O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1.769 Compartilhados 152 Comentários

Como calibrar a bateria de qualquer celular Android

Se tiver trocado de ROM ou perceber que a duração da sua bateria começa a ficar mais curta, pode ter chegado a hora de calibrá-la. A seguir explicamos detalhadamente para que serve a calibragem da bateria do seu Android e como fazê-la.

Antes de mais nada, se a sua bateria tem apresentado problemas, consulte primeiro este artigo com 10 dicas básicas para economizá-las. Se, depois disso, ainda notar que o rendimento continua diminuindo, é hora de tentar calibrar a sua bateria. Um dos sintomas mais evidentes de que a bateria precisa ser calibrada é o fato de o telefone se reiniciar sozinho ou ficar sem energia rapidamente.

Mas o que é calibrar a bateria do seu Android?

O sistema operacional Android tem um arquivo chamado Battery Stats, que indica qual é a capacidade da nossa bateria, e quando está cheia ou descarregada. O problema é que esse arquivo, às vezes, se corrompe e começa a mostrar dados que não são reais, o que faz com que o celular desligue antes de chegar a 0%, ou que, uma vez carregado a 100%, se esgote rapidamente. O processo de calibragem da bateria implica na correção dos valores do referido arquivo.

androidpit battery low 1
Hora de calibrar o Battery Stats do seu aparelho © ANDROIDPIT

Mas esses processos para calibrar a bateria funcionam?

Talvez essa seja uma das perguntas mais polêmicas quando o assunto envolve baterias de smartphones Android. E a resposta, por mais frustrante que seja é: sim e não. A verdade é que a efetividade das dicas acaba variando de modelo para modelo de telefone, de marca para marca.

Basta uma olhada em nossa seção de comentários, ao final da matéria para ver que há gente comentado que os métodos funcionaram, como esses: 

Dayani Oliveira:

Fiz no moto maxx e ele ressurgiu das cinzas, a bateria de 3900mah não durava 06 horas, agora ta a quase 30 horas de uso... muito obrigada...

Vanone Vagner:

fiz no nexus5 o método 1 e 2 sem root e funcionou notei um boa diferença valeu!!!!!

E também há aqueles que afirmam que nada funcionou: 

Bruno Lacerda:

Não funciona no Samsung Galaxy S3

Valeria Tadeu Zukeran:

Esse current widget não funciona no meu celular....acho que ele não funciona nas novas configurações do Android
 

E ainda temos comentários sugerindo métodos, digamos, mais práticos...

Wislley F:

Esses métodos prejudicam a bateria mais do que ajudam.
O certo é substituir por outra.

Hipopótamos Roxo do Mal:

Como aumentar o uso da bateria em seu smart com 
2 métodos simples: 

1°Dinheiro
2° Bateria Nova 

pronto


Enfim, de qualquer forma, vamos a eles!

Métodos para calibrar a bateria do seu Android

Sem root

1º Método

Em primeiro lugar, consulte a capacidade da sua bateria (nela própria ou nas especificações do seu aparelho, facilmente encontradas na internet).

Em seguida, baixe o aplicativo CurrentWidget: Battery Monitor na Google Play Store:

CURRENTWIDGET
O CurrentWidget pode ser uma boa opção para calibrar sua bateria / © ANDROIDPIT

Esse aplicativo mostrará a carga da bateria em miliampère (mA). Você deverá carregar o seu smartphone durante o tempo necessário até que o app mostre 100%. Esse valor deverá coincidir com a quantidade consultada anteriormente.

Quando atingir a quantidade exigida, desligue e reinicie o seu dispositivo. Nesse momento, deve-se ter a bateria a 100% e, em teoria, ela não irá mais falhar.

CurrentWidget: Battery Monitor Install on Google Play

Atenção: esse aplicativo não é compatível com todos os dispositivos Android (não há suporte para o Galaxy S3, por exemplo). Se for o seu caso, tente o seguinte:

2º Método

Carregue completamente a bateria com o aparelho ligado e, quando estiver totalmente carregado, desconecte o carregador e desligue-o.

Com o dispositivo desligado, volte a conectar o carregador e deixe-o carregar a 100% de novo (ou seja, até que se acenda o LED verde).

A seguir, desconecte o carregador, ligue o aparelho e ponha a tela na opção de não se apagar. Se não tiver essa opção, configure o maior tempo de espera possível. Volte a conectar o carregador e espere até que o dispositivo se carregue a 100% de novo.

Depois disso, desconecte o carregador e não volte a carregar até que o celular tenha chegado a 0% de bateria e desligado automaticamente. Carregue a 100% de novo. O tempo de espera da tela pode agora ser reconfigurado. Com esse processo, a bateria foi calibrada e deve funcionar de maneira correta de novo.

Com o aparelho rooteado

Em primeiro lugar, instale o aplicativo Battery Calibration:

Calibrador de Baterias Install on Google Play

1º Método:

Para começar devemos carregar o dispositivo até 100%.

Em seguida, abra o Battery Calibration e verifique se o número “mV” que encontramos ao lado da porcentagem parou de subir. Se ele continuar subindo mesmo que a bateria esteja a 100%, continue carregando o dispositivo.

batterycalibration
O Battery Calibration é uma boa pedida de app para Android rooteados / © ANDROIDPIT

Quando os números pararem de aumentar, e a bateria estiver a 100%, clique no botão Battery Calibration e depois reinicie o aparelho. Dessa maneira, o dispositivo irá registrar esse nível como o ponto de capacidade máxima, apagando o arquivo antigo de Battery Stats e gerando um novo com os dados atualizados.

Se o método anterior não tiver funcionado, tente o seguinte:

2º Método:

Entre no Modo Recovery do seu dispositivo. Na seção Advance, você encontrará a opção “wipe battery stats”, que apagará toda e qualquer calibragem feita anteriormente pelo usuário ou pela troca de ROM.

Em seguida, esgote a bateria e conecte o aparelho ao carregador. O carregamento deve ser realizado sem interrupções e com o dispositivo desligado.

Quando a carga chegar a 100%, ligue o telefone sem desconecta-lo do carregador e abra o aplicativo Battery Calibration. Ao clicar no botão central, ele pedirá permissão de Super Usuário, que deve ser aceita. Logo depois aparecerá a mensagem “calibration succedeed!”. Clicarmos em OK, removemos o carregador e fechamos o aplicativo.

Para mais informações sobre calibragem da bateria, confira este tópico do nosso fórum.

É isso. Você experimentou algum desses métodos? Conhece um método alternativo?

152 Comentários

Escreva um comentário:
  • Excelente matéria, conheço um pouco do assunto. Gostaria de saber se quando eu configurar o celular para a tela não desligar devo esperar descarregar o celular ou não antes de carregar de novo?

  • Em relação ao procedimento com o CurrentWidget: "Quando atingir a quantidade exigida, desligue e reinicie o seu dispositivo" poderiam esclarecer se devo desconectar o telefone do carregador para fazer isto ou se deve ser feito com o carregador plugado na tomada?

  • SE APOS FAZER O 2° METODO EU POSSO REMOVER O APPS DE BATERIA OU VOU TER QUE USALO SEMPRE NO CELULAR?

  • Samsung WIN DUOS.... aparece NO DATA .... NO DATA .....

  • Comigo funcionou.

    Tenho um moto G1 de 2 anos e 6 meses e nunca tinha feito ou ouvido falar de calibragem de bateria. De uns meses pra cá ele vem desligando aos 15%, 5% e etc. O tempo de duração da bateria já não era o mesmo de 2 anos atrás, não estava durando 2 horas jogando, wifi + brilho na metade + localização e rede sociais (Facebook e Whats). Sem jogar durava mais ou menos 3 horas e já estava lá no seus 15%. Como o método 1 (sem root) não funcionou, fiz o método 2. Usei também mais dois aplicativos que prometiam a calibragem da bateria. Portanto, funciona mesmo, já não estava aguentando mais essa descarga super rápida e decidi vir procurar a solução. Resultado, já se passaram 6 horas desde sua ultima carga e calibragem e ainda estou com 40% (isso sem jogar).

    Obs: Moto G1 comprado em fev/14 - Sem root.

  • fiz no moto g1 e agora a bateria está durando bem mais... Método 1 com o aparelho rooteado

  • VISSSHHH, então eu perdi tudo, porque o meu não quer nem mais carregar, e o pior é um tablet S de 5" série limitada da samsung, ele estava esquentando sempre que carregava, e era o q ocorria, carregava chegava a 100% e dia seguinte já estava descarregando. Ele funcionava tudo, mas tem dois dias que não mais carrega não acende nada, Oh meu Deus, vou perder tudo??? alguém me diga por favor, se eu trocar a bateria eu vou perder tudo assim mesmo??

    • Adriana, seus dados estão salvos no Tablet, não se preocupe quanto a isso. Caso não tenha testado outro carregador com mesma voltagem e amperagem faça o teste e se nada mudou procure uma assistência técnica para que possam identificar o real problema, que na minha opinião pode ser um circuito da placa mãe ou a bateria. No caso da bateria é bem mais fácil e barato de resolver. Boa sorte.

  • Meu cel quando chegava a 10% ele desligava, depois com 30%, 40% e agora sempre desliga quando chega a 50% e só liga novamente quando coloco na tomada, e carrega desde 0%.
    Estou tentando usar o 1º metodo sem root mas a "mA" continua 0 (zero). Alguem sabe o que é isso?

    • Estou com o mesmo problema. Moto E. O método sem root com o aplicativo não funciona. E o outro sem app, na fase de desligar, deixar descarregar e por para carregar novamente, ele sempre já está em 100% quando recoloco.
      Se alguém puder ajudar/tiver novidades, por favor ajude a gente rs

  • Quanta gente burra nesses comentários! 1) É normal precisar calibrar a bateria. 2) A bateria se desgasta mais quando você deixa ela zerar - tanto que é bom sempre carregá-la antes de ela estar abaixo de 50%, se a pessoa puder -, mas deixar ela zerar vez ou outra não vai estragar a bateria, apenas diminuir algo como 0,3% da vida útil dela. 3) Baterias poluem o maio ambiente e são de difícil descarte, logo devem ser utilizadas conscientemente e até o fim de sua vida útil. O que tem na cabeça alguém que quer trocar de bateria ou até mesmo de celular sem antes tentar resolver o problema de uma maneira simples? 4) Calibrar a bateria não tem a ver diretamente com "economizar bateria", tem a ver com evitar que a bateria não esteja sendo utilizada com todo o seu potencial pelo celular. ;) 5) As pessoas costumam calibrar a bateria, por exemplo, depois que o celular costuma a apresentar baixo rendimento de bateria ou quando ele desliga ante que a porcentagem de bateria indicada pelo aparelho chega de fato a 0%. Espero ter sanado as dúvidas de uns e evitado que outros postem mais bobagens aqui. ;)

  • Fiz o método dois sem root, demorou mas aparentemente está dando um bom resultado, qualquer coisa amanhã volto pra dizer se firmou ou não, obrigado por enquanto

  • Alguém sabe qual desses métodos funciona para o Moto X 2ª geração, XT1097? Estou tendo problemas com o meu de desligar com 14% de carga e ao conectar o carregador, já mostra 16% de bateria, tiro o carregador ele segura uns 2 minutos, desliga novamente e ai sim, quando coloco na carga novamente mostra 1% de bateria.

    • estou com o mesmo problema.. as vezes desliga ate com 20% de bateria.. e o estranho e que se nao estiver usando ele vai ate 0% normal... se ficar usando ele desliga bem antes da carga termina... qualquer coisa avise me

      • bah entao to com o mesmo problema no meu S4 MINI GT-I9192 logo depois de eu mudar a rom para CM13 ele apaga do nada em 60% ou 40% se estiver usando, mas se n usar ele vai ate o 0% ja tentei mudar a room para a riginal e fazer os prcedimentos mas deu tudo na mesma ja nem sei mais oque faço, comprei 2 baterias novas e da a mesma coisa tambem, pensando em trocar logo de cll, se alguem tiver uma solucao...só agradeço

    • Mesmo problema aqui

    • Também estou com o mesmo problema! Ninguém encontrou uma solução?

  • Parabéns pela matéria, vejo sites ensinando a baixar um monte de tranqueiras de apps que prometem economizar bateria e acabam consumindo mais ainda, essa foi a melhor matéria que vi em sites para economizar bateria

  • Finalmente o Android pit sendo Android pit. Vlw!!!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi