O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 8 Compartilhado 1 comentário

Asus: evento de primeira, tablets de segunda

A Asus veio de malas cheias para a IFA, e apresentou de uma só vez toda uma linha composta por sete dispositivos, entre tablets, phablets e notebooks híbridos. A companhia taiwanesa não economizou para o lançamento da última geração de seus produtos - hotel de luxo, jantar no terraço e muita pompa. Eis as minhas impressões sobre os aparelhos e o evento de apresentação.

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
378 participantes
atalho1
O evento no terraço do Hotel de Rome, Berlim. / © AndroidPIT

Hotel de Rome, Berlim Mitte, 15:30 - Depois do shuttle VIP, fomos recebidos por um Relações Públicas da Asus no lobby do hotel com champanhe. Mais tarde, na coletiva de imprensa, o circo da mídia estava armado: altos-executivos da Asus apresentam os novos produtos com acrobacias verbais: “We transform your expectations of…” é o slogan constantemente repetido. A rede Wi-Fi quase não existe, e o mesmo infelizmente pode ser dito dos conhecimentos de inglês dos anfitriões da Asus. Usei a fantasia para tentar entender e esperei pelas informações por escrito no final.

atalho
A coletiva de imprensa da Asus. / © AndroidPIT

Em seguida veio a parte interessante, o contato direto com os aparelhos. A anarquia reinava e ninguém respeitava qualquer tipo de fila. Bloggers e jornalistas tentam usar o pouco tempo disponível para gravar vídeos hands on, fazer entrevistas curtas e escrever artigos no onipresente Mac Book Air. Aqui estão os três aparelhos mais importantes na minha opinião.

Fonepad Note 6

atalho
O Asus Fonepad Note 6: a alternativa barata ao Galaxy Note com tela de 6 polegadas e caneta Stylus pouco confortável. / © Asus

Aqui a Asus tentou fazer uma expécie de Galaxy Note - infelizmente não parece tão nobre quanto o modelo. Seu material de plástico contribui para essa impressão, bem como sua espessura. Elemento peculiar de design é o alto-falante frontal, inspirado provavelmente no HTC One. O dispositivo vem com uma Stylus sem ponta macia, e a todo momento tive a sensação de estar arranhando a tela. Boa notícia é o sistema, que funciona sem engasgos, e naturalmente o preço, que deve ficar bem longe das somas atingidas pelo Galaxy Note. Pode-se cogitar o Fonepad Note 6 , portanto, como alternativa mais barata.

Fonepad 7

atalho
O Asus Fonepad 7. / © Asus

Como o restante dos tablets da Asus, o Fonepad 7 é bem minimalista. O alto-falante visível e o design anguloso lembram o HTC One. Nesse aspecto, o Note 6 se aproxima mais do resto do portfólio. A parte traseira é arredondada e lisa nas laterais, e seu brilho o faz parecer barato. Notei que o Fonepad 7 roda de maneira mais fluida do que os outros dispositivos. Ele também é leve e agradável ao toque.

MeMo Pad 8

atalho
O MeMO Pad 8: um belo dispositivo, bem mais lento e com problemas de acabamento. / © Asus

Minha primeira impressão foi bastante positiva, porque ele de cara não me pareceu barato. Seu design me lembrou algo do novo Nexus 7, particularmente seus botões embutidos arredondados. Observando melhor pude notar que existe um espaço irregular entre o painel frontal e a caixa traseira, ou seja, o acabamento não é dos melhores. Tive a impressão de que com pouca força eu poderia abrir o dispositivo. O mesmo vale para o grande MeMo Pad 10. Este último dispositivo, além disso, chama a atenção por sua lentidão e engasgos.

  Fonepad Note 6 Fonepad 7 MeMo Pad 8
Tela 6 polegadas, 1920x1080 Pixels Super IPS+, 367 ppi 7 polegadas, 1.280 x 800 Pixels, IPS, 216 ppi 8 polegadas, 1.280 x 800 Pixels, IPS, 251 ppi
Processador Intel Atom, Dual-Core, 2 GHz Intel Atom, Dual-Core, 1,6 GHz Asus Quad-Core, 1,6 GHz
RAM/Memória 2 GB / 16 GB 1 GB / 16 GB 1 GB / 16 GB
Câmera 8 MP (traseira), 1,2 MP (frontal) 5 MP (traseira), 1,2 MP (frontal) 5 MP (traseira), 1,2 MP (frontal)
Conectividade Bluetooth 3.0, Micro-USB, Micro-SIM, GPS, Wi-Fi Bluetooth 3.0, Micro-USB, Micro-SIM, GPS, Wi-Fi Bluetooth 3.0, Micro-USB, Micro-SIM, GPS, Wi-Fi
Dimensões 164,8 x 88,8 x 10,3 mm 196,6 x 120,1 x 10,5 mm 212,4 x 127,4 x 9,95 mm
Peso 210 g 340 g 350 g
Bateria 3.200 mAh 3.950 mAh 3.950 mAh
Sistema Android 4.2. Jelly Bean Android 4.2 Jelly Bean Android 4.2. Jelly Bean

Conclusão

O que dizer? A fantástica atmosfera de luxo e exclusividade, além da excelente comida não conseguiram desviar as atenções, e a mediocridade dos dispositivos estava como um elefante na sala de estar. É muito bom haver alternativas mais baratas no mercado para os tablets de ponta - e trata-se aqui exatamente dessas alternativas - mas eles não possuem um perfil marcante ou um ponto forte que sirva de argumento para compra. Assim será difícil para a Asus se estabelecer no mercado altamente competitivo dos tablets. Nenhuma festa de luxo pode ajudar neste ponto.

1 comentário

Escreva um comentário:
8 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi