O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 Compartilhado 3 Comentários

Camera360 Ultimate

Talvez haja tantos apps de câmeras para o Android como existe areia na praia. Porém, muitos destes candidatos a best sellers só tendem a travar smartphones ou simplesmente não comportam funções suficientes para representarem uma opção à câmera padrão do telefone. Hoje resolvemos fazer o review do Camera360 Ultimate e ver o que ele oferece. Confiram. 

Avaliação

Prós

  • Muitos efeitos e configurações
  • Extremamente intuitivo

Contras

  • Muitas permissões solicitadas
  • Roda com frequência em segundo plano
Testado com Versão do Android Root Modificações Versão testada Versão atual
Samsung Galaxy S2 4.1.2 Sim 4.7.1 Varia de acordo com o dispositivo

Funções & Utilização

Logo de cara, tendo-se o Camera360 Ultimate aberto, vê-se que ele tem muito a ofecer: funções, efeitos e truques. Já o botão para tirar fotos apresenta diversos recursos. Um deles é a possibilidade de se deslocar o botão para a esquerda e, com isso, visualizar efeitos para utilizá-los antes que se tire a foto definitiva.  O melhor é que a foto já terá a aparência proposta pelo filtro selecionado. Isso não significa que fotos sem filtro não podem ser transformadas posteriormente. O app oferece 14 efeitos, dentre os quais estão o HDR, retrô ou o sketch. Um aspecto bastante cômodo é que o efeito selecionado quando se está a tirar uma foto traz outras opções, as quais podem ser visualizadas apenas com um toque direto na tela.

9b
© AndroidPIT

Voltemos ao botão disparador. Ao deslocá-lo para a outra direção, uma galeria de cenários divertidos e estilosos ficam à disposição. Escolhendo um deles cenários para download, um molde se abrirá automaticamente e nele pode-se ajustar um recorte de uma determinada foto. Desde carimbos até fotos de outdoor, tudo pode ser escolhido como cenário.

9c
© AndroidPIT

E isso não é tudo. O símbolo de home na tela de tirar fotos leva o usuário até um menu onde se encontram alguns recursos adicionais em termos de formas para modos de câmera, como, por exemplo, um modo de foto rápida ou ainda um em que apenas um pequeno detalhe de toda a imagem será capturado com muita precisão e o resto aparecerá de forma embassada.

Os dados do GPS para cada uma das fotos também podem ser automaticamente salvos. Ao nosso ver, o que falta ao app são os recursos de tirar fotos panorâmicas ou ainda o de fotos em série.

E ainda temos que falar do serviço cloud, o qual tem conexão direta com o app. Redes sociais também podem ser acessadas através dele. Este aspecto justifica parte das solicitações de acesso a dados que o app traz, mas não apaga a estranha impressão que nos causou ao ser pedida a permissão de leitura de protocolos de dados confidenciais.

9d
© AndroidPIT

É importante mencionar que o Camera360 Ultimate roda em segundo plano e consome, por isso, bastante da bateria. A combinação consumo de bateria mais o fato de ser um app que pede acesso a dados importantes pode afastar usuários um pouco mais paranóicos e econômicos.  

Tela & Controles

O Camera360 Ultimate é uma câmera bastante intuitiva. Efeitos, configurações e diversos modos  de câmera estão todos à disposição na tela principal, ou seja, aquela a partir da qual tiram-se fotos. É aí que também se encontram o flash, o foco e o botão para alternar entre câmera frontal e traseira. Com um pequeno clique no símbolo de configuração, acessa-se um menu em slides na parte superior da tela e a partir dele tem-se conexão com som, estabilizador, timer e um par de outras opções. Para ativar tudo isso, basta um toquezinho nos respectivos campos. Em geral, tudo se explica de maneira muito clara neste app, que foi muito bem concebido neste sentido. 

Velocidade & Estabilidade

Durante nossos testes, não chegamos o Camera360 Ultimate não chegou a apresentar problemas de instabilidade ou qualquer travamento. Apenas o processo de fotografar apresentou falta de sincronismo, ou seja, o botão de disparo de foto já havia sido clicado e a foto ainda não havia sido tirada. Sua velocidade não é de se reclamar, mas quando o assunto é inicialização, somos da opinião de o Camera360 poderia ser mais rápido.  

Relação Preço/Desempenho

O Camera360 Ultimate não custa nenhum tostão e pode ser baixado no Google Play. Não existem efeitos ou cenários que devam ser comprados em uma eventual loja interna. Para um app com tantas opções, quase perfeito, já que é com dados pessoais do usuário que se paga, por fim, seus serviços. 

Veredito Final

No geral, o Camera360 Ultimate apresenta-se como um app bastante abrangente. Ele oferece muito ao usuário, mas exige deste igualmente muito (dados confidenciais). O look e a experiência com o app complementam-se e o seu uso é bastante intuitivo. Poucas são as imagens que saem embassadas e imagens perfeitas podem ser alcançadas com o uso de ferramentas como o estabilizador ou o foco. Em suma, é um app a se recomendar. 

3 Comentários

Escreva um comentário:
  • Como configurar o flash, pra ele só acender quando tira a foto? Mesmo no modo automático, o flash fica acendendo...

  • no windows phone ele é excelente!

  • "No geral, o Camera360 Ultimate apresenta-se como um app bastante abrangente. Ele oferece muito ao usuário, mas exige deste igualmente muito (dados confidenciais)."
    Está enganado quem redigiu essa reportagem. Tenho dois aparelhos e uso perfis diferentes nos dois. Em um o C360 está totalmente configurado com os dados do perfil, no outro não há configuração nenhuma. Em ambos, todas as funções são liberadas.

7 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi