X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Câmera ZOOM FX

Mauro Feola
0

Dentre os aplicativos mais populares para smartphones, sem dúvida estão os de fotos. Principalmente aqueles que trazem efeitos especiais, a possibilidade de editar as imagens ou outras características peculiares. Hoje vamos nos ater ao que pode fazer a Câmera ZOOM FX. Confira nossa análise nas linhas abaixo.

4 ★★★★

Avaliação

Versão testada Versão atual
3.2.2 5.4.3

Funções & Utilização

Aparelho: Samsung Google Nexus 6
Versão do Android: 2.3.6

O espaço ocupado pela Câmera ZOOM FX é de 1MB. Pouco, não? Imagina-se que o aplicativo não é daqueles que oferecem tanto. Mas não é o caso deste. Ao contrário, ele nos oferece muitas funções, as quais farão de sua câmera uma "máquina potente".

Logo de início, uma tela dá as boas-vindas, trazendo uma visão geral e os primeiros passos do aplicativo. E somente com estas informações já há funções e informações suficientes com as quais se pode tomar um bom tempo. 

Abaixo, um resumo das principais características da Câmera ZOOM FX:

Câmera

  • Zoom (até 6x)
  • Flash (se o telefone tiver um)
  • Câmera frontal
  • Adaptação dos botões de hardware
  • Visualização prévia de alguns efeitos durante a tomada de pose
  • Ajustes das opções do hardware: enfoque automático, balance, noturno
  • É possível postar fotos no Twitter, Facebook, Flickr, etc.
  • Sobreposições de grade customizáveis

Além disto, as fotos podem ser modificadas e editadas de muitas maneiras:

  • Efeitos combinados sem que se perca a qualidade
  • Compatível com câmera de alta resolução (até 8 MP)
  • 10 presets preparados
  • 20 efeitos de cor
  • 13 tipos de moldura: fina, circular, polaroid, fotograma
  • 6 miniaturas (vinhetas)
  • 12 efeitos de distorção
  • 9 efeitos de espelho
  • 3 efeitos Tilt-Shift
  • Enquadramento de vários tamanhos: 3x8, quadrado, instant, 6x4, etc.
  • Possibilidade de criação de colagens
  • Efeitos aleatórios

Se isso ainda não é o suficiente, o aplicativo ainda conta com a função de obturador em tela cheia, ou seja, basta tocar em qualquer ponto da tela para se tirar uma foto, etiquetas Geotag, opção de armazenamento em cartão SD, objetiva para tela larga (widescreen), etc.

Há muitos aplicativos de foto que são bons justamente por seus efeitos particulares. A diferença entre estes o Câmera ZOOM FX é que este último agrega muitos efeitos em aplicato só. Isso o torna um dos melhores aplicativos de foto que conhecemos.

Vale dizer ainda que o zoom adicional, embora seja digital, funciona muito bem. Outro aspecto importante: o aplicativo suporta a resolução completa da câmera. Isso é, sem dúvida, uma vantagem de um aplicativo que é gratuito.

Tela & Controles

Ao ver o tanto que o aplicativo oferece, alguém poderá pensar que se trata de algo impossível de se manejar. No entanto, não é esse o caso. O funcionamento do aplicativo é bastante claro. Já a partir do menu do telefone é possível acessar as opções do aplicativo e fazer os ajustes básicos. Tudo está muito bem organizado e funciona apenas com um clique em qualquer opção ou sub-opção. Vejamos algumas delas:

  • Câmera: é possível fazer ajustes no disparador, no obturador, na rede de composição, escolher a opção de tornar a Câmera ZOOM FX principal. Além de se poder ajustar a calibração da câmeria frontal
  • Salvar: imagens podem ser salvas automaticamente, além de se poder habilitar ou inibir a função de GPS e selecionar os ajustes de qualidade do JPEG
  • Zoom: 6x. A sensibilidade do zoom é ajustável
  • FX: aqui se podem ajustar o tamanho e a resolução dos efeitose escolher entre guardar tanto a imagem processada como a original
  • Modos de exposição: é aqui que se ajusta a câmera para tirar fotos. Uma das funções mais interessantes é a "Stable Shot Meter", a qual informa como manter a câmera estável. Sem contar que se pode ajustar o obturador por voz, palma ou qualquer outro ruído
  • Compartilhar: as fotos tiradas podem ser compartilhadas no Facebook, Twitter ou nas demais redes sociais. Mas para isso, é necessário criar uma conta no Ping.fm, cujo serviço é gratuito
  • Outros: informação sobre o aplicativo e os desenvolvedores

Do ponto de vista de seu layout, o aplicativo é bem interessante. No lado esquerdo da tela está a barra de zoom e um botão para configuração do enfoque automático, do balance e da exposição noturna. Abaixo, encontramos as opções de flash (ligado, desligado, automático e luz) e o último botão permite-nos alterar entre a câmera frontal e traseiro do aparelho que estamos usando.

No canto superior, à direita, encontra-se o botão do FX, de efeitos. Nem todos os efeitos são mostrados ao se clicar nele. Alguns deles só aparecem no momento em que se tira uma foto. Os mostrados no botão do FX são os pré-determinados.

Existem várias opções para fotografar uma imagem: Timer, Collage Burst Mode, Time Lapse, Fotografia Estável, Voice Activated e Normal. Há também um botão de obturador e acesso à galeria de fotos. Como já dito antes, o Câmera ZOOM FX tem uma infinidade de funções e características. Se você se sentir em algum momento um pouco perdido no meio de tantas funções, acesso o menu Ajuda por meio do botão menu de seu aparelho.

Depois de tirar uma foto e editá-la de acordo com seu gosto e criatividade, você pode salvar a original pressionando a tela por um tempo. Você pode ainda adicionar efeitos ad infinitum e ad absurdum. E se você acha que sua criatividade não está aguçada num certo dia, use a função de efeito randômico para suas fotos. Ou seja, o aplicativo escolherá um efeito aleatório e aplicará sobre a imagem captada por sua câmera.

Um probleminha: fotos já tiradas não podem ser cortadas à maneira que se quiser. Existem, na verdade, formatos pré-estabelecidos a partir dos quais você pode editá-las.

Conclusão:

Não estaremos falando nada de novo se dissermos que mesmo um grande aplicativo para câmeras não substitui de maneira alguma câmeras profissionais. Mas não podemos de deixar dizer, igualmente, que o Câmera ZOOM FX já é um passo largo em direção a elas. O que o torna tão interessante é a grande quantidade de funções que apresenta, as quais combinam edição e criação e que, em geral, estão separadas em outros aplicativos. O problema para alguns usuários pode ser o idioma: o aplicativo está disponível somente em inglês. Uma pequena noção da língua é, portanto, necessária.

Velocidade & Estabilidade

Nenhuma objeção nem quanto à velocidade ou quanto à estabilidade. O Câmera ZOOM FX, apesar de ter múltiplas funções, responde com a mesma rapidez que a câmera do telefone.

Relação Preço/Desempenho

Talvez os 3,56 € não sejam a maior pechincha, levando-se em conta que há muitos aplicativos de câmera grátis por aí. Mas nenhum alcança a multifuncionalidade do Câmera ZOOM FX. Temos que dizer que o aplicativo vale cada centavo de quanto custa. E por ser o app da semana, melhor ainda: ele está saindo por apenas 2,21 €.

Screenshots

Câmera ZOOM FX Câmera ZOOM FX Câmera ZOOM FX Câmera ZOOM FX Câmera ZOOM FX Câmera ZOOM FX

Apps semelhantes

Desenvolvedor

androidslide

androidslide is an independent mobile phone developer

Comentários

Escreva um comentário: