O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 445 Compartilhado 136 Comentários

O lado ruim dos cartões microSD!

Muitos smartphones estão chegando ao mercado sem o suporte para cartão microSD. Mas será que isso é de todo ruim? Entre todos os pontos negativos de se ter o suporte para expandir a memória do seu smartphone, existe um deles que preocupa mais que outros: em caso de roubo, a sua privacidade está perdida!

Há duas semanas, fizemos uma enquete no site perguntando se o suporte para cartão microSD era realmente importante para os membros da nossa comunidade e, para 74% dos 2.940 leitores que participaram da nossa enquete, a opção de expandir a memória usando um cartão microSD é realmente importante. Com certeza me incluo nesta estatística, porém, não descarto alguns fatores negativos que chegam junto com este recurso.

Em caso de roubo, como ficam seus dados?

Em setembro de 2014, tive meu smartphone roubado e com ele milhares de dados privados. Enquanto o acesso às minhas contas de e-mail, do dropbox, da Amazon, do Twitter ou do Pushbullet, por exemplo, puderam ser vetados através da troca de senhas, meus contatos, documentos e imagens armazenadas na memória "física" do celular não tiveram a mesma sorte.

gerenciador dispositivo android roubo
O gerenciador de dispositivos Android pode apagar dados do seu smartphone remotamente em caso de roubo, mas as chances disso acontecer dependem de muitos fatores. / © ANDROIDPIT

Na época lembro de ter acessado o serviço "Gerenciador de dispositivos Android" para tentar apagar os dados do meu dispositivo, mas o aparelho já não estava mais conectado à internet e, por via das dúvidas, preferi modificar minhas senhas para não correr risco de tê-las modificadas por terceiros. Contudo, mesmo que meu aparelho fosse formatado remotamente, meu cartão SD não o seria, como fica bem claro na mensagem do serviço do Google:


"Esta opção restaura a configuração original do dispositivo. Seus apps, fotos, músicas e configurações serão excluídos. Após limpar o dispositivo, o Gerenciador de dispositivo do Android deixará de funcionar. A restauração é permanente. Pode não ser possível apagar o conteúdo do cartão SD do dispositivo. Se o dispositivo estiver off-line, a configuração original será restaurada assim que ficar on-line."

Assim, como salvo todas as imagens direto na memória externa do Xperia Z2, o dispositivo que me roubaram na época, ou pastas com dados de aplicativos, PDFs e mesmo conversas do WhatsApp, todos esses dados estavam (e ainda estão) à mercê do uso de quem roubou o meu smartphone. Foram 64GB de dados que talvez se não tivesse espaço para armazenar com tanta facilidade, não os teria no celular. Ou melhor, podiam estar acessíveis na nuvem, que neste caso se mostra mais eficaz contra o uso indevido dos meus dados. Porém, essa é uma segunda discussão.

A criptografia dos dados do microSD ainda é mito!

No entanto, alguns usuários podem levantar aqui a questão do uso de criptografia dos dados do cartão microSD, porém, este não é um processo comum entre proprietários de smartphones e requer conhecimento avançado para tanto, coisa que a grande massa não possui.

criptografia dados android
Criptografar dados do seu presentes no cartão microSD pode ser uma alternativa que nem todos os usuários podem ter conhecimento para tanto. / © ANDROIDPIT

Desta forma, para que você mantenha os seus dados seguros, tenha em mente que você precisa fazer backups constantes e apagar manualmente dados que não precisam permanecer armazenados no celular. Fazendo isso, em caso de roubo ou perda do celular, muito do que você possui armazenado na memória externa do seu aparelho poderá permanecer privado. Ou então faça uso da nuvem. Contudo, subir um vídeo com resolução 4K poderá levar longos minutos e consumir significativamente o uso dos dados do aparelho.

Use o cartão microSD com moderação

Darth Vader micro SD ANDROIDPIT
Cartões microSD possuem seus prós e contras, cabe a você fazer bom uso deles! / © ANDROIDPIT

Por fim, a questão aqui é ter em mente que, mesmo que o cartão SD seja prático, existem pontos extremamente negativos no uso do mesmo, como a perda de dados gravados devido a um erro qualquer ou ter as informações pessoais vulneráveis em caso de roubo ou perda do aparelho.

E aí, quais são os cuidados que você toma hoje para que terceiros não tenham acesso aos dados do cartão microSD do seu smartphone em caso de roubo?

445 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

136 Comentários

Escreva um comentário:
  • Lendo diferentes pontos de vistas, nos comentários acima, gostaria de expressar minha opinião .Já tive meu celular roubado. Entrei em contato com minha operadora que imediatamente bloqueiou meu aparelho, segundo ela, o ladrão jamais conseguiria desbloqueiá-lo, pois era pós-pago. Meu prejuízo foi a perda do aparelho que era top de linha.Meus dados além do micro sd, também estavam armazenados no meu PC através do oogle do google+, e tive como fazer a transferência para outro cartão.Para mim o melhor é fazer sempre o backup e transfer para o PC.

  • Não compro Smartphone sem suporte para micro SD pois eles são muito úteis.

  • Por isso e outras tenho e uso hd no router wifi
    utilizando como Lan e Ftp além de outro seagate portátil com wifi interno (muito bom) . Mas tenho e uso também é não abro mão dos benditos micro Sds.

  • Pra mim é muito importante sim o cartão SD, claro que fica venerável suas fotos informações no caso de roubo

  • Como profissional da área de segurança eu afirmo: não existe sistema 100% seguro. Então mesmo com criptografia, cadeado, guia de santo, etc você sempre terá uma chance (maior ou menor) de que suas informações fiquem expostas. Uma maneira de amenizar os riscos é usar a nuvem, criptografar e/ou escolher criteriosamente as informações que ficarão nos meios "menos seguros".

  • Gente, não entendo nada de tecnologia, mas to pensando em um HD externo. Vocês me indicam algum para salvar minhas fotos e docs que deixo no celular?

    • Oi, Lucia! Olha, o mais adequado realmente seria vc guardar estes arquivos em serviço de nuvem. Assim, vc terá acesso de qualquer dispositivo que conecte-se à internet; basta login e senha. Fora que vc não corre risco de perder seus dados. Já pensou se o HD que vc comprar queimar ou for roubado? Te sugiro o Fotos do Google, o Mega e o Dropbox. Ambos oferecem até 50 Gb de armazenamento gratuito. Abraço.

  • Pelo amor de Deus, é só criptografar o cartão, dá um baita trabalho pra quebrar a criptografia e estes ladrões de galinha não se dariam ao trabalho, os dados ficam salvos e caso o cel seja roubado, o prejuízo só vai ser financeiro! Sua vida fica protegida e eles não terão acesso.

    se todo mundo criptografasse o celular e avisasse as operadoras o imei apos um roubo complicaria bastante a vida destes marginais, afinal, clonar imeis é complicadinho...

  • Estou aprendendo a me acostumar com a Nuvem acho mais pratico pq nao perde nada ja o meu cartao de pessoal so musicas pq ele e particionado com a memoria interna entao se ele nao estiver no meu aparelho ele nem inicia. mas ainda acho que o cartao e indispensavel.

  • Boa parte do que é constitui um Smartphone é de grande valia.
    Porém, se tem algo indispensável, este é o BACKUP.
    Sejam as configurações padrão de backup do Android ou as de um aplicativo de terceiros (como o Cerberus, por exemplo).
    Com apenas alguns toques configura-se o dispositivo para que envie seus dados para a núvem da Google ou outros servidores.

    Vale o ditame do mundo: "Seguro morreu de velho."

    Portanto o usuário final tem que, ao comprar seu gadget, adquirir intimidade com o mesmo e seu sistema.
    Aprender que segurança é essencial em um mundo cada vez mais globalizado, onde a palavra de ordem é conectividade.
    Saber que gente mal intecionada também se especializou em sistemas e está pronta para atacar mesmo aqueles usuários mais experiêntes.

    MicroSD é muito bom para armazenamento de músicas e dados não vitais.
    Não deve ser utilizado como porto seguro de ninguém.

    • voce está certissimo usei meu celular nas ferias e por conveniencia deixei a camera fotografica e usei apenas o celular,dois dias depois de voltar sofremos um assalto dentro de casa e levaram além do carro o celular com dados de clientes e fotos de parentes ferias e etc .

  • Concordo com o seu ponto de vista.
    Mas, as músicas e os filmes baixados podem ficar mais confortavelmente instalados em um cartão de memória.
    Encriptar os nossos dados é a melhor solução para a segurança.
    Em aparelhos mais novos, testes mostram que a criptografia dos dados não tem impacto significativo na performance geral do aparelho. Então, por que não usar?

  • sd é pra musicas e jogos.
    o resto como fotos e documentos importantes deixa na interna msm

  • O Pessoal que gosta de tirar fotos de sacanagem devem tremer na base quando perde o celular hehehehe. Agora ficar tirando fotos intimas e salvando nas nuvens, acham que está seguro e ninguém vê???? não esqueçam do caso Edward Snowden

  • Pra mim o cartão SD só tem uma finalidade: MÚSICAS!!! Fotos, documentos, essas coisas mais pessoais subo pra nuvem onde tenho controle de alterar senha e tals, se algum ladrão tentar formatar meu Moto de forma tradicional, vai se lascar pq dá logo erro pq uso custom rom, daí o mané acha q tá com defeito kkkkkk.

  • num confio nesse cartao nao..vai que todas minhas fotos caem na mao de alguem...eu ein, se me roubarem ja era..o q faco pra protger eh usar antivirusa da Psafe pra android que tem funcao de cofre e guardo tds minhas coisas importantes la

  • Hoje em dia, nem dou mais tanta importância aos cartões. Exatamente pela falta de segurança deles em caso de roubos, que fotos, arquivos e agenda de contatos, guardo sempre nas nuvens. Foi a melhor coisa. Já perdi um iphone num assalto à mão armada. Foi comprar outro aparelho, pegar o backup da nuvem e pronto. O mesmo celular de novo. Hoje com um Moto Maxx na mão, com 64GB internos, 57 para o usuário, e sem slot para cartão micro sd, continuo usando nas nuvens um back semanal do aparelho, mesmo tendo um sr espaço para utilizar. Segurança nas nuvens será o futuro.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi