O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 14 Compartilhado 1 comentário

Asus Memo Pad HD 7 em teste: uma alternativa mais barata ao Nexus 7

O Asus Memo Pad HD 7 foi apresentado em junho de 2013 na Feira de Informática de Taiwan. O tablet não apenas se parece com uma nova versão do Nexus 7, ele tem também o mesmo público-alvo. Fiz o teste do aparelho para saber se um tablet mais barato tem uma boa relação custo-benefício.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Asus Memo Pad HD 7: barato e bom ou só barato? / © AndroidPit

Design

O design do Memo Pad HD 7 se aproxima claramente do Nexus 7, contudo o tablet da Asus é um pouco mais largo e mais grosso. A parte traseira é feita de plástico liso e está disponível em quatro cores (azul, verde, rosa, branca). O botão de ligar/desligar e o de volume se encontram na lateral direita, o alto-falante está na parte inferior traseira e a entrada para fones, bem como a entrada de micro USB, foram colocadas na parte superior. A lente da câmera foi posicionada mais ao centro na parte superior, como os atuais modelos Galaxy da Samsung. A entrada para microSD não é protegida por uma cobertura.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
O botão de ligar/desligar e volume como no Nexus 7. / © AndroidPit
Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
A entrada de microSD está à esquerda. / © AndroidPit

O acabamento do Memo Pad é bom à primeira vista, mas logo se notam algumas imprecisões. A cobertura da parte traseira deixa um espaço grande entre o interior e a caixa. Pressionando a carcaça de plástico flexível, você poderá notar esse espaço. Com um pouco de força, pode-se até mesmo remover toda a tampa e ver o logic board e a bateria. Seria esse fato intencional por parte do fabricante? Pouco provável, pois nenhuma peça ou a bateria são trocáveis.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
A caixa pode ser removida facilmente. / © AndroidPit

Display

O display do Memo Pad HD 7 oferece a mesma resolução do Nexus 7 (1.280 x 800 pixels em tela de 7 polegadas). Numa comparação direta com o display do tablet da Google, porém, nota-se uma leve tonalidade amarela que prejudica um pouco a nitidez do Memo Pad. Graças à tecnologia IPS, usada em telas LCD, o conteúdo da tela pode ser visto ou lido mesmo em posições bem inclinadas. As cores e o contraste permanecem estáveis.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Tela legível, mesmo inclinada. / © AndroidPit

Quando há uma fonte de luz nas proximidades, infelizmente a tela reflete a claridade de forma intensa e a legibilidade é prejudicada. Além disso, a touchscreen não é muito sensível nos cantos. Foi preciso clicar três vezes num ícone para que o aparelho reagisse.

Software

No Memo Pad HD 7 a Asus usa quase o Android 4.2.1 puro, com algumas pequenas adaptações e aplicativos extras. A lista de widgets é particularmente interessante: widget de bateria, gerenciador de tarefas e um widget para clima e relógio, etc. Para a configuração interativa da homescreen são oferecidas diversas opções. Ao todo, o Memo Pad vem com 43 widgets, e o Nexus vem com apenas 26.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Homescreen com widgets da Asus à esquerda e o menu de notificações do Memo Pad HD 7. / © AndroidPit

Outra coisa bem prática: no Memo Pad você pode configurar vários perfis de homescreen. No modo “Trabalho”, por exemplo, aparecerão os widgets de calendário e compromissos, e no modo “Entretenimento”, jogos, atalhos para redes sociais ou widgets de YouTube.

O que incomoda muito é o fato de que a visão horizontal nem sempre está disponível no Memo Pad. A homescreen só aparece na vertical, o que faz com que se tenha de virar o aparelho constantemente quando se ativam certos modos.

Processador

O Memo Pad HD 7 tem quase os mesmos dados técnicos do Nexus 7. Ele possui o QuadCore com 1,2 Gigahertz e 1 GB de RAM. Contudo, o processador não é o Tegra 3, mas o MediaTek. Na prática essa diferença quase não é notada, e ambos os aparelhos funcionam de maneira fluente. Durante o teste, contudo, o aparelho parou de reagir em duas ocasiões: quando tentei iniciar o Real Racing 3 e no meio do benchmark  AnTuTu.

Câmera

A câmera de 5 megapixels não apresenta um resultado excepcional. A qualidade das fotos é boa à luz do dia, mas quando não há luminosidade suficiente é melhor nem ativar a câmera.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Boa câmera à luz do dia. / © AndroidPit

A interface da câmera me agrada. O anel de zoom é bem acessível (mesmo que nem todos gostem de usar o zoom digital). Ao fotografar, meu dedo entrou várias vezes na frente da câmera, mas isso é questão de costume. O autofoco funciona de maneira eficaz, porém é lento. O Memo Pad não tem um flash LED, mas fotos não são mesmo uma prioridade para os usuários de tablet.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
A interface da câmera com o zoom. / © AndroidPit

Bateria

A Asus promete 10 horas de bateria para o Memo Pad. No meu teste tirei algumas fotos, surfei na net, sincronizei emails, joguei Real Racing 3 e assisti a um vídeo de 3 minutos. Depois de um dia de trabalho normal o aparelho deve ser recarregado. Minha impressão da bateria: normal, nem particularmente fraca nem super-potente.

Dados técnicos

Os dados técnicos do Memo Pad HD 7 não são top de linha, mas adequados para um aparelho nessa categoria de preço. Isso também se pode ver na comparação direta com o Nexus 7:

  MEMO PAD HD 7 NEXUS 7
Display: 7 polegadas, 1.280 x 800 Pixel (216 ppi), IPS 7 polegadas, 1.280 x 800 Pixel (216 ppi), IPS
Processador: ARM Cortex A7 Mediatek MT8125, 1,2 GHz ARM Cortex A9 Nvidia Tegra 3, 1,3 GHz
RAM: 1GB 1GB
Sistema: Android 4.2.1 Android 4.2.2
Conectividade: WLAN, Bluetooth 4.0 WLAN, Bluetooth 4.0, DLNA
Memória interna: 8 ou 16 GB, por microSD bis zu 32 GB 16 ou 32 GB
Bateria:  até 10 horas (sem mais informações) 4.325 mAh
Dimensões: 196.0 x 120.0 x 11.0 mm 198.5 x 120.0 x 10.5 mm
Peso: 305 g 340 g
Preço: 149 € (16 GB, Amazon, 04.07.2013) 249 € (16 GB, Amazon, 04.07.2013)

Resumo

Após o teste, minha impressão do Asus Memo Pad HD 7 foi mista. O aparelho é barato e encontrará seu público, especialmente pelo preço. Por outro lado, seu concorrente natural, o Nexus 7, tem a última versão do Android, uma bateria mais potente e um acabamento visivelmente melhor. Vantagens do Memo Pad são a câmera e a entrada microSD. Quem não precisa delas deve refletir se não compensa gastar um pouco mais e comprar um Nexus 7.

14 Compartilhado

1 comentário

Escreva um comentário:
  • Nas considerações finais vi o meu pensamento descrito em palavras. Estava na dúvida quanto a esse aparelho e o Nexus 7. Foi quando tive a oportunidade de por aos mãos em ambos. Nexus 7 ganhou de lavada! Não que o MemoPad seja ruim mas parece que o maior defeito dele é não ser tão bom quanto seu irmão mais velho 7. Quanto as "deficiências" (sem câmera, armazenamento, etc), posso dizer com root+cabo USB OTG+um pouco de conhecimento isso pode ser contornado.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi