O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 143 Compartilhado 29 Comentários

Padrão USB Type-C mal chega ao mercado e já está dando dor de cabeça!

O USB 3.0 ainda não se popularizou entre os usuários de smartphones e tablets, mas isso não impediu os fabricantes de darem o próximo passo para a evolução dessa tecnologia: o USB Type-C. O novo padrão aparece nos novos Nexus 5X e Nexus 6P que, consequentemente, serão os responsáveis por propagar a nova tecnologia no universo Android. Entretanto, o USB Type-C deverá deixar muitos proprietários de laptops e computadores frustados. Saiba sobre o que estou falando abaixo.

Nenhuma mudança tecnológica vem sem um custo, e no caso do USB Type-C o uso de adaptadores será regra. O novo Nexus 5X é prova disso, visto que o Google e a LG optaram por enviar na caixa do dispositivo apenas o cabo USB Type-C para Type-C, sem nenhum tipo de adaptador ou cabo extra para uso em portas USB 2.0 ou 3.0, como aquelas presentes em laptops e computadores de mesa. A Huawei, ao contrário da LG, está enviando na caixa do Nexus 6P um cabo extra do tipo USB convencional.

Na Google Store podemos observar a descrição dos acessórios que acompanham o Nexus 5X e, obviamente, o Google aproveitou a situação para indicar cabos e adaptadores compatíveis para uso do novo padrão em outros dispositivos. Assim, os cabos USB Type-C para USB padrão custam 14,99 euros (R$ 66,12 sem impostos). Confira abaixo:

usbtipocnexus5x
Adaptadores para USB Type-C vendidos na Play Store./ © ANDROIDPIT

No Brasil, os hubs com portas extras para o USB Type-C ainda não são comercializados em lojas tradicionais do varejo, mas podem ser adquiridos em sites como o AliExpress e DX.com, por algo em torno de R$ 50,00. O novo padrão é reversível, assim como o cabo lightning da Apple, e transfere dados a 10/Gbps.

Caso essa tecnologia se torne popular com a chegada dos próximos topos de linha, como o Galaxy S7, o investimento em um adaptador será algo aceitável, visto que você poderá utilizá-lo em outros dispositivos. Caso o contrário, esse custo será exclusivo dos futuros proprietários do Nexus 5X e Nexus 6P. Em todo o caso: preparem-se, pois o USB Type-C está entre nós.

Na sua opinião, os fabricantes precisam enviar um cabo USB extra ou adaptador para os usuários?

Os comentários favoritos dos leitores

  • ALCIDES 5/out/2015

    Bom, não é pior com o que aconteceu com as malditas tomadas de 3 pinos aqui no Brasil, onde os adaptadores viraram uma constante. As vezes eu tenho que usar um adaptador para um adaptador.

29 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
143 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi