O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 25 Compartilhado 5 Comentários

Brasil tem a tarifa de celular mais cara do mundo, segundo relatório da UIT

A União Internacional de Telecomunicações (UIT), com base em Genebra, divulgou ontem o seu relatório anual intitulado “Medindo a Sociedade da Informação” (Measuring the Information Society), com diversos dados e rankings sobre o uso da tecnologia digital no mundo. A parte que nos toca não é muito animadora: em termos absolutos, o Brasil é o país com a tarifa mais cara do mundo para chamadas de celular. Em comparação com o poder aquisitivo dos habitantes, somos o quarto país mais caro - apenas a Bulgária, o Malawi e a Nicarágua nos superam. As suspeitas de todos os usuários se confirmaram agora em números concretos. O relatório, contudo, também traz alguns bons prognósticos para o país.

tarifas celular
© AndroidPIT

Vamos, primeiro, às más notícias: segundo a UIT, um minuto no celular em horário de pico no Brasil custa em média US$ 0,71 em chamadas entre aparelhos da mesma operadora. No caso de chamadas entre operadoras diferentes, o preço sobe para US$ 0,74 por minuto. Essa pesquisa teve como base as tarifas cobradas em São Paulo. Para se ter uma ideia do absurdo, pagamos três vezes mais do que um americano ou um português para falar no celular, cinco vezes mais do que um espanhol, e setenta vezes mais do que um chinês de Hong Kong.

A situação melhora um pouco, contudo, quando se analisam os preços da banda larga e, principalmente, da telefonia fixa. Quanto a esta última, somos o 112º país na lista de tarifas mais altas. No que diz respeito ao preço da banda larga, “somente” 54 países oferecem taxas mais baratas - se considerarmos os problemas de infra-estrutura que enfrentamos na área, essa colocação pode ser considerada boa. Levando-se em conta as tarifas em conjunto (fixa, de celular e internet), ocupamos a 93ª colocação entre 161 países avaliados, e pagamos mais do que a Índia, a Colômbia e o Peru.

41 Chart1 small en1
O Brasil é o 62º no ranking do IDI. / © ITU

A UIT também divulga um índice chamado IDI, que mede o índice de desenvolvimento de cada país quanto às tecnologias de informação e telecomunicações. Nesse ranking, o Brasil ocupa o 62º lugar, abaixo do Líbano, Arábia Saudita, Rússia, Malásia, Azerbaijão e Cazaquistão.

Mas nem tudo são más notícias no relatório da União Internacional de Telecomunicações. Seus dados revelam que, apesar dos altos preços dos serviços no país, cada vez mais brasileiros têm acesso a celulares e à internet. Já existem mais aparelhos do que habitantes (a relação é de 125 dispositivos por 100 brasileiros) e, pela primeira vez, 50% da população usa a web. Além disso, o uso da banda larga apresentou um pequeno aumento (de 8,6% em 2011 para 9,2% em 2012) e o acesso à rede 3G avançou bastante: em 2011, 21% dos celulares tinham o serviço. No ano passado, o número subiu para 37%.

41 Figure1 small en
O país está entre os países com IDI acima de 2,33. / © ITU

De maneira geral, a população se mostra interessada e curiosa com relação às novas tecnologias, e se não tivéssemos preços tão elevados, a expansão da vida digital seria bem mais acelerada no país.

Por que, na sua opinião, temos de pagar preços tão altos por serviços de celular e internet?

25 Compartilhado

5 Comentários

Escreva um comentário:
  • isso não é novidade nenhuma.. caro e horrível

  • os serviços são de péssima qualidade e uns dos mais caros do mundo como tudo desse pais q vivemos infelizmente

  • O nosso serviço de telefonia móvel já náo é boa , e ainda vai piorar com a fusão da vivo com a tim, a melhor operadora em termos de sinal sera uma das piores e para que ? simplesmente para dominar 70% do mercado mobile. Me sinto envergonhado em um pais onde pagamos absurdos e nao temos qualidade em nada, infelismente ninguém faz nada, mais tudo náo esta tao ruim que náo possa piorar ne?

  • Nenhum serviço oferecido pelas operadoras que atuam no presta.

  • Acho que esqueceram de completar que além do serviço mais caro do mundo de telefonia celular, também e uns dos piores em termos de qualidade.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi