O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
173 Compartilhados 16 Comentários

ASUS Zenfone Selfie: dicas de uso para tirar o máximo proveito de seu novo dispositivo!

A Asus lançou o Zenfone Selfie com a proposta de concorrer com outros dispositivos que possuem câmeras frontais destinadas a autorretratos, como o Sony Xperia C4 e o Huawei Ascend P7. O dispositivo da empresa taiwanesa vem embarcado de fábrica com a interface do usuário Zen UI que, por sua vez, é recheada de recursos e aplicativos exclusivos. Neste artigo você encontrará as melhores dicas de uso para tirar o máximo proveito do Zenfone Selfie. Confira nossas dicas a seguir. 

Escolha quais aplicativos serão carregados com o sistema

A Zen UI é uma interface muito útil e prática, mas pode atrapalhar um pouco a autonomia de bateria do dispositivo devido aos seus inúmeros recursos. Só para se ter ideia, a interface da Asus acompanha três navegadores de internet pré-instalados (Chrome, Navegador da Asus e Puffin Browser), além de dois tocadores de música e clientes de SMS. Um dos meus aplicativos favoritos da Zen UI é o Gerenciador de Auto-início, que a Asus envia pré-instalado no dispositivo e separado na pasta "Asus" colocada na home principal.

Seu uso é muito simples: basta negar o acesso à aplicativos menos úteis para você que, consequentemente, não serão pré-carregados quando o dispositivo estiver sendo ligado ou reiniciado. Marcando a opção "mostrar todos os aplicativos" (imagem abaixo) mais opções estarão disponíveis para configuração, incluindo serviços do Google.

gerenciadordeautoinicio
Configure os aplicativos iniciados com o sistema. / © ANDROIDPIT

Defina os aplicativos que podem ser atualizados em tempo real

O gerenciador de energia da Zen UI ganhou um recurso muito interessante em sua última atualização. Agora, é possível definir quais aplicativos podem receber informações e serem tauxiados em tempo real. Essa função, além de economizar mais energia, evita que mais dados de internet sejam consumidos. Os aplicativos marcados como "desligados" param de receber informações em segundo plano ou quando em multitarefa.

Para configurar essa função abra o Economizador de Energia na bandeja de aplicativos, e seguida o seguinte caminho:  Modos de bateria> Modo de economia inteligente (clique na engrenagem) > Estender espera, clique em "selecione os aplicativos para atualizar em tempo real" e desligue aqueles que não sejam úteis para você. 

estenderesperazenfoneselfie
Economize energia desativando aplicativos em tempo real. / © ANDROIDPIT

Novos modos para a câmera traseira e frontal

As câmeras traseira e frontal do Zenfone Selfie possuem respectivamente 13 megapixels. Nos últimos dias, o software passou por uma atualização e ganhou algumas funcionalidades interessantes, como a câmera lenta e a data em imagens. Confira abaixo como encontrar os novos modos na câmera do dispositivo:

Carimbo de hora

Essa opção trás um ar vintage para as imagens capturadas com a câmera do Zenfone Selfie. Uma legenda em amarelo adiciona informações sobre a data em que a imagem foi capturada. Esse recurso pode ser útil para usuários que não separam suas fotos por álbuns ou não utilizam a geolocalização para marcar suas fotos em ordem cronológica. Para acessar a função basta clicar no ícone de engrenagem da câmera do Zenfone Selfie e marcar a opção "carimbo de hora".

cameracarimbozenfoneselfie
Adicione um carimbo de data em suas fotos. / © ANDROIDPIT

Câmera lenta

Essa opção não estava presente no Zenfone Selfie quando o dispositivo foi lançado, mas chegou com a última atualização que o software da câmera recebeu. Essa função filma o vídeo na qualidade determinada pelo usuário e, após o processamento da imagem, exibe a filmagem em velocidade lenta. A câmera lenta pode ser encontrada entre os modos de imagem do Zenfone Selfie.

cameralentazenfoneselfie
Recurso de câmera lenta do Zenfone Selfie.  / © ANDROIDPIT

Personalize os atalhos rápidos do sistema

Os talhos rápidos da barra de acesso rápido ajudam todos os usuários a executar tarefas mais rapidamente. No Zenfone Selfie eles podem ser personalizados de acordo com cada uso e, inclusive, ajuda o usuário a adicionar apenas funções que sejam interessantes para o seu cotidiano, como o modo luva, que aumenta a sensibilidade da tela. Para configurar os atalhos rápidos vá até as Configurações do sistema> Configuração personalizada Asus> Opções de configurações rápidas.

configuracoesrapidaszenfoneselfie
Atalhos rápidos para a barra do sistema. / © ANDROIDPIT

Troque a fonte do sistema

O Asus Launcher agora oferece suporte para mudança de fontes, assim suas cores e tamanhos. Para encontrar o novo recurso é bem simples: pressione e segure por alguns minutos a tela inicial do sistema até as opções de personalização do launcher sejam exibidas, selecione "mais" e clique sobre "fontes do lançador". Será exibido um painel que permitirá a mudança das cores dos rótulos de aplicativos, tamanho personalizado das fontes do sistema e estilo de fonte.

fontepadraozenfoneselfie
Mude as fontes e cores do sistema. / © ANDROIDPIT

Dica extra: no mesmo painel de de personalização existem novos efeitos para transição de telas em "efeitos de rolagem", e novos temas e pacotes de ícones exclusivos para o Zenfone Selfie em "pacote de ícones" e "temas". Divirta-se!

E aí, qual recurso da Zen UI e do Zenfone Selfie você achou mais interessante?

 

Nota do editor: Alguns recursos apresentados neste artigo são compatíveis com outros dispositivos Zenfone, desde a versão do ASUS Launcher seja a 1.4.2.16_150917 ou posterior.

16 Comentários

Escreva um comentário:
  • motorola ja era. so lamento quem tem aparelhos dele. Lenovo é vida <3 e Asus tambem

  • Eu nao to.gostando nao. Muito grande e comprei só por causa das fotos e videos mas ele nao aguenta. Logo trava e da erro. Nao consigo faze fotos e videos e as vezes nem snapchat.

  • Tenho visto os posts sobre o Zenfone Selfie e uma coisa que digo aqui com toda a certeza do mundo: Se vc estiver aqui para ler comentários que falem algo sobre o aparelho, favor descartar TUDO o que o usuário vitor disser. O cara só tá aqui pra falar mal da marca Asus e seus comentários são simplesmente ridículos... Repetindo: Desprezem os comentários desse pobre coitado que pelo que vi até agora é só mais um baba ovo da Motorola e não soma nada ao fórum... Se fosse possível eu seria até mesmo a favor de um banimento mas como não é (pelo menos creio que não), descartem os comentários do mesmo... Boa semana a todos!

  • melhor dica é não comprar esse aparelho horroroso kkkkk

    sou bem mais o quantum GO

    • Me explica no que ele é feio? Não vou mentir, essa câmera frontal é do tamanho da câmera de um Galaxy Y, mas ele tem 3 capinhas diferentes, na frente o desing metalizado na parte de baixo e os botões atrás deixam ele lindo. Na minha opinião sem mimimi

    • Vitor, vc não sabe o que está dizendo... kkkkkk o smartphone é perfeito! Bateria é muito boa, sou usuária frenética, fico o dia inteiro conectada a internet. Câmera nem se fala, de todos os smartphones é a melhor, sem dúvidas. A Asus sempre investe nesse quesito. Processamento, é desde o zenfone 5, que eu também já tive, não trava em momento algum, é ótimo. Portanto meu caro, antes de chamar o Zenfone Selfie de horroroso, tenha um. ;-)

  • moto x play ou zenfone selfie ?

    • sou mais o x play pela autonomia de bateria e atualizações rapidas, esse zéfone é feio de doer

      • Comentários típicos de leigos, não sabe falar fique simplesmente quieto. O xPlay é o pior projeto da antiga Motorola. Se gosta de outro vai lá e compre. Gosto é pessoal, agora tecnicamente o Zenfone Selfie deixa muitos iPhones no chinelo.

    • Depende. Se quer um smartphone pra tirar Selfie vai de Zenfone. Se quiser pra bateria, vai de moto X play. Se o negócio é desempenho, tela ou memória, ambos são iguais. Eu sou mais o Zenfone, inclusive vou comprar ele semana que vem. Não sou chegado em Android puro, quero algo mais personalizado, alem do que o zenfone sem instalar nada já tem vários walpapers e temas pra deixa-lo mais ou menos igual o Android puro. Caso seja problema só ir na Play Store e baixar o Google Now Launcher

    • Igoor, eu tenho o zenfone selfie, comprei a um mês. O aparelho é excelente! A Asus pecou muito quando lançou o zenfone 5, pois não investiu na bateria. Ela não suportava o processamento do aparelho, mas agora com a chegada da nova linha Zenfone, seja o 2, Selfie, Lazer, todos são bons. Câmera perfeita, ótimo desempenho como sempre, bateria para usar tranquilamente o dia inteiro, mesmo conectado a internet. As pessoas tem falado muito bem do motox play, até pensei em pegá-lo, mas não me arrependi em momento algum de ter adquirido o zenfone selfie, e tenho certeza que vc também não irá se arrepender.

  • se a asus lançar um google play edition ou algum com o Android quase puro ou garantir atualizações rápidas, adeus motorola.

  • A câmera frontal registra vídeo em câmera lenta?
    CE é loco!

  • Esse apareio é du baraio, Moto-rola que não abra o olho !!!!

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi