O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
240 Compartilhado 77 Comentários

Review do Zenfone Selfie: a melhor câmera frontal do momento!

A câmera frontal está deixando de ser um elemento secundário e, em alguns casos, está ganhando o papel de destaque em alguns smartphones da atualidade. Prova disso é o Zenfone Selfie, que apresenta uma câmera frontal de 13MP com flash de LED duplo e diversos modos e recursos para edição. O dispositivo foi colocado no mercado como uma opção mais econômica ao Zenfone 2, mas com a vantagem de oferecer um sensor frontal interessante para autorretratos. Passamos duas semanas com o dispositivo e neste artigo você confere nossa análise completa sobre o Zenfone Selfie, a melhor câmera frontal que já testamos até o momento.

Avaliação

Prós

  • Tela
  • Câmera frontal
  • Bateria

Contras

  • Interface
  • Dimensões

Asus ZenFone Selfie – Data de lançamento e preço

O Zenfone Selfie foi anunciado em agosto no Brasil, em conjunto com o lançamento oficial do Zenfone 2 e Zenfone 2 Laser. O dispositivo está disponível para compra pelo preço sugerido de R$ 1.299,00  com exclusividade na Loja da Asus. O modelo é comercializado nas cores rosa, verde, prata, vermelha e dourada, com memória interna de 32GB por padrão.

Asus ZenFone Selfie – Desenho & Qualidade de Construção

Com relação ao design, o Zenfone Selfie lembra bastante todos os recentes modelos que a Asus trouxe para o Brasil, exceto pela textura no acabamento traseiro. Os botões de volume estão concentrados na parte traseira do dispositivo, assim como o LG G4. Acima, temos a câmera traseira de 13MP acompanhada por um flash de LED dual-tone no lado direito, e um flash de foco por laser do lado esquerdo. O botão de energia foi colocado no topo do dispositivo e longe dos botões de volume, tornando o manuseio como um todo um pouco desconfortável.

Particularmente, acredito que quanto maior o dispositivo, mais próximo das mãos do usuário deveria estar localizado o botão de energia, como posicionado nas laterais ou no canto superior. Felizmente, o Zenfone Selfie pode ser desbloqueado com dois toques na tela, como a Sony e a LG oferecem com o "Knock On" ou o "toque para acordar". Essa função vem definida como padrão no dispositivo, então basta dar dois toques na superfície da tela para acioná-la ou bloquear o dispositivo.

detalhestraseirozenfoneselfie
Botões físicos do Zenfone Selfie. / © ANDROIDPIT

A parte superior abriga uma entrada no padrão P2 para fones de ouvido, além de um microfone para redução de ruídos durante filmagens. A pegada com o dispositivo é confortável, embora suas dimensões sejam um pouco exageradas. O modelo é maior do que o Zenfone 5 e o Zenfone 2, por exemplo, embora tenha o mesmo tamanho de tela desse último mencionado. Claro que o sensor frontal, o flash de LED duplo e o separe posicionado verticalmente ocupam bastante espaço na parte frontal do dispositivo, contudo, para as próximas gerações da linha Zenfone a Asus poderia considerar incluir os botões capacitados como virtuais no sistema. 

compzenfoneselfieedemais
Comparativo de tamanhos: Zenfone 5 (esquerda), Zenfone 2 (centro) e Zenfone Selfie (direita). / © ANDROIDPIT

A parte frontal do Zenfone Selfie abriga três botões capacitivos sem retroiluminação e uma placa em alumínio anodizado com reflexos circulares, assim como os todos os modelos da atual linha Zenfone. Os botões receberam um contorno em prata que facilita a visualização em ambiente menos iluminados. 

telafullhdzenfoneselfie
Parte frontal do Zenfone Selfie e botões com contorno em prata na parte inferior. / © ANDROIDPIT

A tampa traseira pode ser removível, permitindo acesso à bateria e as entradas para cartões microSD e chip-SIM. O acabamento escolhido pela Asus é o plástico policarbonato rígido, menos emborrachado que o Zenfone 5, por exemplo, mas ainda sim confortável de se manusear. 

O alto-falante do dispositivo é mono e está localizado na parte traseira, contribuindo um pouco para que o som não seja abafado durante a execução de videos e jogos na horizontal. No rodapé inferior do dispositivo temos uma entrada micro USB e um microfone para ligações ao lado esquerdo.

speakerzenfoneselfie
Saída de áudio mono e micro USB do Zenfone Selfie. / © ANDROIDPIT

Não existem muitos aspectos exclusivos no design ou acabamento do Zenfone Selfie. O modelo é bem aderente e confortável para segurá-lo com apenas uma mão, mas seu manuseio exige o uso das duas mãos devido às suas dimensões um pouco exageradas. Mesmo sendo um dispositivo grande, a parte traseira ligeiramente côncava contribui para o transporte do dispositivo no bolso da calça, por exemplo.

Asus ZenFone Selfie – Tela

O Zenfone Selfie possui tela de 5,5 polegadas com resolução FullHD (1920 x 1080 - 403 ppi). O painel utilizado pela Asus é o LCD com tecnologia IPS para reforçar os ângulos de visão. A tela do dispositivo é bem definida, mas suas cores me chamaram atenção durante o meu uso: o brilho e a saturação.

O brilho da tela é excelente em ambientes fechados, como dentro de casa ou em shopping centers, mas experimente levar o Zenfone Selfie para lugares com iluminação natural para ver a tela do dispositivo ficar ilegível. Esse problema é característico de telas LCD, mas em comparação direta com o Zenfone 5 e o Zenfone 2, por exemplo, pude notar que a intensidade de brilho do Zenfone Selfie está abaixo da média.

detalhefrontalzenfoneselfie
Tela FullHD do Zenfone Selfie. / © ANDROIDPIT

As cores do dispositivo também me chamaram a atenção por serem mais intensas e melhor calibradas do que as do Zenfone 2, por exemplo. Fiquei muito satisfeito com a saturação do painel, que não é muito intensa e nem perde em pigmentação de cores. O assistente Splendid realiza a calibração do display com alguns modos pré-definidos (vívido, usuário e natural), além de oferecer uma opção manual para ajuste de temperatura e intensidade das cores.

A tela do Zenfone Selfie é revestida por Gorilla Glass 4, da Corning, que reforça a resistência do painel contra riscos e arranhões. A resposta do painel é excelente, sem atrasos durante a operação do sistema e execução de tarefas.

zenfoneselfieimageteaser
Tela do Zenfone Selfie possui proteção Gorilla Glass 3. / © ANDROIDPIT

Asus ZenFone Selfie – Características Especiais

ZenMotion

O toque duplo para despertar a tela não é o único recurso voltado para usabilidade do dispositivo implementado pela Asus no Zenfone Selfie. O ZenMotion torna a operação do sistema mais fácil para os usuários que desejam manuseá-lo com apenas uma mão. Ao clicar duas vezes sobre o botão capacitivo "home" a tela do dispositivo é diminuída para a resolução HD e pode ser movida para qualquer parte do painel, tornando o manuseio do software mais dinâmico.

zenmotionresolucaozenfoneselfie
Redimensionamento de tela do ZenMotion. / © ANDROIDPIT

Entretanto, essa não é a principal função da seção ZenMotion, visto que as que mais me chamaram a atenção foram os comandos de gesto quando a tela do dispositivo está apagada. O software da Asus oferece alguns comandos que podem ser desenhados na tela do dispositivo quando suspensa, como a letra S para acessar à câmera ou W para abrir o navegador de internet, algo parecido com os comando de pular faixas de músicas do OnePlus 2.

Todos os comando foram executados imediatamente quando desenhados na tela do dispositivo, mesmo com o código de bloqueio ativo. Neste caso, quando existe um código de bloqueio, o usuário poderá utilizar o aplicativo acionado pelo ZenMotion, mas ao tentar sair dele a tela de bloqueio é exibida novamente. O ZenMotion é uma opção interessante e, diga-se de passagem, mais discreta do que chacoalhar o dispositivo para acionar a câmera ou a lanterna, como vemos com o Motorola Moto G 2015 e o Moto X Style.

zenmotiontoquestelazenfoneselfie
Configurações do ZenMotion. / © ANDROIDPIT

Asus ZenFone Selfie – Software

O dispositivo sai de fábrica rodando com o Android Lollipop 5.0.2 e a interface do usuário Zen UI, que está mais sobrecarregada do que nunca. Digo isso porque o software da Asus acompanha 67 aplicativos pré-instalados de fábrica (14 do Google), entre demos de jogos, dois navegadores de internet, utilitários da Asus e aplicativos de empresas parceiras.

Muitos aplicativos inseridos na bandeja de apps são configurações do sistema que aparecem como ícones avulsos, como um atalho para configurar a capa cover da Asus e outro para um papel de parede animado que simula blocos de gelos flutuantes (!).

interfacezenuizenfoneselfie
Interface Zen Ui do Zenfone Selfie. / © ANDROIDPIT

Algo que me chamou bastante atenção foi a ausência de aplicativos na guia "instalados", enquanto alguns aparecem apenas na guia "todos", como por exemplo: se você acessar a bandeja de apps notará que existe uma aplicativo da Gameloft chamado 50+ Jogo!, mas ele não aparece listado como aplicativo instalado, embora você possa encontrá-lo na guia "todos". O controverso disso é que esse app da Gameloft, por exemplo, pode ser removido completamente do telefone, enquanto o aplicativo Klinde da Amazon (que aparece na guia instalados) pode ser apenas desativado.

Os recursos presentes na Zen UI são os mesmos para todos os modelos atuais da Asus, desde estejam rodando a versão mais atual do Asus Launcher (1.4.2.16_150917). Um dos meus aplicativos favoritos é o Gerenciador de Auto-início, que permite ao usuário selecionar os aplicativos que podem ser carregados durante a inicialização do sistema. Esse gerenciador exibe informações pertinentes, que podem contribuir na economia de energia do aparelho.

Asus ZenFone Selfie – Performance

O Zenfone Selfie é o primeiro dispositivo da Asus com processador da Qualcomm a chegar no Brasil. O dispositivo é embalado pelo processador Snapdragon 615 de oito núcleos Cortex A53 (quad-core + quad-core de 1,7 GHz), com 3GB de memória RAM. A GPU que equipa o modelo é a Adreno 405, capaz de rodar qualquer jogo disponível na Play Store com gráficos em alta, como o Asphalt 8 e o NFS: Most Wanted. O conjunto de processamento do Zenfone Selfie é equivalente ao de concorrentes na mesma faixa de preço, como o Moto X Play e o Sony Xperia M4 Aqua.

Essa quantidade de memória RAM é essencial para rodar a Zen UI de maneira fluida, visto que a interface da Asus possui bastante recursos proprietários. Não notei nenhuma queda de frames durante a executando de jogos ou congelamentos em animações do sistema. Essa configuração é suficiente para rodar o sistema sem problemas e, diga-se de passagem, o Zenfone Selfie está pronto para receber o Android 6.0 Marshmallow.

Asus ZenFone Selfie – Câmera

Chegamos no ápice do Zenfone Selfie: suas câmeras. O sensor frontal do dispositivo possui 13 MP, acompanhado por um flash de LED com dois tons de luz. O sensor traseiro mantém todas as características do sensor frontal, com a vantagem de possuir um flash de laser que realiza o foco das imagens com mais precisão e velocidade. O software de câmera da Asus é muito completo, com 17 modos para captura de imagens e 10 efeitos de customização em tempo real.

O modo manual da Asus oferece todos os controles necessários para os usuários mais ou menos experiêntes, como controle de ISO (2 -1000), controle de exposição (-2 até +2), temperatura (1.200k até 6.500k) e foco (macro, manual ou foco com bloqueio de AF). Com o uso do modo manual as configurações do software da câmera ficam mais completas, com opções para ajuste de ruídos, nitidez, luz de fundo, saturação e aprimoramentos de imagens. Esse modo permite que a resolução total da câmera seja explorada, embora a Asus mande por padrão a resolução máxima de 13MP (4:3) ativada. Ambos os flash podem ser utilizados como lanternas, além de automático, sempre ativo ou desativado.

frontaldetalhezenfoneselfie
Flash frontal utilizado como lanterna. / © ANDROIDPIT

A câmera frontal é programada para ser ativada com o modo embelezar automaticamente e, por sinal, esse modo é um dos mais completos que já testei e um dos menos agressivos. É possível ajustar o tamanho dos olhos, afinar o rosto e definir o grau de embelezamento, ou seja, isso evitará que você fique parecendo um boneco(a) de cera. O nível de embelezamento unido à nitidez da câmera mantém o tom da pele e os detalhes da face bem definidos, como cabelo, barba, sobrancelha e cílios. Para as meninas existe uma opção de maquiagem, que aplica um blush nas bochechas em 6 tons diferentes.

efeitoscamerafrontalzenfoneselfie
Modos e feitos da câmera frontal do Zenfone Selfie. / © ANDROIDPIT

As imagens obtidas com o sensor frontal são excelentes, com o uso do flash o tom de pele pode ficar um pouco mais amarelado, embora esse efeito seja menos agressivo do que em flashs convencionais. O sensor traseiro captura imagens com resultados satisfatórios, com boas cores e nitidez pouco pronunciada. A resolução máxima de ambos os sensores é de 4096 x 3072 na proporção 4:3. Confira abaixo o resultado dos meus testes com a câmera do dispositivo. 

Quanto o flash frontal fica ativo por muito tempo como lanterna é possível notar um leve aquecimento na parte traseira próxima da localidade do sensor. Quando a câmera frontal é utilizada por muito tempo, a parte superior do dispositivo aquece consideravelmente e, quando é realizada alguma ligação, esse calor se propaga ainda mais e pode incomodar o usuário que estará utilizando o speaker superior do dispositivo que fica posicionado ao lado desse sensor.

Asus ZenFone Selfie – Bateria

O dispositivo possui uma bateria de 3.000 mAh no padrão Asus, ou seja, suficiente para chegar ao final do dia em uso moderado. Não notei nenhum tipo de aquecimento enquanto rodava jogos ou utilizando o sensor traseiro do Zenfone Selfie. O modelo oferece suporte para dois chips-SIM no padrão micro, com frequência 4G para um único slot ou 2G/3G em ambos. O uso do LTE com frequência é um dos principais vilões para a bateria do Zenfone Selfie, visto que os recursos da interface exigem mais dados para funcionar e serem exibidos no tamanho de tela e resolução do dispositivo. Abaixo estando alguns números que consegui com o Zenfone Selfie.

  • Netfix e YouTube conectado ao Chromecast em Wi-Fi: 6:30 de autonomia
  • Facebook, Instagram, WhatsApp e e-mail pelo Wi-FI: 8:40 de automonia aproximadamente
  • Usando as mesmas funções citadas acima com o 4G: 7:25 de autonomia aproximadamente

Para os interessados, a tampa traseira permite acesso à bateria do dispositivo que, por sua vez, pode ser removida pelo usuário. Não acho essa característica importante ou fundamental em um aparelho, visto que a troca da bateria é recomendada apenas por outra que tenha a mesma entrada e saída de energia, caso o contrário, a substituição indevida pode ocasionar danos ao dispositivo.

bateriazenfoneselfie
Bateria removível do Zenfone Selfie. / © ANDROIDPIT

Asus ZenFone Selfie – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Modelo:
    • ZD551KL
    • Fabricante:
    • Asus
    • Dimensões:
    • 156,5 x 77,2 x 10,8 mm
    • Peso:
    • 170 g
    • Tamanho da bateria:
    • 3000 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5,5 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (401 ppi)
    • Câmera frontal
    • 13 megapixels
    • Câmera traseira
    • 13 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 5.0 - Lollipop
    • RAM:
    • 2 GB
      3 GB
    • Memória interna:
    • 16 GB
      32 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 615
    • Número de núcleos:
    • 8
    • Velocidade máx.
    • 1 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, Bluetooth 4.0

Veredito Final

O Zenfone Selfie é um dispositivo com performance satisfatória, recursos de software bons e outros duvidosos, além de um sensor frontal excepcional. O armazenamento interno de 32GB com opção de expansão até 64 GB é um grande atrativo, visto que esse espaço é suficiente para armazenar todas as selfies, vídeos e imagens capturadas com ambas as câmeras de 13 MP. Nos contras temos a interface Zen UI, que está precisando de uma remodelagem e uma nova abordagem para com os usuários, algo como é feito pela Motorola, com menos blotwares e opção para desinstalação completa de aplicativos que possam ser menos interessantes. O tamanho do dispositivo também deixa um pouco a desejar, passando a sensação de que a empresa taiwanesa não se esforçou muito nesse aspecto.

O preço sugerido de R$ 1.299 coloca o Zenfone Selfie em uma posição muito confortável, não apenas pelas especificações e custo/benefício entregue pelo modelo, mas pelo fato do dispositivo da Asus ter como concorrente apenas o Moto X Play que, por sua vez, não oferece a mesma gama de recursos destinados à selfies. A moda das selfies é algo globalmente forte e, consequentemente, ter um dispositivo destinado a esse público foi uma ótima sacada da Asus, visto que os recursos implementados para autorretratos são ótimos, bem como a qualidade do sensor e as opções de customização. 

E aí, qual é a sua opinião sobre o Zenfone Selfie?

 

240 Compartilhado

77 Comentários

Escreva um comentário:
  • O dispositivo é bem interessante, so não meu agradei muito do tamanho da tela, 5,5 polegadas.

  • Uma amiga minha comprou esse Selfie e chegou hoje, ela tava reclamando tanto do telefone que fui na casa dela ver com meus próprios olhos.. A câmera dele não é isso tudo que falam nem de longe, ela é apenas "boa", tenho um Note 4 e tiramos várias fotos do mesmo lugar e meu Note se saiu melhor até na câmera frontal. A câmera dele não tem um foco muito bom e tem granulação na imagem ao extremo durante a noite. Nem o flash ajuda muito.. Pode ser até boa durante o dia e tudo mais, mas a noite é um fiasco total.

  • Estou muito satisfeito com o meu zenfone 5

  • Vou comprar essa semana o/

  • Dúvida Muito Grande aqui, ZENFONE SELFIE ou MOTO X PLAY, e se tiver mais algum na faixa de preço me digam por favor,

  • Comprei um ontem e estou achando muito estranho pelo fato da ZenUI, pois estava acostumado com a simplicidade do MotoX2. Sempre tive preconceito com Android "impuro" se é que me entendem. Mas estou achando bem fluído o Zenfone Selfie, todavia eu ainda gostaria de fazer root nele e jogar uma room pura.
    Apesar de ser um ótimo aparelho, sinto que em breve vou vende-lo ou troca-lo por um moto x 2 de novo. rs

  • Alguém q tenha o Zenfone Selfie e use o APP Snapchat poderia me informar se tem bugs do tipo, foto com faixa verde do lado, ou no áudio dos videos. Sendo mais direta, o Snapchat funciona normalmente no Zenfone Selfie?

  • Galera que tem esse smartphone, por favor me respondam: ele aguenta um dia inteiro de sincronização e 3g+ ligado? Meu Zenfone 5 é um aparelho perfeito em tudo pra mim mas, a autonomia da bateria... enquanto ele dura de 8:30 às 15:00 com Internet ligada direto + sincronização, um moto e comigo dura o dia inteiro tendo o mesmo uso... alguém poderia me responder? Estou pensando em vender meu Zenfone 5 e comprar esse selfie!

    • Jeferson, eu tenho um desde o lançamento. Coloco carregar á noite. Saio às 7 para o trabalho e retorno às 19 horas com mais ou menos 30%-40% de bateria. Deixo o 4G ativado, mas fico a maior parte do tempo no Wi-fi. Não jogo, mas uso bastante Whatsapp, Instagran, Twitter, Navegador e E-mail. Deixei a sincronização automática para receber as notificações somente para agenda e Whatsapp, mas abro várias vezes ao dia os outros app´s. Deixo a tela em 40%, não no brilho automático. Pra mim é um ótimo celular, muito melhor que meu anterior Moto G 1Gen.

  • Camera frontal no snapchat fica fora de foco afs

  • Esqueceu de falar que ele vem com 3 gigas de Ram.
    Nossa ele bate o Moto x Play em tudo menos na bateria.

    • ooi, por um acaso você tem snapchat? Se tiver, poderia me informar se ele funciona bem, sem bugs nem nada, ao fazer vídeos ou mesmo na hora de tirar foto?

  • LG G3 ,Moto X play ou Zenfone selfie??

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi