O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 366 Compartilhado 144 Comentários

Capacitivos, físicos ou virtuais?

Sempre que uma fabricante lança um smartphone, vemos comentários divergentes sobre a escolha dos botões de navegação dos aparelhos. A Samsung e a Apple são conhecidas pelos botões físicos da "home", a Sony e a Motorola pelo uso dos botões virtuais e a Xiaomi pelos capacitivos. Mas e você, o que prefere? Participe da nossa enquete e ajude as fabricantes a entender a opinião pública, ou confronte a realidade de que só você é minoria.

Botões Capacitivos

Botões capacitivos são aqueles posicionados na base do dispositivos, logo abaixo da margem da tela e da moldura. Algumas fabricantes optam por usar botões capacitivos que é para oferecer mais espaço de uso de tela. Os botões capacitivos podem ser iluminados ou não. Como exemplo temos o Xiaomi Redmi 2, o ASUS Zenfone 2Multilaser MS6 Colors e o Moto Maxx.

Xperia redmi 2 botoes capacitivos
O Redmi 2 usa botões capacitivos e oferece um grande aproveitamento de tela. / © ANDROIDPIT

Botões Físicos

Botões físicos são aqueles que não funcionam apenas com o toque, você precisa pressioná-los para dar um comando e fazer uma ação. A Samsung, a Apple e, recentemente, a OnePlus utilizam este tipo de botão. Desde 2014, no entanto, as fabricantes vem usando o botão físico para a "home" como um sensor biométrico, o qual escaneia a impressão digital dos usuários para desbloqueio do aparelho e para fazer pagamentos. Como exemplo de smartphones que utilizam botões físicos temos o Galaxy S6, o iPhone 6, o OnePlus 2 e, claro, o Galaxy S4 Active.

samsung galaxy s6 9
A Samsung utiliza o botão físico como sensor biométrico desde 2014. / © ANDROIDPIT

Botões Virtuais

Os botões virtuais, como o próprio nome já diz, não são físicos, porém, utilizam a tecnologia de toque, assim como os capacitivos; a diferença entre eles é que estes estão dentro do espaço da tela e não na moldura do dispositivo. Quando a OnePlus lançou o OnePlus One, por exemplo, resolveu oferecer a opção de uso de botões capacitivos e virtuais: foi neste momento em que percebi que tenho preferência pelos botões capacitivos aos demais. Os smartphones que usam botões virtuais são os Moto G 2015, Moto X Play e Moto X Style, por exemplo, o Sony Xperia Z3 e Xperia Z2, e o LG G4.

Lollipop android xperia z3
A Sony utiliza botões virtuais e ainda assim possui uma das maiores bordas no mercado mobile. / © ANDROIDPIT

Agora que você pode ter uma ideia daquilo que caracteriza os botões de navegação como capacitivos, físicos e virtuais, que tal participar da nossa enquete de sábado?

Qual é o seu estilo de botão preferido?
366 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Douglas Pacheco 8/ago/2015

    Prefiro o virtual por várias razões:

    - Possibilita smarts com aproveitamento de tela muito grande em relação ao corpo do aparelho;
    - Permite adicionar ou remover botões, alguns temporariamente;
    - Desaparecem em aplicativos de tela inteira;
    - Pode-se alterar seu tamanho;
    - Não sofrem de vida útil.

  • DennysGoku 8/ago/2015

    todo mundo que votou em virtual tem um Motorola kkkkkk

144 Comentários

Escreva um comentário:
  • Todos tem suas vantagens e desvantagens, ainda assim, de modo geral os virtuais são melhores. Os físicos se desgastam muito facilmente, o que não ocorre com os capacitivos, porém, esses quando dão problema no contato, é uma dor de cabeça. Os virtuais ocupam um espaço na tela inicial, mas várias aplicações detectam a barra de navegação e a escondem durante o uso, além disso, não tem os problemas citados de desgaste ou contato.

  • Aí complica kkk. Quando a tela já está acesa os botões virtuais é melhor, talvez por já fazerem parte da tela na qual vc está 'trabalhando'. Agora enquanto o cel está em repouso muito melhor um botão home físico, principalmente qndo não se tem algum recurso como a Moto Tela da motorola. Mas no geral, prefiro os virtuais

  • Prefiro os capacitivos porque os botões virtuais roubam espaço ao ecrã, e penso que às vezes os virtuais acabam por ser pequenos demais, o que faz que nem sempre acerte no botão quando carrego.
    Digo isto tendo eu um telemóvel que funciona com botões virtuais, o Nexus 4.

    Botões virtuais só gosto se funcionaram com aquele sistema PIE, que é o que uso, e tanto quando sei ainda não vem de origem com nenhum telemóvel à data.

  • prefiro os físicos da Samsung

  • Virtuais com xstana s2

  • Virtuais com certeza. Depois do meu Moto G2 não consigo usar de outra forma. Qdo pego o Galaxy S4 que era meu e está com minha esposa, eu fico muito incomodado com aquele botão físico dele, quando eu usava não dava importância, agora que tenho um Smart com botões virtuais vejo como são muito mais práticos. Além da vantagem de poder mudar os ícones deles se houver atualização como aconteceu no Android 5.0. E quem fala que tomam parte da tela é porque não conhecem, em praticamente todas as aplicações e jogos eles se escondem no modo de tela cheia, fora que por causa deles as empresas podem fazer as bordas do aparelho mais finas.

  • Eu ja usei o fisico, capacitivo e virtual.
    Por me os virtuais são um show. O fisico não gostaria de voltar a usar.

  • Também prefiro teclado virtual, já tive um galaxy S2 e não gostava muito do físico.
    Não conheço os teclados capacitivos, nunca tive nenhum aparelho desse tipo.

  • Aprendi a gostar do virtual e não penso em pegar aparelhos com botões diferentes

  • O virtual pois se houver uma atualização o botão muda

  • prefiro o botão fisico estilo samsung e capacitivo desde que seja retroiluminado.

  • gosto do botão físico, mas vi aqui que o virtual é a melhor opção, que seria minha segunda.
    o físico parece que dá aquela sensação de que foi apertado o botão rss e que pode resolver na hora de um travamento.

    algumas marcas poderiam usar a função quando já ativa a câmera para capturar foto, pois numa selfie usando a câmera traseira onde facilitaria tirar em melhor resolução, claro você vai ter que tirar varias ate acertar o enquadramento, pois não vai estar vendo na tela rss

    eu normalmente coloco em 2s para dar tempo de apertar o botão na tela e virar. pois minha camera frontal é de 2mp... então fica a dica ai tb para selfies com câmera boa sem tentar apertar o botão sem vê-lo rss

  • Capacitivos

  • virtuais ou capacitivos com iluminação.

  • Não achei a necessidade daquele "por exemplo" entre o Moto X Style e o Xperia Z3.

    Enfim, pra mim é totalmente indiferente.

  • Obviamente a navbar (Botões Virtuais)

  • Respondi "indiferente" porque não tem a opção "não uso botões". Nos meus celulares eu uso immersive mode com gestos, através do aplicativo "All In One Gestures". Não pensem que é como o "Pie Controls" e similares que fazem aparecer ou desaparecer um local de controle na tela. É só gestos mesmo. O único botão que é o "power".

  • prefiro os capacitivo como os do Samsung s5.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi