O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
339 Compartilhados 52 Comentários

Nenhum comparativo de câmeras é fácil quando esses dois aparelhos estão envolvidos

Tive a sorte de estar ao mesmo tempo com dois smartphones que foram recém-lançados no mercado e que trazem câmeras de primeira linha. Estou me referindo ao Zenfone Zoom e ao Xperia Z5, dois modelos high-end que chegaram ao mercado com super câmeras. Claro, não poderia deixar de relatar a experiência que tive com ambos os dispositivos na hora de fazer fotos e mais fotos com ambos.

Não dava para esconder o jogo!

Não poderia deixar de escrever um artigo falando sobre minha experiência com as câmeras do Zenfone Zoom e do Xperia Z5. Principalmente sabendo que ambos os dispositivos são caros e almejam o mesmo mercado: usuários amadores de fotografia. Sendo assim, não poderia esconder o jogo de vocês, visto que eu era o dono temporário desses dois ótimos dispositivos.

Resolvi fazer este artigo contando como foi minha experiência de uso, principalmente com o software de câmera de ambos. Vou evitar os números que confundem e pré-julgam os modelos e focar apenas na experiência de uso.

Bom, vamos nessa!

Zenfone Zoom vs. Xperia Z5: Software e aplicativos de câmera

Começo pela parte mais alardeada por ambas as fabricantes desses aparelhos, a Sony e a Asus. Segundo elas, é possível fazer o impossível usando os aplicativos e modos de câmera que vem pré-instalados no software. Em alguns casos, essa afirmação é real, enquanto em outros momentos, esses apps mais atrapalham do que ajudam. Indo direto ao ponto alto: o modo HDR. Indiscutivelmente, essa opção funciona melhor no Zenfone Zoom do que no Xperia.

Outro ponto que me chamou atenção no dispositivo da Asus é o modo noturno - Pouca luz - que está presente em diversos aparelhos da marca. Ele faz bastante sentido no Zenfone Zoom, visto que este smartphone administra melhor as situações de baixa luminosidade. O Xperia Z5 tenta camuflar essa perda adicionando uma espécie de borrão na imagem.

O problema do pós-processamento agressivo do software de câmera da Sony não foi resolvido

Na verdade, esse é um problema do pós-processamento do software da Sony que, ao meu ver, é agressivo e prejudica a foto em muitas situações, principalmente naquelas que precisamos mais da câmera. HDR, fotos noturnas e modo de pouca luz, são melhores no Zenfone Zoom.

zenfonezoomfullll
Modo HDR: Xperia Z5 (esquerda) e Zenfone Zoom (direita) / © ANDROIDPIT

Quero ressaltar aqui que isso não é um problema se você que pensa em investir mais de 3 mil reais em um desses smartphones. Não deixe de comprar um ou outro por conta de um modo de câmera. É possível corrigir imperfeições usando editores de imagens, como esses que eu reuni nesta lista:

Zenfone Zoom vs. Xperia Z5: Usabilidade

Desde que o Xperia Z5 foi entregue a mim, a Sony liberou quatro atualizações para o sistema. Entre estes update, um estava relacionado ao software de câmera. Era necessário atualizá-lo, visto que a lentidão na hora de capturar a câmera incomodava um pouco. Pois bem, isso foi corrigido, o software está capturando as imagens mais rapidamente, embora seja necessário esperar alguns segundos para acessar a foto na galeria.

Ambos os softwares de câmera apresentam lentidões em alguns momentos

Porém, esse atraso do Xperia Z5 não pode ser comparado com o Zenfone Zoom, que é consideravelmente mais lento na captura e no prós-processamento até a liberação da imagem. Usar os modos de câmera do Zenfone Zoom requer um pouco de paciência, principalmente o chamado Super Resolução e o Pouca Luz. Já esperei quase um minuto em certa ocasião. 

Softwares problemáticos

Temos aqui dois software que contam com bons modos e uma variedade interessante de funções manuais, voltadas para aqueles que querem tirar máximo proveito de ambas as lentes. Entretanto, também estamos diante de dois softwares problemáticos, que entram em conflito por questões desconhecidas. O primeiro deles é a loucura do app de câmera do Xperia Z5, que encerra seu próprio processo em prol do resfriamento do telefone. Isso acontece quando ele fica acionado por muito tempo.

Por outro lado, o Zenfone Zoom não responde bem ao foco por toque na tela, visto que o software de câmera apresenta ligeiros atrasos na hora de detectar o comando do usuário e definir o objeto focado. Não é um problema muito sério, mas, dependendo da situação, você acaba perdendo alguma situação que deveria ser registrada com mais velocidade.

zenfonezoomfg
Foco por toque na tela: Xperia Z5 (esquerda) e Zenfone Zoom (direita) / © ANDROIDPIT

Aquecimentos

Não tenho muito o que reclamar do Zenfone Zoom. Talvez, devido aos materiais que compõem o dispositivo, leva muito tempo até o calor seja propagado e perceptível nas mãos. É possível utilizar o software por bastante tempo, sem maiores problemas.

Já com o Xperia Z5, temos uma situação um pouco diferente. Sim, ele aquece. Mas, esse aquecimento não é nada em comparação com o Xperia Z3+ quando foi lançado e antes de receber updates corretivos no sistema. Incomoda um pouco no bolso, após utilizar a câmera por alguns minutos é possível sentir o calor do aparelho. 

zenfonezoomsonyfull
Modo automático: Xperia Z5 (esquerda) e Zenfone Zoom (direita) / © ANDROIDPIT

Para o Xperia Z5 não aquecer, além de não ficar marcando bobeira com o app da câmera aberto, alguns truques no software eram necessários, como desativar o 4G, GPS e sincronização. Capturar enquanto o dispositivo está conectado ao carregador por muito tempo? Sem chances. 

Zenfone Zoom vs. Xperia Z5: Qual aparelho tem a melhor câmera?

Não irei entrar no mérito do zoom, visto que, comprovadamente, este é o grande triunfo do Zenfone Zoom. O smartphone da Asus é incomparável com qualquer outro modelo do mercado se tratando desta função. Você pode conferir a análise completa desse aparelho se estiver interessado em verificar o comportamento do seu zoom óptico.

Basicamente, em condições mais desfavorecidas de luz, o que o software do Xperia Z5 faz é transformar uma foto com zoom numa pintura de aquarela. Então, não vamos falar de zoom agora.

zenfonezoombackfinal
Câmera do Zenfone Zoom / © ANDROIDPIT

Afinal, qual smartphone deste comparativo foi o melhor durante meu testes? Bom, pelo conjunto da obra devo dizer que foi o Xperia Z5. O aparelho da Sony, embora deixe um pouco a desejar na saturação/coloração das imagens, consegue entregar fotos com maior nível de detalhamento. Essa percepção é confirmada quando as imagens feitas pelo Z5 são observadas através de um computador com as cores bem calibradas.

review xperia z5 PT traseira
Câmera do Xperia Z5 / © ANDROIDPIT

O Zenfone Zoom consegue trabalhar melhor com condições de luz diferentes, principalmente durante a noite. O ensaio de câmera do Zenfone Zoom foi feito à noite, durante um show da banda Coldplay, em São Paulo. Você pode acessá-lo clicando neste link

O Xperia Z5, por sua vez, foi meu companheiro de viagem e o utilizei durante uma viagem a Montevideo, no Uruguai, dando preferência para os ambientes mais claros. Este ensaio do Xperia Z5 pode ser conferido através deste link

Todas as imagens estão em alta-resolução, assim todos podem conferir em detalhes o trabalho feito pela câmera de ambos os aparelhos. Aguardo o comentário de vocês sobre os testes, ok?

Os comentários favoritos dos leitores

  • lucasssotero há 6 meses

    Não entendo o porquê de nessas comparações de câmera não citarem também o modo de gravação de vídeo(afinal, não se faz uma comparação desse tipo separadamente, então porque não avaliar o conjunto da obra?), visto que a estabilização óptica do Z5 é a uma das melhores do mercado, se não a melhor. Além disso acharia válido ser um comparativo entre todas as melhores do momento, e não só duas, porque quem é leigo e está procurando um smartphone com a melhor câmera pra ontem, vê esse artigo pensa que as lentes do zoom e a do Z5 são as melhores do mercado e ponto final, quando se tem outras como a do G4, G5, S7, etc, cada uma com seus prós e contras( as da linha G por exemplo não sofrem os problemas de software ou aquecimento citados na matéria, além de serem mais intuitivas)

52 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi