O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 21 Compartilhado 3 Comentários

Em Bristol, o smartphone que se recarrega com urina

O eterno problema dos smartphones é a pouca autonomia. Por sorte, há quem trabalhe em métodos alternativos de recarga, como o desenvolvido pela Universidade de Bristol: com xixi. Veja os detalhes.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Desculpe, estou recarregando meu celular... / © AndroidPit

Já são conhecidas as tentativas de recarregar uma bateria de smartphone com energia solar, com energia cinética produzida pelo caminhar e até mesmo com água fervente, mas os pesquisadores do Laboratório de Robótica de Bristol definitivamente superaram todas elas e acharam uma fonte de energia inesgotável, que não é ligada aos caprichos do clima como outras fontes de energia “renováveis”.

A bateria utilizada no experimento não é uma bateria normal, e sim um acumulador que para produzir energia usa interações entre bactérias. As MFC (microbial fuel cells) são um conversor de energia que transforma material orgânico em eletricidade através do metabolismo de microorganismos. Elas não representam uma novidade absoluta, mas é a primeira vez que são usadas para fazer funcionar um smartphone Samsung (não especificado). Ao entrar em contato com a urina, essas células produzem energia que é posteriormente acumulada e pode ser usada pelo celular.

No momento, dizem os pesquisadores, conseguiu-se produzir energia o bastante para enviar alguns SMS, navegar na internet e efetuar uma chamada telefônica breve. Ainda não é o bastante para atender ao uso diário médio, mas os primeiros resultados são promissores e matéria-prima não falta.

O que achou da ideia? Acha que podemos usar um dia uma bateria assim?

21 Compartilhado

3 Comentários

Escreva um comentário:
  • usar? q coisa mais de louco! de jeito nenhum!...daq a pouco vão querer usar merd@ pra recarregar,ai sim a "merd@" estaria feita.

  • Acho pura babaquice embora tenha fundamento cientifico. Existem dezenas de outras alternativas mais eficazes. No momento o mais interessante deveria ser o carregador a manivela que acionaria um mini gerador. Em tempo de nanotecnogia não vejo nenhuma dificuldade em popularizar esse dispositivo.

  • imagina vc urinando no celular, e a catinga que ele vai ficar, e as mãos, não tinha mesmo o que fazer quem teve essa ideia.Eu me lembro daqueles relogios que vendiam em revistas da Hermes etc. Que recarregava a bateria com água, ele tinha um furos nas laterais pra entrar água, eu tive um desses e durou muiito.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi