O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 17 Compartilhado 11 Comentários

Teste: BlackBerry Messenger já está disponível na Play Store!

Aos trancos e barrancos o BBM chega oficialmente para Android. Um dos aplicativos premium da BlackBerry foi disponibilizado para download na Play Store e traz um app seguro e de qualidade para o sistema operacional da Google. Eu testei o aplicativo com o Nico Heister, meu colega do time alemão, e só tenho coisas boas para falar até o momento. A primeira impressão é a de que, em termos de interface do usuário e funcionalidades, o BBM dá um banho na concorrência.

BBM Android teaser
BBM para Android agora é oficial e traz algumas delicinhas para os usuários! / © AndroidPIT

O BBM vem com a maioria das funções já encontradas nos demais apps de mensagens instantâneas. Porém, possui uma característica única: cada usuário recebe um código PIN, que garante segurança e privacidade, o que significa que você não precisa dar seu número de telefone ou endereço de e-mail para se comunicar com alguém. Além disso, você escolhe os seus contatos através do recurso de autorização bidirecional, que permite ao usuário controlar quem pode enviar mensagens.

BBM Android app
A UI do BBM é userfriendly e, funções como Grupos são extremamente interessantes, especialmente para o uso corporativo. / © AndroidPIT

Funções

Existem algumas características de aplicativos de mensagem instantânea que ainda não tinha dado tanto valor até usar o BBM, como o Grupos, por exemplo. Não uso o Facebook Messenger, por isso, minha experiência se resume em compará-lo com WhatsApp, Skype e Hangouts. Com o BBM não é possível realizar vídeo conferências, por exemplo, como no Skype ou Hangouts, mas oferece praticamente todas as funções que o WhatsApp traz, com exceção do envio de pequenos vídeos.

Existem três características que são bastante funcionais além da finalidade real de mensagens instantâneas do BBM: grupos, configurações customizadas e a UI.

As configurações personalizáveis são um ponto forte do BBM. Além de ajustes como o tom das notificações, o usuário pode escolher a cor do LED das mesmas. Mais, você adiciona status, insere emoticons na barra de estado e confere o seu histórico de atualizações. Todas as possibilidades de chat são customizáveis, inclusive o layout dos contatos: em grade ou lista.

A interface do usuário é super amigável, você confere quando a mensagem foi entregue (D) e quando foi lida (R), nos moldes do Hangouts. Os smiles são acessíveis facilmente, você pode adicionar pessoas à conversa através da barra de ação, enviar anexos como imagens e anotações de voz, bem como salvar uma cópia da conversa. Salvar o histórico de bate-papo é opcional.

Vale dizer que as formas de adicionar contatos são variáveis, pois podem ser feitas através de código QR, por PIN, por e-mail, via SMS ou NFC.

BBM App Android configuracoes
As configurações, assim como a experiência de uso, são extremamente fáceis de usar e possuem legalzices como a possibilidade de definir a cor do LED de notificação, assim, você sempre saberá quando alguém entrou em contato via BBM! / © AndroidPIT

O aplicativo responde rapidamente aos comandos e a entrega das mensagens é instantânea, incluindo aqui o update de estado e o status dos usuários. Usei o app por mais de uma hora e meia e ainda não apontou no meu gasto de energia, já para o Nico, o uso foi de 5%.

Por fim, mas não menos importante, o recurso Grupos foi a função que mais me chamou a atenção, talvez por ser tão organizado e possuir uma UI que reúne todas as informações em só lugar. Além disso, o usuário possui uma página dedicada apenas para os grupos dos quais faz parte.

Android BBM grupos
Usando o BBM é possível criar eventos e listas que podem ser assinadas pelos membros. Esta é uma característica intrínsica da BlackBerry, ou seja, bastante envolvida com o universo empresarial! / © AndroidPIT

Existe apenas um recurso que acho um tanto quanto curioso: o PING. Ao que tudo indica, é uma função muito parecida com o "cutucar" do Facebook. Vai entender!

Conclusão

Em uma conversa com o meu colega Arthur, pela manhã, discutimos sobre o fato de Steve Jobs nunca aceitar a migração do iTunes para Windows e sobre o quanto esta mudança atingiu diretamente no aumento da aquisição de dispositivos da Apple. Depois, em uma conversa com outros editores aqui do AndroidPIT sobre o BBM, cheguei a conclusão de que a BlackBerry - assim como muitas outras fabricantes - protege demais seus melhores serviços, com medo de oferecer aos concorrentes um serviço até então imaginado erronemanete como exclusivo. Para se ter uma ideia, segundo a empresa de pesquisa e estatística The statista, o WhatsApp é o quarto app com crescimento mais rápido do ano, se levarmos em consideração este dado, a BlackBerry perdeu de colocar o BBM a frente dos demais aplicativos de mensagens instantâneas há algum tempo.

Por isso, ainda sou a favor da ideia por trás dos serviços da Google, independente de OS, os usuários podem ter os mesmos aplicativos já utilizados na versão web.

O BlackBerry Messenger pode se baixado gratuitamente através da Google Play Store, mas ainda não está disponível para todos os usuários, visto que se você não se inscreveu anteriormente no site da BlackBerry, vai ter que ficar aguardando a chamada em uma lista de espera.

O BBM utiliza o seu palno de dados ou wifi, roda com Android 4.0 ou superior e, assim como a maioria dos aplicativos da sua categoria, não oferece suporte para tablets.

Caso você tenha dúvidas sobre como adquirir o BBM ou sobre o funcionamento do aplicativo, acesse o site oficial aqui.

E aí, que tal o BlackBerry Messenger: é único ou mais do mesmo? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

17 Compartilhado

11 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi