O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Escrito por:

Como fazer backup no Android: diga adeus às perdas de arquivos!

Escrito por: Bruno Salutes — há 2 meses

Você certamente já ouviu falar várias vezes do termo backup, embora muitos usuários não conheçam as possibilidades por trás desse procedimento. Com este guia, iremos esclarecer as principais dúvidas e indicar os melhores aplicativos para o backup do seu Android. Diga adeus às perdas de arquivos de uma vez por todas.

Pegue um atalho!

O que é um backup?

Um backup é manter a cópia de seus dados (SMS, aplicativos, contatos…) salvos em uma unidade adicional que os manterá protegidos contra perdas. É recomendado, por exemplo, que este procedimento seja feito antes da instalação de uma nova ROM ou qualquer outro processo que coloque as informações contidas no dispositivo em risco.

Cópia de segurança do Google

Não poderia começar por outra alternativa que não fosse o recurso nativo oferecido pelo Google. Nas Configurações do sistema Android é possível encontrar a opção Fazer backup e redefinir. Esta ferramenta permite realizar backup de dados, senhas de Wi-Fi e os dados de vários aplicativos. O backup é realizado diretamente na conta Google ativa no dispositivo.

backupandroid
Qualquer smartphone Android oferece a opção de backup e restauração. / © ANDROIDPIT

Aplicativos de backup Android

Na Play Store você irá encontrar muitos aplicativos que nos permitem fazer backup de nossos dados. Alguns aplicativos são mais específicos, por exemplo, e permitem fazer apenas backup de SMS ou outro item. O Easy Backup é um aplicativo gratuito que nos permite fazer backup de contatos, registros de chamadas, calendários e marcadores.

Como utilizar o Easy Backup

1. Faça o download do Easy Backup em seu dispositivo Android;

2. Ao abrir o aplicativo confirme a pergunta para realização de backup. Selecione “sim”;

3. Em seguida, você terá seus contatos copiados, SMS, MMS, registro de chamadas, calendários, favoritos e agenda de contatos. Você pode selecionar as opções de sua preferência.

easybackuppt
Escolha o que tiver que ser salvo.  © ANDROIDPIT

4. Em seguida, o aplicativo irá perguntar onde você deseja salvar seus dados;

5. Você pode selecionar algum serviço de armazenamento em nuvem ou alguma pasta em seu cartão de memória;

easybackup
Escolha o diretório aonde os arquivos serão guardados. / © ANDROIDPIT

6. O próximo passo será nomear seu arquivo. Por padrão o Easy Backup os mantêm em uma pasta que possui como título a data e horário em que o backup foi realizado;

easyback
Adicione um nome para a pasta de backup.  © ANDROIDPIT

7. Quando o processo for concluído, uma janela com as informações gerais dos dados transferidos aparecerá;

easy
Quantidade e tamanho total de arquivos salvos.  © ANDROIDPIT

8. Você também pode salvar os arquivos APKs que estejam disponíveis em seu dispositivo, mas não será possível salvar os dados contidos nesses aplicativos;

9. Para fazer isso, você terá que selecionar os aplicativos que deseja salvar;

easybackupp
Não é possível fazer backup de dados dos aplicativos, mas dos APKs sim. © ANDROIDPIT

10. Se você deseja restaurar seus aplicativos, deve clicar na aba “Restaurar”. A partir dessa opção será possível escolher o que será restaurado.  Contudo, o aplicativo irá solicitar um backup de seus SMS e definir o Easy Backup como aplicativo de mensagens padrão;

bbeasy
Para salvar APK é preciso definir o Easy Backup como mensageiro. / © ANDROIDPIT

11. O próximo passo é realizar o backup de arquivos que você deseja restaurar;

12. Para restaurar aplicativos você deve seguir outro procedimento. No menu principal, selecione “Aplicações Ferramentas” e clique na guia “Arquivo”;

13. Você irá visualizar a lista de APKs salvos. Basta selecionar quais você deseja restaurar e clicar em “Instalar”.

Easy Backup & Restore Install on Google Play

Como usar o Helium

O Helium é uma ótima ferramenta para fazer cópias de segurança sem precisar de acesso root. Com ele podemos fazer cópias de aplicativos e dados. Se algo acontecer com seu smartphone ou apenas você tenha adquirido outro, é possível restaurar todos os dados e aplicativos.

As cópias podem ser feitas na memória interna ou cartão microSD, com upgrade para a versão Premium que dispõe de um armazenamento para a nuvem exclusivo. Saiba como usá-lo a seguir:

  1. Instalar o Helium em seu PC e Android
  2. Instale o Helium em seu smartphone Android
  3. Instale o Helium em seu computador
  4. Conecte o smartphone ao PC através de um cabo USB
Helium1
Helium se conecta ao PC. / © ANDROIDPIT

5. É necessário que a depuração USB esteja ativada em seu dispositivo Android.

6. Você pode alterar o modo de conexão USB para PTP (modo de conexão da câmera).

7. Você deve permitir que o seu PC possa acessar seu dispositivo Android.

8. Quando a conexão é estabelecida com o PC, uma janela é exibida com um sinal verde confirmando a conexão entre os dispositivos.

helium check es
Quando essa mensagem aparecer em seu PC é porque tudo deu certo. / © ANDROIDPIT

9. Você deve visualizar a mesma confirmação em seu dispositivo Android. Agora você pode desconectar o seu smartphone do PC.

Nota do editor: Se você reiniciar seu dispositivo Android terá que reativar a conexão com o PC.

Helium - App Sync and Backup Install on Google Play

Faça backups do seu Android com o Helium

  1. No aplicativo Helium para Android você pode visualizar duas guias, “Copiar” e “Restauração e Sincronizar”. A primeira opção realiza o backup e a segunda restaura essas cópias.
  2. Para começar, vamos selecionar todos os aplicativos. Você só precisa clicar em “Selecionar” e todos aparecem marcados automaticamente.
Helium2
Escolha o que você quer copiar. / © ANDROIDPIT

3. Uma vez que você selecionou todas as aplicações, se você deseja realizar apenas backup de dados selecione a opção “apenas dados de aplicativos”. Você pode selecionar os aplicativos que deseja marcando-os através da listagem. 

4. Depois de realizar a seleção basta pressionar o botão “Copiar”, que fica ao lado dos ícones de seus aplicativos. Em seguida, você pode escolher o destino: memória interna, microSD e usuários Premium podem realizar o backup diretamente em uma conta do Google Drive ou Dropbox.

5. Na guia “Restauração e Sincronizar” você pode gerenciar sua conta na nuvem, e sincronizar com outros dispositivos.

6. Ao fazer o backup é possível criptografá-lo com uma senha e protegê-los contra alterações errôneas. Para restaurar dados criptografados é preciso utilizar a senha para confirmar o procedimento, portanto, trate de não esquecê-la.

Helium3
Você pode criptografar seus arquivos com senha. / © ANDROIDPIT

7. Para restaurar basta selecionar a aba “Restauração e Sincronizar”, onde você terá a cópia de segurança dos aplicativos e você deve selecionar o que deseja restaurar. Uma vez selecionados os aplicativos basta pressionar o botão “Restaurar”.

Nota do editor: Você também pode realizar esse procedimento em seu computador através do menu “Transferir para PC”, onde uma URL estará listada. Copie esse endereço e cole no seu navegador e você poderá salvar backups do seu smartphone Android em seu computador e restaurar a partir daí, sem ocupar espaço em seu smartphone ou microSD.

helium browser
Visualize seus arquivos no PC.  / © ANDROIDPIT

Backup de conversas do WhatsApp no Android

Você pode guardar conversas antigas e restaurá-las em um novo dispositivo. Para isso, use o seguinte procedimento:

Vá para Configurações > Configuração de conversas > Salvar conversas e habilitar essa opção.  Ao conectar seu dispositivo no PC você pode acessar os dados a partir da pasta WhatsApp > Banco de dados. Todos os backups são salvos com data e horário. Você pode copiar esses arquivos para o seu PC, para isso mantenha o WhatsApp fechado em seu dispositivo Android.

whatsappbackup
Backup de conversas do WhatsApp feito com sucesso!  / © ANDROIDPIT

Backup Android no PC para iniciantes

Conecte seu dispositivo Android através de um cabo USB em um PC ou notebook. Abra a unidade correspondente no gerenciador de dispositivos de seu PC, e posteriormente copie e cole os arquivos e pastas para o local desejado. Um bom truque é colocar a pasta onde este backup é realizado com a data que o mesmo foi realizado, por exemplo 21_1_2017, assim o sistema os manterá ordenados cronologicamente.

Conclusão

Você também pode realizar o backup manualmente. Ou seja, transferir seus dados mais importantes no cartão SD, inseri-lo em um PC ou notebook e colá-los. Este método é mais recomendado para música, vídeos e fotos.

E aí, qual dessas técnicas de backup você utiliza em seu dispositivo?


Este artigo foi produzido em colaboração com Luis Ortega do AndroidPIT.es

Formado em Web Design e Marketing de Relacionamento, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Atualmente morando em São Paulo está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.

Os comentários favoritos dos leitores

75 Comentários

Escreva um comentário:
  • Pra que eu tenho que salvar meus dados em nuvem se tenho PC, HDs portáteis e pendrives? Desse jeito tenho que voltar pra apple/itunes que faz backup automatico de Tudo, (tudo mesmo) incluindo desde aplicativos á configurações do aparelho, tudo dentro do seu pc. Fácil e sem burocracia e gambiarras. Fico decepcionado com a google e seu android. Tomar no cu!

    A parceria das fabricantes de smarts com as operadoras do mundo é forte e evidente. Exemplo disso é que tanto a função tv e rádio estão sendo eliminados dos smarts só para agradar as operadoras de esmarts que não gostam de ver a galera assistindo e ouvindo conteúdo audiovisual gratuitamente.

    Essa parada de ter que salvar obrigatoriamente o backup em uma nuvem como o google drive, drupbox, one drive etc é só pra consumir dados de internet (e também consumir nossa paciência). Se essa merda funciona em países de primeiro mundo, não venha empurrar essa merda para países fudidos onde a internet aqui é uma desgraça!

  • porque eu nunca vejo o pessoal incluindo o Google Fotos para backups automáticos e ilimitados de suas fotos no Google Drive?

  • O melhor app de backup que já usei foi o da LG. A restauração é perfeita.

  • O melhor para quem não tem roote é o Helium que salva os dados dos aplicativos. Mas infelizmente se for aplicativo de sistema ele não salva os dados.

  • "Você também pode salvar os arquivos APKs que estejam disponíveis em seu dispositivo, mas não será possível salvar os dados contidos nesses aplicativos".

    Tem como "backupear" alguns destes arquivos. Alguns aplicativos, além de ter o APK associado, possuem arquivos OBB. Para jogos muito pesados, por exemplo, estes dados ficam na pasta \Android\OBB. O mesmo vale pra outros apps, como o Microsoft Word. Nem todos os aplicativos instalados geram esse arquivo OBB. Se tiver, as pastas sempre começam com o nome "com.---", onde "-----" é a fabricante/nome do app. Dentro desta pasta fica o arquivo OBB, atrelado ao APK recuperado.

    Para reinstalar este app, depois de ter feito o backup, é simples: só colar esta pasta "com.---" dentro de \Android\OBB, instalar o APK e pronto!

    Infelizmente este arquivo OBB não guarda dados como configurações pessoais ou progresso salvo em jogos, apesar de ser o que faz o APK funcionar plenamente (como se fosse a alma do APK). Acredito que estes sejam alguns dos "dados contidos nesses aplicativos" que não podem ser recuperados.

    Existe algum app que consiga fazer este tipo de recuperação? Porque jogar as mais de 300 corridas de Asphalt 8 e perder este progresso não é brincadeira. Os carros são muuuito caros, e tem que jogar 99999 vezes a mesma corrida pra comprar um carro muito mais ou menos. Tudo bem que este jogo é a prova viva de que a vida é assim mesmo: tudo difícil no início, já que começamos sempre do baixo hehehehe maaas... Seria o melhor app de todos!!!!!! hehehehehehe

    • Primeiramente, já tentou verificar se determinado jogo não salva o progresso na nuvem através da sua conta da Google? Bons jogos vem tendo essa opção! Dá uma conferida nas opções!

      Segundamente, os saves não ficam no arquivo na pasta OBB, mas sim na pasta Data, q fica dentro da pasta Android tmb! Além de ficar em pastas individuais na memória do aparelho. Procura salvar todas as pastas dos jogos q te convém e após reiniciar o SO e reinstalar o jogo, copia a pasta de volta! (Eu faço isso, por exemplo, em Hungry Shark e Dream League Soccer. Faço mais por precaução mesmo, pois ambos tem o auto salvamento na nuvem q citei no tópico anterior).

      Terceiramente, tinha um programa antigamente chamado Backup Master ou algo do tipo, q diziam fazer o serviço! Tenta dar uma vasculhada nele aí e ver se atende as suas necessidades!

      Quartamente... Bom, é isso!
      Boa sorte!

  • Eu fui testar há algumas semanas o backup do TWRP. Fiz a copia de todo o sistema e quando precisei dele, eis que apareceu um erro no final da restauração, mas eu não liguei!!! Dei um reboot system e aparentemente tudo voltou como estava antes, mas o Wifi não funcionou de jeito nenhum. A restauração havia corrompido a pasta persist a qual eu havia marcado pra fazer o backup dela também. Acho que esse foi o meu erro fatal.
    Corri a rede a procura de uma solução e consegui resolver. Quem estiver passando pelo mesmo problema, eu até criei um tutorial aqui no Android Pit Brasil ensinando como deixar tudo normal. É bem fácil!!! O modelo em questão é um Moto G 2014 xt1069, mas deve funcionar em outros aparelhos da linha Moto.

    • A maneira para realização do backup completo dos dados é mesmo o TWRP. Utilizo esse tipo de backup para restauração dos dados sem nenhum problema.

  • meus backup é bem basicão, sincronismo com conta Gmail do smart e nuvem, isso me atende bem, já família e amigos estão pouco se lixando, só se preocupam quando já perderam, ai acham que existe algum jeito milagroso de recuperar tudo sem antes ter se preparado, e quando se dão conta que não, metem o pau no sistema dizendo que não preste, isso me dá nos nervos

  • Valeu pela matéria!

  • Backup nativo da MiUI >>> all

  • Espetacular matéria, toma mesmo!!

  • Exelente artigo, pode ser até descartável ao usuário avançado ou até para o intermediário, mas é muito útil para os iniciantes. Por isso seria interessante a sua divulgação, não suas críticas.

  • GoogleDrive, Mega, OneDrive, mandaram lembrança

  • Bruno Salutes
    • Admin
    • Equipe
    há 2 meses Link para o comentário

    Atualizamos o artigo com novos métodos e dicas para backups!

  • Só acho que o Google devia melhorar e muito sua opção nativa de backup.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi