O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 43 Compartilhado 23 Comentários

Bancos começam o bloqueio de compras na Play Store [Atualizado]

Desde o dia 30 de setembro, os bancos no Brasil começaram a bloquear compras em moedas estrangeiras com conversão imediata para reais. Hoje, ao tentar comprar um app na Play Store, tive a compra negada pela loja e pela operadora do cartão.

Screenshot 2013 10 08 19 41 18
Compra recusada sem motivo. / © AndroidPIT

Logo após tentar comprar o app com um cartão de crédito internacional (único modo de compra permitido na Play Store no Brasil), entrei em contato com a operadora do cartão e o motivo foi esclarecido: compras em moedas estrangeiras não podem ter conversão instantânea para reais, a compra deve ser na moeda local, e a conversão será feita de acordo com a cotação da data de fechamento da fatura.

De acordo com a MasterCard, é possível alterar o tipo de cobrança, nesse caso, o consumidor arca com a diferença para mais ou para menos de acordo com a cotação do dia; infelizmente, a atendente não soube explicar como realizar esse procedimento. O cartão usado foi um MasterCard do Banco do Brasil, mas existem relatos de que o Itaú, Bradesco e Santander também estão bloqueando compras.

Agora as compras terão de ser realizadas na moeda local, com o pagamento de IOF. Também é possível utilizar outros métodos de pagamento, como o Paypal, infelizmente a Play Store não me oferece essa possibilidade. Esse é um grande problema, já que impossibilita a compra de quaisquer apps da Play Store.

Alguém teve problemas com a compra de apps na Play Store? Conte nos comentários.

Atualizado em 11.10.2013, às 18h (horário de Brasilia) - Entramos em contato com o pessoal da Google Brasil pedindo um posicionamento sobre esta questão da moeda de compra na Google Play Store nacional, e esta foi a resposta que recebemos:

Devido a recentes mudanças na forma de processamento de alguns cartões de crédito brasileiros, o Google Play não pode mais realizar transações em Reais. Estamos fazendo este ajuste para minimizar o impacto destas mudanças no sistema dos cartões de crédito na sua experiência de compra no Google Play.

Apesar das compras não poderem mais ser realizadas em Reais, a mesma seleção de aplicativos e conteúdo digital continua disponível no Google Play para os usuários brasileiros. A maior parte dos cartões de crédito utilizados pelos usuários brasileiros continuará sendo aceita para a realização de compras no Google Play.

E fica a pergunta: e quem não faz parte desta "maior parte" de usuários com cartão aceito faz o quê?

23 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
43 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi