O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

App auxilia deficientes visuais digitarem mensagens de texto

Imagem: BBC News

Há um filme dos mais belos que conta a história de uma operária portadora de uma doença congênita que a levará à cegueira. E o mesmo vai acontecer com seu filho. Trata-se de Dançando no Escurodo polêmico cineasta dinamarquês Lars von Trier. O plot do filme resume-se à saga de uma mãe que luta para juntar o dinheiro necessário para pagar uma operação preventiva contra a cegueira de seu filho. Agora imagine se de um dia para o outro você se tornar cego. Dançando no Escuro se passa nos anos 60, época em que talvez eram escassos os meios para minimizar as dificuldades de deficientes visuais. Apesar disso, o sistema braille já existia (na verdade, ele data do início do século XIX!!!). Será que hoje em dia as coisas melhoraram? Certamente sim, embora não saibamos extender a lista de avanços específicos para os cegos. Mas o braille se disseminou, sobretudo se pensarmos que vários locais públicos ou de uso comunitário têm inscrições na referida escrita. Porém, braille também significa relevo. Afinal, deficientes "leem" com seus dedos. 

Pois bem: nesse quesito, a avançada tecnologia dos smartphones, tablets ou mesmo das smart tvs significa uma grande regressão... ao menos para os deficientes visuais. A chamada touchscreen não tem relevo e os avanços em telas táteis são pouco expressivos. Mas por que a touchscreen é inimiga dos deficientes visuais? Simplesmente porque se eles não podem sentir com seus dedos uma certa inscrição ou letra, eles se tornam completamente cegos e mais: "analfabetos". Mas isso está para mudar. E o caminho para tal mudança se abre por meio de um app que está para ser lançado nos próximos dias. Seu nome: Brailletouch. Um app especialmente feito para portadores de deficiência visual e que foi desenvolvido por pesquisadores da Georgia Tech. Com ele, cegos podem extender o uso de seus telefones: além de fazerem chamadas, já podem enviar mensagens de maneira mais rápida.

Como funciona o Brailletouch?

Segundo o site da BBC News, o Brailletouch usa um sistema controlado por seis dedos e não requer qualquer movimento dos dedos do usuário. Bastará colocar o celular na posição paisagem (horizontal) e posicionar os dedos indicador, médio e anular nas extremidades da tela e digitar. É claro que quem estiver digitando terá que ter muita concentração.

O app deverá ter uma versão para o Android. Talvez a ideia em si do Brailletouch não terá vida longa. Afinal, você já deve ter pensado que a tecnologia que se ocupa em desenvolver comandos de voz, tipo o Siri da Apple, está avançando a todo vapor. No entanto, ela é ainda é bastante falha. Por ora, trata-se de uma boa solução. Além de abrir caminho para a tecnologia de telas táteis. Impedir que os cegos tornem-se ainda mais cegos é, sem dúvida, um de tantos desafios da tecnologia atual.

Fonte: BBC News

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi