O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 9 Compartilhado 6 Comentários

Bike PoA: aluguel de bicicletas em Porto Alegre

Porto Alegre é uma das várias cidades que possuem um sistema de aluguel de bicicletas por apps. Durante as últimas semanas, testei o Bike PoA para Android para andar pelas poucas ciclovias da cidade. 

bikepoa
Uma das estações de aluguel de bicicletas./ © Prefeitura de Porto Alegre

Como funciona

O uso do app é extremamente simples:

  • baixe o aplicativo Bike PoA da Play Store;
  • faça seu cadastro (nome, nascimento, email, celular e senha);
  • após logar, é necessário comprar um "passe", ele pode ser mensal - R$ 10,00 - ou diário R$ 5,00; só é possível comprar com cartão de crédito pelo app;
  • ao selecionar o passe comprado, aparece uma tela para escolher a estação;
  • digite o número da estação e aparecerão as bicicletas disponíveis naquela estação;
  • escolha a sua e peça para liberá-la;
  • uma luz verde acenderá e você ouvirá o barulho da bicicleta sendo liberada da estação;
  • suba e comece seu passeio.
  • Na hora de devolver a bicicleta, apenas coloque-a na estação escolhida e certifique-se que está bem trancada.

Se tudo ocorrer bem, o processo é esse, simples e fluído. Entretanto, nem sempre as coisas funcionam como devem: algumas bicicletas estão com os pneus vazios, ou com o pedal quebrado, ou quaisquer outros problemas que podem impossibilitar o uso, por isso é sempre necessário verificar bem a bicicleta antes de retirá-la, também existe um número na placa de informações da estação para tirar dúvidas ou avisar de bicicletas estragadas. Além disso, algumas estações passam por manutenção, sem qualquer aviso prévio, então às vezes é necessário caminhas até a próxima para garantir a sua bike. Outro problema recorrente é na hora da retirada da bicicleta, depois de escolhê-la e confirmar a retirada, a luz verde acende, mas a bicicleta não destranca, sendo, então, necessário repetir todo o processo algumas vezes, ou trocar de bicicleta.

Tempo limite de uso

O passe diário dura 24h, e o mensal, 30 dias. As estações funcionam das 6h às 22h, todos os dias da semana. Cada viagem tem o limite de 1h ou seja, é preciso devolver a bicicleta em até 60min depois de tê-la retirado, além disso, entre a entrega de uma bicicleta e a retirada de outra, é necessário aguardar 15min. É possível devolver a bicicleta em qualquer estação, desde que dentro do período máximo; se estourado o prazo de 1h, serão cobrado 5 reais por hora extra. Para facilitar, o app tem um mapa com todas as estações da cidade: clicando na estação, é possível saber quantas bicicletas disponíveis estão lá e quantas vagas a estação possui: quando o ícone da estação estiver branco, ela está vazia, quando azul, cheia.

bikepoa app
O app do projeto SAMBA, da Mobilicidade! / © Bike POA

O Portal Mobilicidade é o criador do projeto SAMBA, que disponibiliza as estações alimentadas por energia solar e as bicicletas para prefeituras e empresas com intuito de instalar sistemas de aluguel. Hoje, o projeto está presente em 9 cidades do Brasil. Sistemas parecidos funcionam em diversas cidades do mundo.

Em Porto Alegre, o sistema foi inaugurado em setembro de 2012, mas demorou para crescer e tornar-se útil e relevante; a construção de ciclovias na cidade também ajudou a aumentar o uso das bicicletas de aluguel: hoje existem, na cidade, 39 estações, espalhadas apenas pelos bairros centrais, com 390 bicicletas disponíveis; há planos de expandir o sistema para a zona sul da cidade ainda esse ano.

Existem bicicletas para aluguel na sua cidade? O sistema funciona bem?

Fonte: Bike PoA

6 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi