixando o App. Apenas depois de algum tempo de instalado seria liberado o comentário.

  • Phelipe B. 14/abr/2016

    Acho que o único que merecia uma atenção especial de verdade era o Secret. Expor as pessoas sem ter nenhuma forma de ser identificado é algo muito sério.

  • Eric Romero
    • Mod
    15/abr/2016

    Acho muito sério com o conteúdo que o "Secret" mexia... Agora, o "Is My Son Gay?" é totalmente ridículo, convenhamos.

45 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi