O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
406 Compartilhados 54 Comentários

Use a sua própria caligrafia como fonte no seu smartphone Android

Você já pode ter a sua própria letra em todos os menus, nomes de aplicativos e conversas no WhatsApp. Todo texto que você lerá em seu smartphone será totalmente personalizado graças a um app que fará boa parte do trabalho. 

Mudar a fonte do seu sistema operacional não é algo que se faça todos os dias, além de exigir certos privilégios de acesso para isso. A tipografia do sistema está armazenado dentro dos arquivos do SO e para poder modificá-los, devemos executar o root no nosso dispositivo. 

Além disso, você precisa ter o Xposed Framework instalado, já que graças a um de seus módulos, poderemos gerenciar facilmente as tipografias do nosso telefone. 

androidpit esp android ifont 1
Todo seu sistema com a sua letra / © ANDROIDPIT

Digitalize sua caligrafia

O primeiro passo para usar a sua caligrafia como fonte do sistema será digitalizá-la. Para isso, vamos usar uma ferramenta online chamada My Script Font.

Acesse o site e baixe os modelos para digitalizar a sua caligrafia, que estão disponíveis em PDF ou PNG. Preencha cuidadosamente o template, mas tente não seguir o modelo pré-estabelecido de fonte, ou você abrirá mão de todo o seu estilo. O melhor é utilizar um marcador negro de ponta fina. Se você quer um acabamento estupendo, primeiro use um lápis e, depois, passe uma caneta por cima.

Muito importante: não saia do quadrado pré-determinado ou as letras serão cortadas. 

Androidpit ifont tipografia 02
Cada um no seu quadrado. Não saia dele / © ANDROIDPIT

Uma vez que todas as letras estejam preenchidas e perfiladas, é hora de escanear o documento, com uma boa resolução, entre 300 e 600 dpi. Você pode fazer isso com o seu próprio smartphone, se não tiver outro recurso a mão. Com o arquivo resultante do escaneamento, volte ao site onde foi feito o download dos modelos e agora realize o processo inverso: faça o upload do do arquivo escaneado. Você também poderá mudar o nome que a sua caligrafia levará, indo na opção "Name your font". Mantenha o arquivo no forma TTF e clique em "Start".  

Quando o upload estiver completo, você terá um link para baixar o arquivo: <NomeDaSuaCaligrafia>.ttf.

Mude a tipografia do seu smartphone

Para mudar a fonte do sistema, necessitamos instalar o Xposed e o módulo iFont(Expert of Fonts), que deve estar ativado no app do Xposed Installer. Antes de colocar a nossa própria caligrafia, faça uma cópia da tipografia original do sistema dentro da opção iFont en My > Factory Font > Backup font.

Androidpit ifont tipografia 01
Busque o arquivo com a sua caligrafia / © ANDROIDPIT

Salve em seu smartphone o arquivo TTF com a sua caligrafia. No aplicativo do iFont, acesse My > My Font. Agora, com o texto que aparece na parte superior da tela, clique sobre as letras em vermelho, indicadas com o termo click this'. A seguir, busque o arquivo .ttf com a sua letra, selecione-o e quando ele estiver carregado, clique em 'SET'.

O seu telefone será reiniciado e voilá! Você já tem a sua caligrafia de próprio punho no seu smartphone, literalmente. Também é possível usar outras tipografias no formato TTF se você não tem a sua.

Androidpit ifont tipografia 03
Reinicie e pronto! / © ANDROIDPIT
androidpit esp android ifont 5
Sua caligrafia estará presente até no WhatsApp / © ANDROIDPIT

E o que você acha de ter a sua própria caligrafia no Android?

Os comentários favoritos dos leitores

54 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi