O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
100 Compartilhado 131 Comentários

Bootloader: o que é e para que serve?

Certamente você já leu ou ouviu falar dessa palavra: expressões como bootloader bloqueado, desbloquear o bootloader, etc., são comuns em tutoriais, mas afinal de contas o que é e para que serve o bootloader? Para os novatos no mundo Android e para todos que ainda não se aprofundaram no tema, desvendamos o mistério abaixo.

Comecemos do início. O bootloader é um programa que entra em ação sempre que iniciamos nosso dispositivo, ativando o sistema operacional certo. O bootloader não é, portanto, algo exclusivo do Android. Ele está presente em todos os dispositivos dotados de sistema operacional: tablets, smartphones e PCs. Um computador, por exemplo, pode ter dois sistemas operacionais diferentes (dual boot). Nesse caso, o bootloader tem a tarefa de iniciar um ou outro se acordo com a preferência do usuário, ou de maneira automática.

AndroidPIT root flash recovery mode fastboot 1007 gears
Desbloquaer o bootloader é o primeiro passa para o root do aparelho / © AndroidPIT

O mesmo princípio se aplica também aos dispositivos Android, com a diferença de que nesse caso o sistema operacional em questão é um só. É o bootloader que irá determinar quando executar o Android ou quando entrar em Recovery Mode, o ambiente de execução independente do sistema operacional situado numa outra partição da memória interna. Através do Recovery Mode é possível limpar o cache ou restaurar os dados de fábrica sem precisar iniciar o sistema (uma solução útil se o seu dispositivo parou de responder aos comandos).

O bootloader é desenvolvido é fornecido diretamente pela fabricante do dispositivo e, dada a sua importância, localiza-se num local da memória que não pode ser facilmente modificada pelos usuários. Quando se deseja modificar um dispositivo Android, um dos maiores obstáculos é o bootloader bloqueado.

AndroidPIT Nexus 5 TWRP downloads
Exemplo de custom Recovery (TWRP) / © AndroidPIT

O que isso quer dizer? Um bootloader bloqueado carregará apenas sistemas operacionais autorizados por uma assinatura digital (signed). Quase todas as fabricantes de smartphones decidem bloquear o bootloader dos seus dispositivos, permitindo apenas o carregamento das suas versões do Android, e impedindo a instalação de qualquer outra ROM customizada. Para dar um exemplo, com o bootloader do Galaxy S3 serão carregadas apenas as versões do Android que a Samsung desenvolveu para o dispositivo.

Como já devem saber, para todo obstáculo no Android há uma solução. Para rodar ROMs customizadas como a CyanogenMod, será necessário desbloquear o bootloader, que então poderá iniciar também sistemas operacionais “não autorizados”.

Para o desbloqueio do bootloader cada fabricante escolhe um método, que vai desde o envio de um comando simples via conexão USB a partir do PC até o download de um programa especialmente para a tarefa. É sempre bom destacar: exatamente porque o desbloqueio do bootloader permite a instalação de um software não autorizado, essa operação invalidará a garantia do seu dispositivo.

Atenção: o desbloqueio do bootloader pode requerer a habilitação das permissões de root no seu dispositivo. Não sabe como obtê-las? Descubra no artigo abaixo:

Cuidado para não confundir o root com o desbloqueio do bootloader. Algumas vezes, este último pode ser pré-requisito do primeiro, mas alguns aparelhos podem ser rooteados com o bootloader bloqueado, graças a alguns truques da comunidade Android.

Já teve problemas para desbloquear o bootloader? Como fez para resolvê-los?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Vinícius 15/jan/2015

    Na verdade, ela lança um smartphone por dia, com especificações fracas e design batido, além dos preços abusivos e que não diminuem facilmente com o tempo, também só entrega atualizações para seus tops de linha atuais, enquanto está cagando para os outros 438945 aparelhos que lançou. Esses são alguns dos defeitos da Samsung.

  • João Vitor 15/jan/2015

    Não, eu compro pois a touchwiz é a interface que melhor me atende, e diferente do que todos que não tem um s5 em mãos falam, o meu nunca travou ou deu lag.
    Outra coisa que acho engraçada, 99% das pessoas desse site que falam mal do s5/note 4, tem um moto g... por que será?? Nao tinha dinheiro para comprar um celular melhor, e fica falando mal de todos celulares melhores que o dele, ah pfv! Se eu compro samsung nao é pq eu tenho merda na cabeça, é pq eu gosto da empresa, e vejo ela como superior as outras, e vcs que se importam demais com a compra dos outros deve ser pq não estão mesmo satisfeitos com seus aparelhos atuais.

  • Vitor Neves O. 15/jan/2015

    Ruim pra quem não entende Android? E quem entende então, o que irá fazer? Provavelmente terá cedo ou tarde que optar por ROOT para conseguir ao menos ligar o celular.

    Vamo falar a verdade: A Samsung está muito defasada mesmo! Ela está achando que as pessoas estão tão tolas como a 1 ou 2 anos atras;

  • Joãopedrop 15/jan/2015

    Pq as pessoas compram Samsung? Tem merda na cabeça?

  • Diogo Moraes 16/jan/2015

    Sinceramente, acho lindo a colocação de algumas pessoas retardadas. "Não compraram o S5 porque não tinham dinheiro..."
    Meu querido João, eu não sei se tenho grana ou não, mas quer saber. Só no ano de 2014 eu devo ter trocado de aparelho umas 10 vezes, sim, isso mesmo, 10 que me lembro. E sinceramente, desses 10, dois foram samsung, um S4 4G e um S5. E na boa, não tive nenhum pra dizer que tenho grana e ficar ostentando celular, smartphone (dê o nome que quiser). Tive por querer ver e conhecer as novidades. E posso afirmar uma coisa... Dentre todas as fabricantes, a que tem o pior gerenciamento de RAM, Interface pesada (porca mesmo), travamentos (e olha que sou hard user, e mesmo assim travava), e sem sombra de dúvidas, a Samsung. Enfim, hoje devo estar bem pobre segundo seus conceitos, pois tenho um Moto X 2014 (coitado de mim, não tinha grana pra outro S5 ou Note4), e sinceramente, sou muito feliz, sendo "pobre" e tendo meu celular, smartphone (se quiser também, deve dar pra chamar de vibrador, consolo) que me atenda com o que preciso, de forma prática e rápida, sem levar dois segundos pra abrir uma agenda, ou mesmo um bloco de notas, como o S5 fez. Mas enfim, vai ostentando aí e sendo feliz com samsung, ostentando ele pra namorada, esposa, familia e amigos acharem "bacana" você ter um S5. E eu aqui muitooooo feliz (e pobre) de Moto X.

131 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi