O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 1.965 Compartilhado 184 Comentários

Como calibrar a bateria de qualquer celular Android

Se você tiver trocado de ROM ou perceber que a duração da bateria do seu smartphone começou a ficar mais curta, pode ter chegado a hora de calibrá-la. A seguir explicamos detalhadamente para que serve a calibragem da bateria do seu Android e como fazê-la.

Antes de mais nada, se a sua bateria tem apresentado problemas, consulte primeiro este artigo com 10 dicas básicas para economizá-las. Se, depois disso, ainda notar que o rendimento continua diminuindo, é hora de tentar calibrar a sua bateria. Um dos sintomas mais evidentes de que a bateria precisa ser calibrada é o fato de o telefone se reiniciar sozinho ou ficar sem energia rapidamente.

Mas o que é calibrar a bateria do seu Android?

O sistema operacional Android tem um arquivo chamado Battery Stats, que indica qual é a capacidade da nossa bateria, e quando está cheia ou descarregada. O problema é que esse arquivo, às vezes, se corrompe e começa a mostrar dados que não são reais, o que faz com que o celular desligue antes de chegar a 0%, ou que, uma vez carregado a 100%, se esgote rapidamente. O processo de calibragem da bateria implica na correção dos valores do referido arquivo.

androidpit battery low 1
Hora de calibrar o Battery Stats do seu aparelho © AndroidPIT

Mas esses processos para calibrar a bateria funcionam?

Talvez essa seja uma das perguntas mais polêmicas quando o assunto envolve baterias de smartphones Android. E a resposta, por mais frustrante que seja é: sim e não. A verdade é que a efetividade das dicas acaba variando de modelo para modelo de telefone, de marca para marca.

Basta uma olhada em nossa seção de comentários, ao final da matéria para ver que há gente comentado que os métodos funcionaram, como esses: 

Dayani Oliveira:

Fiz no moto maxx e ele ressurgiu das cinzas, a bateria de 3900mah não durava 06 horas, agora ta a quase 30 horas de uso... muito obrigada...

Vanone Vagner:

fiz no nexus5 o método 1 e 2 sem root e funcionou notei um boa diferença valeu!!!!!

E também há aqueles que afirmam que nada funcionou: 

Bruno Lacerda:

Não funciona no Samsung Galaxy S3

Valeria Tadeu Zukeran:

Esse current widget não funciona no meu celular....acho que ele não funciona nas novas configurações do Android

E ainda temos comentários sugerindo métodos, digamos, mais práticos...

Wislley F:

Esses métodos prejudicam a bateria mais do que ajudam.
O certo é substituir por outra.

Hipopótamos Roxo do Mal:

Como aumentar o uso da bateria em seu smart com 
2 métodos simples: 

1°Dinheiro
2° Bateria Nova 

pronto


Enfim, de qualquer forma, vamos a eles!

Métodos para calibrar a bateria do seu Android

Sem root

1º Método

Em primeiro lugar, consulte a capacidade da sua bateria (nela própria ou nas especificações do seu aparelho, facilmente encontradas na internet).

Em seguida, baixe o aplicativo CurrentWidget: Battery Monitor na Google Play Store:

CURRENTWIDGET
O CurrentWidget pode ser uma boa opção para calibrar sua bateria / © AndroidPIT

Esse aplicativo mostrará a carga da bateria em miliampère (mA). Você deverá carregar o seu smartphone durante o tempo necessário até que o app mostre 100%. Esse valor deverá coincidir com a quantidade consultada anteriormente.

Quando atingir a quantidade exigida, desligue e reinicie o seu dispositivo. Nesse momento, deve-se ter a bateria a 100% e, em teoria, ela não irá mais falhar.

CurrentWidget: Battery Monitor Install on Google Play

Atenção: esse aplicativo não é compatível com todos os dispositivos Android (não há suporte para o Galaxy S3, por exemplo). Se for o seu caso, tente o seguinte:

2º Método

Carregue completamente a bateria com o aparelho ligado e, quando estiver totalmente carregado, desconecte o carregador e desligue-o.

Com o dispositivo desligado, volte a conectar o carregador e deixe-o carregar a 100% de novo (ou seja, até que se acenda o LED verde).

A seguir, desconecte o carregador, ligue o aparelho e ponha a tela na opção de não se apagar. Se não tiver essa opção, configure o maior tempo de espera possível. Volte a conectar o carregador e espere até que o dispositivo se carregue a 100% de novo.

Depois disso, desconecte o carregador e não volte a carregar até que o celular tenha chegado a 0% de bateria e desligado automaticamente. Carregue a 100% de novo. O tempo de espera da tela pode agora ser reconfigurado. Com esse processo, a bateria foi calibrada e deve funcionar de maneira correta de novo.

Com o aparelho rooteado

Em primeiro lugar, instale o aplicativo Battery Calibration:

Calibrador de Baterias Install on Google Play

1º Método:

Para começar devemos carregar o dispositivo até 100%.

Em seguida, abra o Battery Calibration e verifique se o número “mV” que encontramos ao lado da porcentagem parou de subir. Se ele continuar subindo mesmo que a bateria esteja a 100%, continue carregando o dispositivo.

batterycalibration
O Battery Calibration é uma boa pedida de app para Android rooteados / © AndroidPIT

Quando os números pararem de aumentar, e a bateria estiver a 100%, clique no botão Battery Calibration e depois reinicie o aparelho. Dessa maneira, o dispositivo irá registrar esse nível como o ponto de capacidade máxima, apagando o arquivo antigo de Battery Stats e gerando um novo com os dados atualizados.

Se o método anterior não tiver funcionado, tente o seguinte:

2º Método:

Entre no Modo Recovery do seu dispositivo. Na seção Advance, você encontrará a opção “wipe battery stats”, que apagará toda e qualquer calibragem feita anteriormente pelo usuário ou pela troca de ROM.

Em seguida, esgote a bateria e conecte o aparelho ao carregador. O carregamento deve ser realizado sem interrupções e com o dispositivo desligado.

Quando a carga chegar a 100%, ligue o telefone sem desconecta-lo do carregador e abra o aplicativo Battery Calibration. Ao clicar no botão central, ele pedirá permissão de Super Usuário, que deve ser aceita. Logo depois aparecerá a mensagem “calibration succedeed!”. Clicarmos em OK, removemos o carregador e fechamos o aplicativo.

Para mais informações sobre calibragem da bateria, confira este tópico do nosso fórum.

É isso. Você experimentou algum desses métodos? Conhece um método alternativo?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as dicas para calibrar a bateria do seu Android. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo. Este texto foi inicialmente escrito pelo ex-redator do AndroidPIT.ES, Alejandro Alonso Nieto. 

1.965 Compartilhado

184 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi