X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Atualização: ICQ Messenger agora com vídeo

Camila Rinaldi
0

É impossível que você ainda não tenha ouvido falar do ICQ Messenger. O aplicativo, que já existe desde 1996, é um “dinossauro” das novas formas de comunicação que propiciou a Internet. E é claro que a empresa, agora de propriedade russa, não poderia deixar de integrar o aplicativo à plataforma Android, mas com novidades como conversa de vídeo e compartilhamento de imagens. Se você quer saber mais sobre a performance do ICQ Messenger em smartphones, continue lendo o nosso review de hoje.

3 ★★★☆☆

Avaliação

Versão testada Versão atual
3.1.0 Varia de acordo com o dispositivo

Vídeo

Funções & Utilização

O ICQ Messenger sacudiu o mundo do chat instantâneo quando foi lançado e passou a ser um dos serviços do ramo mais populares de todos os tempos. Diz-se, ainda, que os jovens de Israel é que facilitaram o caminho para o desenvolvimento do que hoje virou uma febre: o chat instantâneo. Há quem afirme que o ICQ é o ancestral do Facebook. Pelo menos em termos de usuários, quase todo mundo tinha ICQ, como quase todo mundo tem, hoje em dia, uma conta no Facebook.

O AndroidPIT já publicou testes do ICQ em outras línguas há alguns anos. A conclusão dos nossos colegas gringos foi a de que ele chegou um pouco tarde para o ambiente dos dispositivos móveis. Porém, passados estes anos, uma nova versão para Android foi lançada (isso há pouco tempo) e nossa curiosidade ficou aguçada novamente: como é que anda a nova versão do ICQ?

O ICQ para Android é um programa de chat que vem recursos tais como os de notificações push, a opção de teclar com os contatos da sua lista, conversar usando vídeo e compartilhar imagens. Depende totalmente de você, se você quer rodá-lo através do ICQ do Gtalk, de um plugin do Facebook ou ainda através da integração do app a um número de telefone. Todas estas opções estão muito bem integradas na interface do usuário.

A versão anterior, por exemplo, não nos dava a opção de teclar utilizando os contatos listados no telefone e não temos qualquer dúvida de que foi por este fato que o WhatsApp suplantou facilmente o ICQ. Entretando, a atualização trouxe outras funções que podem deixar este concorrente a ver navios.

E por isso mesmo é que os desenvolvedores do ICQ resolveram criar um app (uma nova versão, claro) que apresenta vantagens aos seus usuários. Um fato a ser destacado é que o ICQ não gasta tanta bateria com os outros apps de chat. É claro que isso é relativo e totalmente dependente do quanto de mensagens o usuário recebe e o quanto ele interage com o referido app.

Existem, porém, algumas desvantagens das quais queremos falar. Por exemplo, não é possível evitar o uso da inicialização automática. Ao menos não fomos capazes de encontrar uma maneira de alterar esta configuração em nenhum dos quatro dispositivos que utilizamos para fazer nossos testes. E isso é fundamental, afinal, quem decide quando quer teclar ou não é você, usuário, e não ele, o App.

Em relação ao Facebook, algo estranho aconteceu. Se você for desinstalar o ICQ alguma vez e, com isso, desativar o plugin do Facebook, pode ocorrer que o recebimento de mensagens através do Facebook (quer dizer, a função de chat integrado) pare de funcionar. Talvez o problema esteja com o app do Facebook. De qualquer maneira, já deixamos a dica de que se você tiver problemas com o chat do Facebook depois da situação descrita acima, talvez seja interessante instalar e desinstalar o ICQ novamente. Já que estamos falando de Facebook, mais um fato: não é possível carregar o histórico do chat do Facebook a posteriori no ICQ.

O aplicativo também poderia se beneficiar de pequenas alterações, tal como um tipo de modo de espera ou ainda um posicionamento mais inteligente do botão de desconexão.

Conclusão

O ICQ Messenger é um aplicativo impressionante e, sem dúvida, um membro da elite dos Apps de chat instantâneo. Seu maior problema parece continuar a ser o pequeno atraso em se adaptar ao mercado de dispositivos móveis. Porém, não deixa de ser uma ótima opção para usuários que desejam combinar seus contatos do Facebook, do Gtalk e, ainda, os antigos contatos que tinha no ICQ clássico.

Tela & Controles

Os gráficos do ICQ Messenger são medianos, mas a interface do usuário é bastante familiar graças às cores típicas do ICQ. Quanto à utilização do app, alguns dos recursos que tornavam os controles mais fáceis desapareceram. Incluindo a opção de poder deslizar o dedo pelas abas individuais. Sem contar que não achamos que o app está bem adaptado para o design do Android 4.0 ICS. Um exemplo deste problema é que ao rodar o app em dispositivos como o X One, uma barra de cor negra aparece na parte inferior da tela, o que não fica nada bem.

Velocidade & Estabilidade

ICQ Messenger se ha ejecutado excepcionalmente bien en los cuatro dispositivos de prueba (HTC Desire, HTC Sensation. HTC One X y Samsung Galaxy Gio). Sin cuelgues, demoras o cierres forzosos.

Relação Preço/Desempenho

O ICQ Messenger para Android pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store.

Screenshots

Atualização: ICQ Messenger agora com vídeo Atualização: ICQ Messenger agora com vídeo Atualização: ICQ Messenger agora com vídeo Atualização: ICQ Messenger agora com vídeo Atualização: ICQ Messenger agora com vídeo

Apps semelhantes

Desenvolvedor

ICQ

ICQ – free chat with Facebook, GoogleTalk and phone contacts

Comentários

Escreva um comentário: