O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 134 Compartilhado 52 Comentários

ZenUI: conheça 10 aplicativos nativos da interface de usuário da ASUS

Um dos grandes diferenciais do Android é que, apesar de existir uma versão pura da plataforma, as fabricantes têm o direito de customizar a interface do usuário com o objetivo de tornar os seus dispositivos únicos. Assim, temos um grande número de funções e características visuais exclusivas. No caso da ASUS, a ZenUI vem recheada de aplicativos assinados pela equipe de desenvolvedores da fabricante taiwanesa e abaixo você confere uma lista com os 10 melhores aplicativos nativos encontrados na ZenUI. 

Antes de passarmos para os aplicativos e suas funções, vale dizer que os apps embarcados pela ASUS não podem ser desinstalados, apenas desativados. Desta forma, posso dizer que a empresa oferece uma gama bastante grande de bloatwares, uma característica bastante popular entre as fabricantes que utilizam o SO Android.

Nota: O dispositivo usado como base para este artigo foi o Zenfone 2. Assim, caso você possua um Zenfone 5 ou Zenfone 6, é bastante provável que você não tenha alguns dos aplicativos apresentados abaixo.

ASUS Support

A primeira coisa que deve ser dita sobre o ASUS Support é que você não terá a chance de fazer um chat com um dos atendentes da fabricante, pois o suporte é feito basicamente por interação em um fórum e por acesso às FAQ da empresa. Desta forma, se você quiser saber sobre quando os dispositivos da ASUS receberão o update para a versão mais recente do Android, basta acessar o tópico em questão ou publicar um novo. Para tanto, será necessário informar uma conta de e-mail.

Asus support app zenUI
ASUS ZenUI: ASUS Support. / © ANDROIDPIT
ZenFone Care (ASUS Support) Install on Google Play

What's Next

O What's Next é uma espécie de secretário particular que anuncia todos os seus compromissos, mensagens e ligações perdidas, e-mails recebidos e sua função principal é evitar que você tenha que abrir um número maior de aplicativo para conferir suas notificações. Entretanto, o Google Now pode fazer o mesmo serviço e integrar ainda mais informações.

Para usar o aplicativo você terá que sincronizar o mesmo como o aplicativo nativo do calendário e, depois disso, você terá acesso aos seus compromissos diretamente na tela inicial.

Asus zenui aplicativos whats next
ASUS ZenUI: What's Next. / © ANDROIDPIT
ASUS What's Next Install on Google Play

ASUS Backup

Este é um aplicativo que realmente faz um bom serviço e economiza trabalho. O ASUS Backup não salva os seus dados na memória interna, assim, você terá que obrigatoriamente comprar um cartão microSD para usar o sistema de backup da ASUS. Este aplicativo é de extrema utilidade para quem usa o dispositivo para jogos.

asus backup zen ui
ASUS ZenUI: ASUS Backup. / © ANDROIDPIT
ASUS Backup Install on Google Play

Assistente de áudio

Na minha review do Zenfone 2, menciono o aplicativo "Assistente de áudio" e é um dos recursos mais interessantes para aprimorar o áudio do aparelho que não é lá muito bom. O Assistente de áudio permite o acesso rápido a alguns modos para diferentes efeitos de som e que me parece ser a forma que deixa o áudio do alto-falante um pouco melhor. Para configurar o modo de áudio, basta lançar o aplicativo e escolher entre as seis opções oferecidas pelo aplicativo.

asus assistente de audio app zenui
ASUS ZenUI: O Assistente de Áudio (direita) faz um serviço melhor que o equalizador de som do app para streaming de música (esquerda). / © ANDROIDPIT

Gerenciador de auto-início

O gerente de auto-início gerencia aplicativos que iniciam automaticamente para liberar memória do aparelho e, assim, melhorar o desempenho do sistema e economizar energia. Como estou usando o Zenfone 2 de 4GB de memória RAM, este aplicativo não é de fato o mais usado, porém, em dispositivos com 2GB de memória RAM este gerenciador pode ser útil, visto que limita a execução de aplicativos em segundo plano e, com isso, evita o uso desnecessário da memória e gasto de energia.

Este aplicativo ainda não pode ser encontrado para download na Google Play Store.

gerenciador auto inicio asus
ASUS ZenUI: Gerenciador de auto-início. / © ANDROIDPIT

Do it later

O Do it Later é a tentativa da ASUS de ter um aplicativo voltado para organizar as suas tarefas diárias, é bastante simples e infelizmente não está conectado ao What's Next ou ao aplicativo de Calendário. Porém, você pode usá-lo com um grande número de aplicativos nativos da ASUS, como mensagens, navegador, e-mail e discador. A ideia aqui é agendar para mais tarde o que você não pode fazer agora, como ligar para um amigo depois do trabalho, ler um artigo do AndroidPIT quando estiver em deslocamento ou simplesmente enviar um e-mail na manhã do dia seguinte. Para tanto, basta clicar no menu de cada serviço e optar por "ler/fazer/editar mais tarde".

O software ainda precisa de tradução em algumas páginas, mas isso pode estar relacionado ao fato do Zenfone 2 ainda ser um smartphone recente.

Tarefas a fazer asus app
ASUS ZenUI: Do it Later. / © ANDROIDPIT
Do It Later: Tarefas e Fazer Install on Google Play

Party Link

A ASUS possui quatro aplicativos que permitem aos dispositivos da linha Zenfone compartilhar informações, controlar e se conectar a outros dispositivos. O Party Link é um deles e usando ele os usuários podem compartilhar imagens de forma simultânea sem mesmo precisar de uma conexão com a internet. Para tanto, basta abrir o aplicativo da câmera, clicar nos modos de câmera e no ícone "Party Link". Depois de criar um grupo, você poderá compartilhar imagens com seus amigos que também possuem um Zenfone.

Party link asus app
ASUS ZenUI: Party Link. / © ANDROIDPIT

Para baixar o Party Link acesse a Google Play Store.

PC Link

O PC Link, como o nome já entrega, permite que você conecte o Zenfone ao PC e controle o dispositivo usando o teclado para compor mensagens, por exemplo, ou mesmo controlar aplicativos usando o mouse. A conexão aqui se dá via USB ou Wi-Fi. Para usar este serviço é necessário um PC rodando com Windows, uma conexão Wi-Fi ou um cabo USB.

PC link app asus
ASUS ZenUI: PC Link. / © ANDROIDPIT
ASUS PC Link Install on Google Play

Remote Link

Usando o Remote Link é possível usar o aparelho como um controle sem fio do seu computador e navegar entre os slides de uma apresentação, controlar o seu programa de mídia e tornar o aparelho um Touchpad com gestos multi-toque. A conexão se dá via Wi-Fi ou Bluetooth.

remote link app asus
ASUS ZenUI: Remote Link. / © ANDROIDPIT
Remote Link (PC Remote) Install on Google Play

Share Link

O Share Link não precisa de conexão Wi-Fi ou rede móvel para funcionar e serve como ferramenta de transferência de arquivos, tais como fotos, vídeos, música e todos os tipos de arquivos que podem ser transferidos de um dispositivo para outro. O funcionamento dele é muito parecido com aquilo que temos hoje com o recurso NFC, mas através de um aplicativo próprio da ASUS. Este serviço funciona em qualquer dispositivo que contenha o Share Link instalado. O curioso é que ele ativa o vínculo com o roteador do outro dispositivo (Xperia Z2, por exemplo) para executar o envio de um arquivo que, muitas vezes, demora bastante e falha na maioria das vezes..

share link app asus
ASUS ZenUI: Share Link. / © ANDROIDPIT

Para baixar o Share Link acesse a Google Play Store.

A ASUS ainda possui outros aplicativos como o MiniMovie, o My ASUS, o Photo Collage, o Quick Memo, o Splendid e o SuperNote, mas os dez recursos acima são os que mais chamam a atenção na ZenUI. Na minha review do Zenfone 2 disse que tive o meu primeiro contato com a skin da fabricante taiwanesa ao testar o aparelho, e a primeira impressão foi a de que a ASUS traz muitas referências da LG e da Apple na sua interface de usuário. Porém, com mais tempo, posso afirmar que a companhia adicionou características bem definidas e próprias à linha Zenfone, especialmente no que toca aos aplicativos de produtividade e ferramentas do sistema.

A média de uso dos recursos de um smartphone é bastante baixa, comumente usamos aplicativos para streaming de música e vídeo, redes sociais, mensageiros e navegamos na internet. Contudo, smartphones são de fato pequenos computadores móveis e a ASUS possui recursos bastante avançados para quem está procurando um smartphone funcional e fácil de usar. Apesar de encontrarmos aplicativos alternativos por vezes com mais recursos disponíveis, você não vai ficar na mão com a ZenUI.

E aí, qual destes aplicativos você vê como imprescindível em um smartphone? Quais deles você já testou? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

134 Compartilhado

52 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi