X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Blackberry Z10 vs. A elite Android: será que a BlackBerry tem chances?

Pedro Ribeiro (tradução)
10

Os BlackBerry Z10 e Q10 são as últimas armas da fabricante canadense. A não ser que aconteça algo inconcebível, ambos dispositivos servirão apenas para serem vistos na vitrine de um museu. Que oportunidades têm estes dispositivos contra o sistema operacional da Google? Comparamos o BlackBerry Z10 com o Nexus 4, o Galaxy S3 e o Xperia Z.

 

Blackberry tenta compensar

Obviamente, a escolha de um sistema operacional tem um papel importante. E o salto que a BlackBerry deu do BlackBerry 7 para BlackBerry 10 foi tão grande como o da Nokia, de Symbian. Se trata de um desenvolvimento completamente novo, que não tem nada em comum com seus antecessores. O novo sistema conta com multitarefas e adapta-se perfeitamente à interface tátil e vem com uma inovadora tela de toque.

Mas, na verdade, esses recursos não são novidade para outros sistemas operacionais como o Android da Google, o iOS da Apple ou Windows Phone da Microsoft. No entanto, a eles falta-lhes um dos principais recursos do novo BlackBerry 10: o BlackBerry Balance. Se trata de um recurso que divide o sistema operacional em dois: existem duas interfaces separadas, com diferentes aplicativos, diferentes widgets e configurações. Assim, o usuário poderá separar sua vida profissional e privada.

Ponto para a BlackBerry. Mas será que isso é suficiente? Há muitos outros fatores que também desempenham um papel importante para o sucesso de um smartphone. Hoje comparamos o carro-chefe da BlackBerry - o Z10 - contra a elite Android e vamos ver o que este aparelho consegue fazer melhor que o Nexus 4 ou o Galaxy S3.

Melhor que o Nexus 4, o Galaxy S3 ou o Xperia Z?

Não muito, para dizer a verdade. O que realmente realça no BlackBerry Z10 é sua conexão HDMI e a bateria removível. Tanto a sua tela e o seu processador são inferiores aos oferecidos em smartphones Android. De que serve uma bateria removível quando o motor não funciona direito? Não me interpretem mal, não quero exagerar, mas o mercado de smartphones é um lugar difícil. Além disso, pelo preço que a BlackBerry pretende praticar, deveria oferecer um aparelho extraordinário.

Ainda não é conhecido o preço que a BlackBerry vai praticar no Brasil, mas por mais de R$ 1,500, dificilmente conseguirá competir com os Android mais populares.

O que você acha? Será que a BlackBerry vai conseguir triunfar novamente no mundo dos smartphones?

(Imagens: AndroidPIT)

Tópicos relacionados

Artigos relacionados

Artigos / Atualizações
16 há 2 dias

Sony Xperia Z deve receber Android 4.4.4 KitKat daqui a pouco

Artigos / Atualizações
38 há 1 mês

Comunidade porta Android L para o Nexus 4

Artigos / Atualizações
22 há 2 meses

Android L: disponibilizado código parcial também para Nexus 4 e Nexus 7 (2012)

Comentários

Escreva um comentário:
  • Renato Dantas 1/fev/2013 Link

    A sony jogou tudo mesmo dentro do XPERIA Z!!!!

    0
    0
  • Foto do usuário
    Pedro Ribeiro 1/fev/2013 Link

    Concordo!

    0
    0
  • Foto do usuário
    Admin
    jefferson h. 1/fev/2013 Link

    acho que sem chances para o blackbarry, e tem outra , não temos informação quanto a suporte de atualização como existe para o ios e android, e a loja de apps é inferior, a rim fez como a nokia, confiou só no nome agora tem que correr atráz , mas será que ainda dá tempo?

    0
    0
  • Pedro Ribeiro 3/fev/2013 Link

    voces poderiam fazer u review do Optimus G, acho ele muito foda, porem ate agora não ahei nenhum em PT/BR, compara ele com o xperia ZQ seria uma boa :D

    0
    0
  • Renato Dantas 3/fev/2013 Link

    @pedro também quero ver estes dois na briga!!!!

    0
    0
  • Leonardo D'Avila 6/fev/2013 Link

    Hoje eu tenho um Galaxy Note 2 e minha esposa tem um Xperia S. Te digo uma coisa com muita certeza... Definicão de Imagem da Sony é incomparrável! Nenhum telefone do planeta chega perto! Sinistro.

    0
    0
  • Paulo Oliveira há 4 meses Link

    como a pessoa que faz esta analise pode comparar o hardware do Z10 com os outros Android?o Z10 simplesmente usa um dual core porque o blackberry OS 10 não exige mais que isso... é o que acontece no caso doa iPhones em relação ao IOS..... iPhone 4 single core 512 MB de RAM,4S dual core 512 MB de RAM,iPhone 5 dual core 1 GB de RAM..... os dispositivos Android utilizam quad cores pk o SO assim o exige......não é por isto que o IOS ou BB 10 não sao competitivos... gosto do Androidpit e tenho smartphone Android e tablet também Android, mas tenho olhos na cara.....e por isso não gosto quando vejo tendências claramente tendenciosas. cumprimentos

    0
    0
  • Paulo Oliveira há 4 meses Link

    e digo mais,acho piada quando falam sobre a potência do Z10 quando comparam com os androids..... mas eu tenho um S3 e um note 2 4G e um amigo tem um blackberry Z10,e posso garantir que o Z10 envergonha tanto o S3 como o note 2,uma fluidez incrível,nunca apresenta legs..... para mais uma vez reforçar que o hardware não é tudo.....o maior segredo está no SO,e na maneira como ele é desenvolvido..

    0
    0
  • Paulo Oliveira há 4 meses Link

    sinceramente acho esta noticia ridícula ainda mais com frases como estas....."do que serve uma bateria removível quando o coração não funciona direito",nunca vi um Artigo tao tendencioso....... e volto a frisar, eu possuo só produtos Android.....mas isto é ridiculo, o único dispositivo aqui presente que rivaliza com o Z10 em fluidez e rapidez é o nexus 4,dispositivo que já tive,o resto deles,Z1,S3,sao caracóis ao pé do Z10....

    0
    0
    • Victor G. há 4 meses Link

      Concordo com você Paulo. Já tive a oportunidade de mexer em um Z10 e fiquei admirado com sua fluidez. O hardware pode não ser tão potente perto dos concorrentes acima, mas o sistema cabe perfeitamente no aparelho assim como no Iphone e seu IOS. Eu só acho que o erro da BB foi colocar um preço tão elevado no Z1, sendo que aqui no Brasil é pouco o espaço de mercado dele.

      0
      0