O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
155 Compartilhado 59 Comentários

Review preliminar do Blackberry KEYone: o teclado físico permanece

A BlackBerry inaugurou os lançamentos no MWC 2017, em Barcelona. Tivemos a chance de testar o Blackberry KEYone durante o evento e aqui estão nossas primeiras impressões.

BlackBerry KEYone – Data de lançamento e preço

O BlackBerry KEYone estará disponível mundialmente a partir do segundo semestre de 2017 e terá preço igual ou inferior a 549 dólares. Contudo, como a BlackBerry não comercializa seus aparelhos por aqui, provavelmente para tê-lo só através de importação.

BlackBerry KEYone – Desenho & Qualidade de Construção

O KEYone é um smartphone projetado para os fãs BlackBerry. Este aparelho mostra o posicionamento claro BlackBerry no mercado: pessoas que preferem teclados físicos. De acordo com eles, a sensação que um teclado físico oferece é impossível de recriar com um teclado virtual, e alguns usuários não podem ficar sem esse recurso.

AndroidPIT BlackBerry KEYone keyboard
Blackberry e o famoso teclado QWERTY / © AndroidPIT

Em termos de design, o KEYone é um smartphone unibody composto por uma tela e um teclado QWERTY. Apesar do teclado, temos a sensação de ter nas mãos um dispositivo e é ainda menor do que a maioria dos smartphones de 5,5 polegadas (Google Pixel XL, iPhone 7 Plus, OnePlus 3T). Na tela, a BlackBerry mantém os botões capacitivos típicos dos smartphones Android.

Embora o chassis seja de alumínio, as teclas são de plástico e na parte de trás do celular temos um revestimento de plástico emborrachado com acabamento macio. O legal é ver que a fabricante posicionou o leitor de impressões digitais integrado na barra de espaço na parte frontal, sob o teclado.

AndroidPIT BlackBerry KEYone back 4
Corpo de alumínio com traseira de plástico / © AndroidPIT

O teclado é similar ao do BlackBerry Priv, serve para escrever, bem como trackpad. Assim, é possível deslizar também para cima e para baixo, bem como para a esquerda e para a direita, fazendo com que não seja necessário clicar sobre a tela.

AndroidPIT BlackBerry KEYone jack
Na parte superior temos a entrada para os fones de ouvido / © AndroidPIT

Quanto ao resto, temos o clássico. Nós encontramos os botões de volume e o botão de energia no lado direito e o slot nanoSIM. Finalmente, na parte inferior há um USB Type-C e o alto-falante.

BlackBerry KEYone – Tela

O BlackBerry KEYone tem uma tela de 4,5 polegadas com uma resolução de 1680 x 1080 pixels. Quanto à tecnologia do painel, a BlackBerry optou pelo LCD. À primeira vista, a tela pode não ser a melhor, mas mostra um cores bem definidas e pretos profundas.

AndroidPIT BlackBerry KEYone front blurry less
A tela de 4,5 polegadas e o teclado físico / © AndroidPIT

BlackBerry KEYone – Software

Dentro do Blackberry KEYone temos rodando o Android 7.1 Nougat. A BlackBerry confirmou que as atualizações serão lançadas continuamente ao longo da vida útil do produto, e isso, obviamente, inclui atualizações mensais de segurança para o Google Android.

AndroidPIT BlackBerry KEYone N
Android 7.1 Nougat / © AndroidPIT

Se você estiver familiarizado com dispositivos da BlackBerry com Android, este último é a mesma coisa. A interface é muito semelhante a do Android stock. No entanto, vamos encontrar recursos adicionais que incidem sobre a organização, segurança e produtividade. Além disso, temos aplicativos próprios como BBM, BlackBerry Hub e DTEK da BlackBerry.

BlackBerry KEYone – Performance

O KEYone vem embalado pelo processador Snapdragon 625. Aqueles que esperavam ver o Snapdragon 835 devem se lembrar de que a Samsung queria garantir exclusividade para Samsung Galaxy S8. No entanto, não devemos subestimar este processador com 3 GB de RAM e Adreno 506, em conjunto estes componentes oferecem uma excelente performance.

BlackBerry KEYone – Áudio

O KEYone oferece alto-falantes com qualidade de áudio estéreo. Infelizmente, as condições de barulho do local do evento não me deixaram testá-los. Em uma análise completa e em um ambiente mais silencioso, poderei oferecer minha opinião sobre isso, mas já ganhou pontos com o fato de trazer dois alto-falantes.

BlackBerry KEYone – Câmera

BlackBerry KEYone é equipado com uma câmera principal de 12 MP (Sony IMX378) com uma abertura f/2.0. Por sinal, sentimos falta de um estabilizador ótico de imagem. A câmera frontal tem uma resolução de 8 megapixels.

AndroidPIT BlackBerry KEYone front
O software de câmara do KEYOne / © AndroidPIT

 

 

BlackBerry KEYone – Bateria

Em relação à bateria, tudo o que posso dizer é que o BlackBerry KEYone tem uma capacidade de 3.505mAh, que pode parecer promissora. Junto com o modo Doze do nougat, o smartphone deve passar um ou dois dias de uso sem problemas, mas vamos verificar na nossa análise final.

AndroidPIT BlackBerry KEYone security 2
O Blackberry chega ao mercado como o rei do mercado corporativo / © AndroidPIT

BlackBerry KEYone – Especificações Técnicas

Dimensões: 149,3 x 72,5 x 9,4 mm
Peso: 180 g
Tamanho da bateria: 3505 mAh
Tamanho da tela: 4,5 polegadas
Tela: 1680 x 1080 pixels (433 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 12 megapixels
Flash: Dual-LED
Versão do Android: 7.1 - Nougat
RAM: 3 GB
Memória interna: 32 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 625
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Veredito preliminar

Não, a BlackBerry não está morta e KEYone é a prova disso. Este smartphone foi apresentado sob o lema "claramente diferente" e isso se deve graças ao seu teclado físico. O smartphone é promissor (especialmente por causa do leitor de impressões digitais e a presença do Android Nougat) e, apesar de algumas falhas e qualidade de acabamento, pode atrair um grande número de usuários.

Samsung, Apple e outros não têm motivos para se preocupar, mas quem gosta de smartphones teclado físico vai reconhecer a existência de BlackBerry no mercado.

155 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

59 Comentários

Escreva um comentário:
  • Perfeito muito legal lindo demais tudo de bom. Blackberry e fantástico além do além. Estou de aguardando. Ok joaozinhogois ceara brasil

  • A BB mantém a sua tradicão em teclados físicos, com aparelhos lançados até 2012 para o mercado corporativo.
    Quando a BB começa a produzir novamente seus aparelhos com teclado físico é para atender 100% do mercado coorporativo. Que precisam de criptografia e segurança na transmissão de dados.
    O governo americano e todos os seus órgãos federais e funcionários são clientes vitalícios dos aparelhos da BB, e nisso estão incluídos os órgãos de defesa americanos, CIA, FBI, NSA, SSA, e o próprio presidente americano são obrigados a ter e a usar aparelhos BB por causa da segurança e criptografia que somente a BB tem. Desde sempre mesmo com o sistema defasado e sem atualizações, os aparelhos antigos e ultrapassados continuam sendo usados, pois como fornecedora oficial dos EUA ela tem o contrato vitalício de manter tudo funcionando e com total segurança de transmissão de dados que o governo americano exige.
    Para finalizar a BB não está nem ai para clientes consumidores finais. Ela está de olho no mercado fechado, de empresas e governos pelo mundo afora.
    Esse pedaço só ela tem.
    E os pobres mortais continuaram a usar e a comprar, LG, Motorola, Samsung, etc,etc,etc...

  • só eu achou o aparelho horrível?

  • BlackBerry já virou sinal de feiura no mercado dos smarthphones, e isso é lamentável.

  • Um celular feio, sem lugar no mercado, sem personalidade e que provavelmente vai estragar o teclado em 1 ou 2 anos

  • chega de teclado físico...isso já era

  • A Blackberry não sabe é explorar o seu real mercado e apresentar as soluções de forma eficiente e objetiva, como a Apple faz, mas cada empresa sabe onde o calo aperta. Boa Sorte BB.

  • teclado físico são para usuários que trabalham em condições extremas, como construções, arquiteturas, mecânica(mãos com luvas ou sujas) e precisam do recurso por questão de agilidade e conveniência... fora isso, um usuário comum que fica jogando Candy Crush e exibindo seu vazio existencial nas redes sociais quer isso pra quê?

  • Tenho aparelhos de 5.0" , 5.5" e 6.0" e sinto muita falta no dia dia de um aparelho menor que eu possa usar com uma mão, um aparelho com 4.5" me atenderia bem, o problema é que as fabricantes não produzem um com configuração descente. O que matou esse BB é apostar novamente no teclado físico, pq não tem a tela grande que o mercado deseja, tampouco o tamanho compacto que outros, como eu desejam.

  • teclado físico é um bost@ , jobs ja disse isso no passado , logo essa blackberry entra em falência

  • Achei top. E sim eu compraria o meu

  • Achei lindo, muito interessante para o mercado corporativo e público em geral. Mesma câmera do Pixel, bateria excelente, deve durar igual ou melhor que o Moto Z Play, construção digna, só achei caro para o que oferece, pq, apesar das qualidades, isso é preço de top de linha.

  • BB não é feito para o público em geral, eles tem sua clientelas, praticamente todos os artistas tem um, por algum motivo, acredito que seja por segurança.

    • segurança ? kkkkkk android e segurança nao combinam

    • Luan, você está vivendo de passado. Os artistas tinham um. Hoje nos EUA o que impera é o iPhone. É raro ver alguém usando outra marca, e quando vê é Samsung ou Motorola. Teve até uma reportagem que mostrava, há muito tempo, que quem tinha um BB escondia dos amigos por vergonha.

      • eu sigo várias e vejo, a Kim usa, as irmãs dela, mariah. Mas eu digo não no sentido de usar como aparelho principal e sim para coisas empresariais, e é os modelos com o sistema da BB que tem segurança própria.

  • BB o golfinho que nada contra corrente.

  • muito bonito , porém meio caro para o que o hardware oferece.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi