O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
42 Compartilhado 16 Comentários

Uma passada de olhos sobre as opções de segurança de bloqueio de tela do Android

Com tantos recursos e funcionalidades, podemos dizer que um telefone celular carrega nossa vida em informações. Pode parecer exagero, mas passamos mais tempo com este gadget que com amigos ou familiares e, por isso, a probabilidade de deixar o seu smartphone em um bar, restaurante, academia ou outro local que você frequenta é bastante grande. Assim, como diria minha avó: “Prevenir é melhor que remediar!”, por isso, na série Android para Principiantes desta semana, vamos dar uma passada de olhos sobre as opções de segurança para a tela de bloqueio do Android.

principiantes
Conheça as possibilidades de bloquio de tela do seu smartphone Android. / © AndroidPIT

Nas versões estoque do Android 4.0 e superiores, você possui seis diferentes opções para o seu bloqueio de tela, cada uma delas com um nível específico de segurança. Se você usa um dispositivo rodando com a versão não-estoque do sistema operacional da Google, como o Galaxy S3, você pode ver algumas diferenças nesta funcionalidade, mas na maioria dos casos todos agem de forma semelhante.

Primeiro, para acessar as opções de bloqueio de tela, a localização universal tende a ser em Configurações > Segurança. Uma vez dentro do tópico, você verá uma opção no topo chamada "Bloqueio de tela", que, em seguida, leva você para as suas opções de bloqueio de tela.

Como você pode ver na imagem abaixo, o estoque Android 4.0 e superiores oferecem opções como: Nenhuma, Deslizar, Desbloqueio de rosto, Padrão, PIN e Senha. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:

bloqueio de tela android
No Android estoque você conta com até seis possibilidades de bloqueio de tela. / © AndroidPIT

Deslize para destravar

bloqueio de tela android deslizar
Deslize para desbloquear a tela do seu Android. / © AndroidPIT

Deslizar é provavelmente a tela de bloqueio mais usado de todos - é basicamente o padrão. Esta tela de bloqueio não é segura, pois qualquer pessoa pode desbloquear o aparelho, a qualquer momento, basta apenas deslizar o dedo sobre a tela e o telefone será ativado. Não existem senhas ou padrões, é simplesmente uma maneira de manter o seu telefone bloqueado para não fazer ligações desnecessárias ou acessar aplciativos que farão você utilizar seu plano de dados sem querer.

O legal de usar o "Deslizar" é que você ainda pode acessar a barra de notificações sem precisar desbloquear a tela do seu telefone. Nenhuma das outras opções de bloqueio de tela permitem isso, porém, também são tecnicamente mais "seguros".

Desbloqueio de rosto

bloqueio de tela android rosto
O desqbloqueio de rosto é um recurso de reconhecimento muito ágil, mas não tão seguro. / © AndroidPIT

A possibilidade de desbloqueio usando o rosto do usuário foi introduzida com o Ice Cream Sandwich como uma forma divertida para destravar o telefone. Para definir esta opção, você tem que posicionar o seu rosto dentro de um anel pré-determinado pelo recurso, usando apenas a sua câmera frontal para isso. A imagem do seu rosto será capturada e reconheicda pelo sistema. Uma vez reconhecida a imagem, você também será questionado a fornecer uma opção de backup no caso do dispositivo não podre reconhecer seu rosto. Aliás, esta é uma grande sacada dos desenvolvedores. As duas opções de backup são PIN ou padrão.

Com a configuração Bloqueio de rosto, você ativa o seu telefone apontando a câmera na direção do sua face e, uma vez que o aparelho te reconhece, boooom, aparelho destravado. Caso contrário, ele vai pedir que você introduza seu PIN de backup ou padrão de desbloqueio.

Vale dizer que muitas pessoas já encontram formas de burlar o Desbloqueio de rosto, assim, embora seja mais seguro que a opção Deslizar, tenha em mente que você estará sob uma segurança limitada.

Padrão, PIN e Senha

bloqueio de tela android pin senha
Se você quer segurança, opte por uma destas três funções de bloqueio de tela.  / © AndroidPIT

Padrão, PIN e Senha são exatamente o que parecem: você criará um padrão, um PIN numérico ou uma senha alfa-numérica que precisa ser inserida, a fim de desbloquear o telefone. Estas são sem dúvidas as três opções de bloqueio de tela mais seguras para o seu Android. Agora, tenha em mente que se você não souber ou esquecer as informações de entrada destas funções, você não terá permissão para acessar o telefone.

Atenção!

Tenha em mente que, em caso de roubo ou estravio do seu smartphone, muitos dos aplicativos Android com a função de rastrear o aparelho não funcionarão caso você se encaixe em uma das situações abaixo:

  • Caso você não possua um plano de Internet, como 3G, não bloqueie a tela do seu Android por senha, pois caso alguém ache seu dispositivo, não poderá acessar a rede Wi-Fi e você nunca terá o aparelho novamente.
  • Resetar o seu smartphone é muito fácil, basta entrar em modo Recovery e apagar os seus dados, independente de bloqueio por senha. Dê preferência ao bloqueio de IMEI, pois isso vai evitar que estranhos usem, vendam ou troquem os seu dispositivo Android.
  • Com 3G você pode rastrear seu smartphone a qualquer momento.
  • Nunca coloque no modo avião, já que corta qualquer tipo de conexão, evitanto assim que você encontre o aparelho.

Qual destas três opções de bloqueio de tela você utiliza no seu smartphone Android? Por quê? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Fonte: Droid-life

16 Comentários

Escreva um comentário:
  • eu uso o tipo senha

  • Tenho um Samsung galaxy A5 e nao consegui colocar como desbloqueio de tela no modo "padrão ", só em senha segurança altalta as outras opções não vão. Oq faço ?

  • ae...boa noite a todos. Eu quero saber como faço esse bloqueio por imei...

  • Olá, eu uso a opção por senha mas estou arrependida por que demora muito - Qual a maneira de mudar pra padrão ou colocar apenas a opção deslizar? já tentei varias formas e não consigo.

  • eu uso o padrão é mais rápido e fácil de usar.alguem ai tem uma opção de antivírus para proteger contra roubo.ficarei muito grato.alô equipe do Androidpit vcs tem algum antivirus q funcione correto?obrigado.bom dia.

  • Olá, eu uso a opção por senha mas estou arrependido por que demora muito - Qual a maneira de mudar pra padrão ou colocar apenas a opção deslizar?

  • Respeito a opinião de todos, mas não há nada melhor quando se paga, e a minha sugestão é o CerberusApp. Custa + ou - R$8,00, você pode colocar em até 5 smarts e é completo. Se trocar de chip vc fica sabendo, tira foto silenciosamente, vc coloca um código de bloqueio quando trocado de chip, vê os passos do ladrão (no caso de roubo) e ainda o melhor: ele fica completamente OCULTO, ninguém nem sabe se vc tem algum antifurto. Vou testar quando tiver que formatar o smart, pois vi que o número do IMEI fica registrado no Portal e se funcionar, não tem melhor e mais completo.

  • Eu uso o Hollo Locker, que seria como o "deslize". Uso o Avast e os AntiFurto Droid e Lite. Os 3 em conjunto são muito bons para monitoramento.

  •   60

    eu uso o desbloqueio com rosto e voz, e quanto ao antivírus, eu uso o Avast, que é gratuito e tem todas as funções citadas do Nq security, além de eu poder usar em sincronismo com o antivírus do meu pc .

  • Eu Uso Tambem o " Padrào " Ele é Pratico e Ate Seguro.. Digitar - PIN - Ou - Senha - Demora Muito..
    Eu So Uso o Antivirus " Avast "

  •   28

    Eu uso o padrão, apesar que ele da uma noção do desenho criado, pelos "rastros" que a oleosidade dos dedos deixa na tela, ainda é difícil alguém pensar em colocar a tela em direção a luminosidade para seguir estes traços.

    Abraço.

  • Uso o chamado "Desenho" ou como aí está, Padrão. É definitivamente o mais prático, mas o melhor modo de não perder o celular é ser precavido.
    E +Camila, você poderia comparar o antivirus que o +Adailton pediu com o Zoner Antivirus, que foi gratuito e faz também isso na hora da troca do chip.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    12/abr/2013 Link para o comentário

    Sugestão anotada +Adailton Silva! ;)

  • Bom eu normalmente uso desbloqueio por senha, fica mais difícil caso eu perca o aparelho ou me roubem.
    Mas também uso um antivírus que é pago e custa 5,60 R$, o qual me dá mais segurança no caso de perca ou roubo, pois possibilita soar um alarme, apagar meus arquivos, armazena meus contatos na nuvem, rastreamento por satélite, e outras funções.
    Como ele faz isso? Quando vc perde o aparelho ou é roubado a primeira coisa que o indivíduo faz é trocar o chip, nesse caso vc precisa ter configurado um número de monitoramento para ter acesso total ao seu aparelho. Feito isso quando o indivíduo trocar seu chip pelo dele vc será comunicado no seu chip de monitoramento dizendo que seu chip foi trocado ai vc entra em ação e faz o que quiser. o nome do antivírus é NQ SEGURIT.
    Aê equipe do Android Pit vcs podem analizar esse antivírus e comprovar se é bom ou não. Esse é um desafio. Quero uma análise dele.

  • eu uso padrao. vale lembrar q agora existe o modo piscada no desbloqueio facial.. assim mesmo vc olhando pra tela..soh desbloqueia se piscar :)

  • Eu uso o padrão, é mais rápido e prático, uma pena é que o meu l7,mesmo com Android 4.0.3 não tenha a opção de desbloqueio de rosto

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi