O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 Compartilhado 2 Comentários

ASTRO Gerenciador de Arquivos

O smartphone é o canivete suíço de nossa geração, um dispositivo que reúne muitos. Porém, há ferramentas que são mais utilizadas no dia-dia, tais como as para câmera ou algum organizador de pastas. O nosso candidato a ser testado de hoje, o ASTRO Gerenciador de Arquivos, traz o princípio dos antigos gerenciadores de PC para smartphones. Se ele nos convence é o que você pode conferir em nosso app review de hoje. 

Avaliação

Prós

  • Grande variedade de recursos
  • Adequado para tablets
  • Fluidez em gestos de arrastar

Contras

  • Certas vezes um pouco lento
Testado com Versão do Android Root Modificações Versão testada Versão atual
Google Nexus 4 4.3 Não ASTRO-4.4.543 Varia de acordo com o dispositivo

Funções & Utilização

O que chama a atenção no ASTRO Gerenciador de Arquivos é que o gerenciamento se dá também nas nuvens. Tanto que ao iniciar-se pela primeira vez o app, depois de se aceitar as condições de seu uso, o usuário será solicitado a integrar seu novo gerenciador com algum serviço cloud, sendo que os mais famosos aqui são o Facebook, o Google Drive e o Dropbox. Porém, é ainda possível fazer uso de serviços do tipo FTP, SFTP ou de servidores SMB.

Não podemos de maneira alguma nos queixar da boa performance que o app teve diante da integração com o Dropbox e o Google Drive. Devemos afirmar, no entanto, que nosso interesse foi também de testar o gerenciamento de arquivos offline, fossem eles de um cartão SD ou um driver fixo. Neste quesito, o ASTRO Gerenciador de Arquivos realmente se apresenta como ótimo gerenciador. Dados podem ser pesquisados/buscados e pastas ou downloads podem ser renomeados. O usuário tem o poder de trabalhar seus arquivos através de seu histórico, por exemplo. Este aspecto é bem interessante justamente porque o sistema operacional Android não “entende” muito bem toda a arquitetura de arquivos do Windows.

astro file
© AndroidPIT

Além do espectro mais trivial, o aplicativo ainda oferece um conjunto de funções que facilitam a vida do usuário. Não somento o acesso ao cartão SD ou à memória fixa é possível, mas também à rede e, com isso, uma mais rápida interação com conexões pré-estabelecidas, ou seja, facilitando o acesso do usuário a fotos ou outros documentos que tenham sido salvos. Sem contar que é possível, em poucos passos, comprimir arquivos (zip) ou ainda transferi-los de uma pasta a outra. Este aspecto não é um grande diferencial como serviço em relação a outros aplicativos, mas sim pela forma acessível de utilização daquele ou ainda pela fluidez dos seus processos.

Não podemos, no entanto, deixar de fazer alguns apontamentos críticos em relação ao ASTRO Gerenciador de Arquivos por mais que sejam mínimos. Na verdade, logo de início o usuário está diante de um app que surpreende-o com serviços “misteriosos”, tais como a linkagem com galeria de fotos do dispositivo. Misteriosos porque não existe nenhum tutorial que informe sobre alguns recursos oferecidos pelo app. Outra falha é a impossibilidade de se fazer uma busca detalhada num certo diretório. Antes, o usuário é obrigado a marcá-lo e proceder com os passos seguintes. Tal movimento poderia ser economizado e o acesso a diretórios diretamente seria bem-vindo.

Astro file manager
© AndroidPIT

O maior problema do ASTRO Gerenciador de Arquivos é sua velocidade. Concluímos que o app tem um grande potencial a ser desenvolvido neste quesito. Um milissegundo aqui ou um outro ali, por mais que não aumentem significativamente o tempo de espera, deixam tudo um pouco desmotivante para o usuário. O fato é que em comparação a outros serviços semelhantes, tais segundos podem ser preciosos.

Android astro manager file
© AndroidPIT

O ASTRO Gerenciador de Arquivos também oferece um gerenciador de tarefas com o recurso para “matar” jobs. 

Tela & Controles

Em termos gráficos, o ASTRO Gerenciador de Arquivos é um ótimo aplicativo. Especialmente em tablets, fato que torna tudo bastante agradável e facilita o trabalho do usuáiro. Isso não significa que o serviço não funcione bem em smartphones. Pelo contrário. Com swypes aqui e ali, tudo funciona muito bem. 

Velocidade & Estabilidade

Como já mencionamos, o ASTRO Gerenciador de Arquivos apresenta uma certa hesitação em seu funcionamento. São milissegundos preciosos. O app não apresentou qualquer problema de travamento, no entanto. 

Relação Preço/Desempenho

O ASTRO Gerenciador de Arquivos pode ser adquirido gratuitamente e é financiado através de publicidade. 

Veredito Final

O ASTRO Gerenciador de Arquivos traz para dispositivos móveis os serviços de organização de pastas e arquivos. Sua integração com as nuvens é bastante eficiente, mas aplicativos oficiais ainda funcionam melhor. O que não podemos deixar de mencionar é sua performance, um pouco  abaixo do esperado. No cômpito geral, no entanto, não deixa de ser um ótimo aplicativo para se ter no smartphone. 

7 Compartilhado

2 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi