O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 90 Compartilhado 59 Comentários

Cartões microSD e o Android 4.4 KitKat: o que mudou?

Muitos smartphones estão recebendo o Android 4.4, mas para muitos usuários o update traz um grande problema: os cartões microSD não podem mais ser usados como antes. Por que isso acontece e quais são as soluções disponíveis? Confira abaixo as respostas.

microsd galaxy s4 closeup
© AndroidPIT

A mudança

Depois da atualização para Android 4.4 KitKat, muitos usuários têm relatado problemas com aplicativos (apps de câmera e players de música, por exemplo) e por isso criticam fortemente a nova versão do Android. Mas o que mudou exatamente?

Antes do Android 4.4, qualquer aplicativo que pudesse usar o cartão SD tinha acesso total a este. Isso significa que qualquer app podia ler o conteúdo completo do cartão SD, e portanto também alterar as informações. Um aplicativo mal-intencionado com acesso ao cartão SD poderia, assim, ler, usar e alterar informações de outros aplicativos (o app do seu banco, por exemplo). Claro, tratava-se de uma falha grave de segurança, e por esse motivo o Google introduziu mudanças importantes com o Android 4.4.

A partir do KitKat, um aplicativo pode modificar apenas a parte do cartão SD ocupada por ele. Acesso para leitura ainda é possível, de forma que galerias de fotos alternativas, por exemplo, ainda podem buscar por imagens em todo o SD. Essa mudança também traz outra vantagem: ao apagar um aplicativo, a pasta correspondente no cartão SD também é apagada, evitando o acúmulo de lixo na memória do seu smartphone.

screenshot 2014 05 05 1140 1
Os cartões SD funcionam de maneira diferente com o Android 4.4 KitKat / © AndroidPIT

Antes que um smartphone com cartão microSD seja atualizado para Android 4.4 KitKat, as seguintes questões devem ser consideradas:

  • Os aplicativos que estão instalados no cartão SD perderão os seus dados e deverão ser reinstalados depois do update;
  • Devido a uma mudança de API, alguns aplicativos ainda não adaptados ao KitKat não funcionarão. Por isso recomenda-se verificar se apps da sua galeria oferecem suporte para o KitKat.

Soluções

Para usuários com root, existem vários aplicativos que restauram a situação anterior. Um deles é o SDFix. Ele funciona adaptando as permissões do Android em /system/etc/permissions/platform.xml, de maneira que aplicativos que peçam a permissão WRITE_EXTERNAL_STORAGE tenham acesso completo ao cartão SD usando o grupo media_rw.

sdfix screenshot
SDFix libera de novo o acesso total ao seu cartão SD. / © XDA-Developers

Você pode saber mais sobre o SDFix neste artigo. Sem acesso root essa opção ainda não está disponível. Você deve, portanto, verificar se tem apps afetados pela mudança antes da instalação e eventualmente procurar apps alternativos.

Conclusão

Com a alteração dos direitos de acesso ao cartão SD o Google operou uma grande mudança no Android sem avisar previamente os usuários, surpreendendo negativamente a muitos. Ainda não existe uma solução universal, e os desenvolvedores devem adaptar os seus apps para que funcionem de maneira apropriada após o update. Apesar de todos os inconvenientes, essa medida representa uma maior segurança para os usuários, mas ela podia ter sido tomada com mais transparência por parte do Big G.

59 Comentários

Escreva um comentário:
  • eae pessoal q ler isso , eu tenho um samsung ace 4 SM-318ML só tem 4 GB de memoria interna 1,80 só pra fazer funcionar e o resto cheio de coisas inuteís q iremos usar , e essa merda desse celular ao colocar cartao sd é somente leitura ou seja você tenta baixar a musica la todo feliz , a e vai la tenta transferir a e aparece erro ao transferir , porra nois nos sentimos obrigados a fazer root nessa merda , voces ae da samsung sao uns merdas em fazer isso com os compradores sabiam ? porra compra um celular e um cartao sd pra nao encher essa porra de coisas e vê la que não da pra transferir é roubo isso a e , porra seus inuteis , po pelo menos façam uma atualizacao permitindo escrever no cartao sd da proxima vez ...........seus cuzao

  • Achei simplesmente ridículo o que aconteceu. No meu caso, por exemplo, comprei um celular com 8gb de memória interna e um sdcard de 16 para usar os dados, acreditando que 4gb seria utilizados naturalmente pelos apps e que sobrariam de 2 a 3 gb para instalar outros apps.
    A surpresa: as operadoras, em parceria com as montadoras de celular colocam embarcado um monte de apps que você jamais irá utilizar, sem a permissão de deletá-los, a não ser que se arrisque fazendo root (daí tu perde a garantia e não resolve). Por que? Porque simplesmente a partir do Kitkat 4.4.2, ele emulou um disco sdcard a partir do disco original interno de 8gb, criando assim, duas unidades (uma para os apps embarcados) e outra para os dados (que você não consegue usar para instalar nenhum app). Daí você olha o espaço disponível e tem lá apenas 230mb, por exemplo. ESTÃO ENGESSANDO A SUA MANEIRA DE CONSUMIR, dizendo o que você pode e o que não pode.

  • Olha eu diria que alguém está querendo dizer o que você pode e o que nao pode fazer com seu celular e sua melhor resposta e abandonar a plataforma android, assim a gigante google vai aprender que seu celular foi comprado com seu dinheiro portanto e seu e você tem livre arbitrio para fazer o que quiser. Se o 6.0 manter isso voi abandonar o android. Simples assim.

  • Só agora começo a entender os motivos, mas meus direitos já foram violados, precisamos de atualização e segurança, mas faltou transparência com aviso prévio, mas fazer o que agora? Os poderosos podem tudo, mas procom neles!

  • porisso prefiro pagar mais caro num iphone. tomalhe pau androidada!!

  • O meu problema eer que de vez em quando ... Não da para mover fotos videos e músicas para o cartão de memoria (quando eu tento aparece assim .... "Impossível mover. Arquivo existente "

  • QUERO SABER PORQUE ESTES CELULARES ANDROIDES VEM ASSIM DE FAVRICAR SEM DAR ACESSO AUTOMATICO DE INSTALAR APPS DIRETO NO CARTÃO SD EXTERNO SE HÁ A POSSIBILIDADE DE FAZER ISSO USANDO A PROGRAMA DSK COM JAVA RUNTINE ATE A VERSÃO DO ANDROID 4.4.3 EXETO O ANDROID 4.4.4 KITKAT E AGORA E PARECE QUE DIRETO NO ANDROID LOLLIPOP SEM ESTE RECURSO SDK/JAVA RINTINE E AMBOS OS CASOS SEM TAL DE ROOT (QUE PODE DANIFICAR O SSITEMA OPERACIONAL E ATE O CELULAR) ENTÃO ISSO É UMA PALHAÇADA COM PERDÃO DA PALAVRA VOU ENFIAR NO ..... DE QUEM A QUANTIDADE DE APPS ANDROID DO MERCADO NUMA MEMORIA INTERNA TÃO REDUZIDA. DOS SMARTPHONES. ME SALVEM AI PESSOAL POIS ESTOU NA BEIRA DE UM ABISMO.

  • Por favor, vcs que entendem bastante do assunto, poderiam me dar uma orientação.
    Tenho o Note2 e depois da atualização para o Android 4.3 já perdi três cartões microSD. Qdo fiz a atualização (salvo engano Jan ou Fev/2014) estava utilizando um microSD de 32g, que dias após deu problema e o perdi, e assim aconteceu com outros dois cartões. Hj não utilizo mais cartão!
    Por favor, me dêem esta mão.

  • PQP o AndroidPIT está baixando o nível completamente.
    A maioria dos fabricantes estão fazendo as modificações de fábrica pra que os apps possam usar o SD como podiam antes do Android 4.4, o mesmo é válido pra ROMs customizadas.

  • Com meu nexus 5 importado se 32g não sofro esse mal.

  • a sony disse que e esse mes.

  • Amigos uma coisa e certa 2 opções a 1 e vc respeitar o celular e apagar todos programas dai o vai para cartão só foto e vídeos e a 2 seria não atualizar...pois cartão em celular da muita bronca igual um pendrive.

  • Alguém aí sabe quando sai a atualização do Kitkat pra o Sony Xperia XQ???

  • A principio não vi nenhum problema, pois é só questão de se adaptar as novas regras de segurança dos apps.
    Ainda não consegui atualizar o meu S3 mais se tiver ate que formata-lo e reinstalar todos os meus Apps do me S3 faço sem problemas ainda mais se no Android 4.4 corrigir todos os defeitos do 4.3.
    Estou ansioso logo por está atualização.

  • Nada a ver cara uso kitkat francesa no meu note 2 e baixo vídeos pelo tubemate sem problemas e assisto off tranquilamente.

    • o tópico não diz que é de video... e sim tudo que se concentra no cartão sd, idependente do quer colocar lá.
      Faz assim já que vc é bonitão coloca uma coisa no seu cartão de 4 GB.
      Desafiando vc RODA O XCOM - game e depois coloca aqui para as pessoas lerem. Como vc fez.!!!

  • Acho que tudo é questão de costume... o sistema melhorou muito com a atualização 4.4.2
    Para Inicio desse problema a resolução é de jogar os APP em nuvem 4shared entre outros e baixar via REDE , assim não tem que alterar para ROOT o aparelho. Caso não fique satisfeito , rebuta o aparelho e coloca pra não atualizar sem sua permissão e ficar isento de chateação com o sistema novo. OK!

Mostrar todos os comentários
90 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi