O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1.431 Compartilhado 387 Comentários

O que fazer quando o celular não carrega? Cinco soluções para este problema

Alguns de vocês podem estar sofrendo com este problema. Talvez já tenham até saído para comprar um novo carregador. Porém, antes de supor que o problema é a bateria quebrada ou o carregador, confira cinco dicas para dar um jeito em um celular que não carrega.

Pegue um atalho

Por que um celular não carrega?

Ou o seu telefone não carrega completamente quando conectado, ou a conexão cai, ou o aparelho carrega muito lentamente - às vezes, apenas um pouquinho mais rápido do que a velocidade em que a bateria é consumida. Esta é realmente uma queixa muito comum, a qual chegou a me afetar em um dispositivo próprio. Abaixo, você confere algumas dicas para solucionar a questão, e o melhor é que você mesmo poderá fazer qualquer uma delas.

androidpit samsung fast charger note 5
A maioria dos problemas de carregamento estão relacionados ao adaptador USB ou ao cabo, ou mesmo a porta USB / © AndroidPIT

1. Repare a porta USB você mesmo

A maneira mais rápida e fácil - e muitas vezes bem-sucedida – consiste em simplesmente fazer um pequeno reparo em seu hardware. O problema é que a superfície metálica no interior da porta USB e o carregador micro-USB não estão tendo um bom contato, seja através de um defeito de fabricação ou por causa do constante conectar e desconectar do cabo de carregamento.

Tudo que você precisa fazer é desligar o aparelho, remover a bateria (se possível), e usar algo pequeno - um palito, por exemplo – para "alavancar" a pequena "guia" dentro da porta USB no seu smartphone ou tablet. Faça-o com muito cuidado e delicadeza, recoloque a bateria e ligue novamente. Nove em cada dez vezes isso é tudo o que é necessário.

Androidpit usb type c 0407
Verifique a abertura da porta USB do seu smartphone, talvez a entrada não esteja conectando propriamente / © AndroidPIT

2. Troque cabos e adaptadores

A parte mais frágil de um carregador é, sem dúvida, o cabo, e não o adaptador que se conecta à tomada da parede. Então, se o seu dispositivo está tendo problemas de carregamento e a solução anterior não ajudou, você pode ter um cabo defeituoso.

Antes de você sair correndo para comprar um substituto, basta pegar um cabo USB de reposição de outro dispositivo e experimentá-lo em seu lugar. Muitas vezes o cabo vai se desgastar por dentro, pois está constantemente sendo enrolado, torcido ou qualquer outra coisa. Ao invés de comprar um novo carregador você pode precisar apenas de um novo cabo.

androidpit USB 1
Cabos são facilmente danificados. Tome cuidado na hora de guardá-los na sua bolsa ou mochila / © AndroidPIT

Da mesma forma, se o cabo não parece ser o problema, verifique o adaptador de tomada de parede. Além disso, verifique a mesma combinação carregador/cabo em um dispositivo diferente e veja se ele funciona normalmente.

3. Faça uma limpeza: remova a sujeira!

Às vezes, a razão pela qual um dispositivo não está carregando corretamente é porque há algo alojado na porta, ou há apenas um monte de detritos bloqueando a conexão. Fiapos do seu bolso, sujeira e outros tipos de lixo podem entrar em todos os tipos de cantos e recantos em um smartphone, então dê uma olhada para se certificar de que não há algo alojado dentro da porta micro-USB (ou no cabo de carregamento também).

AndroidPIT LG G3 8
Limpe qualquer sujeira que esteja atrapalhando a conexão entre a entrada e a saída micro-USB / © AndroidPIT

Claro, certifique-se também de nunca carregar seu telefone próximo à água ou em condições excessivamente quentes ou úmidas. Além disso, não sobrecarregue o seu dispositivo, carregando durante toda a noite quando a bateria só precisa de 2-3 horas.

De fato, os aparelhos modernos conseguem detectar quando o carregamento da bateria está completo, sem perigo de sobrecarga - desde que o equipamento seja original. Caso não tenha passado por testes que comprovem sua segurança, o carregamento pode continuar mesmo com a carga cheia, podendo eventualmente causar problemas. Por isso, se o seu equipamento for "genérico", reafirmamos: deixar a noite toda carregando pode ser uma má ideia.

4. Substitua a bateria

Se o seu aparelho é antigo, ou parece estar agindo de forma muito estranha no que diz respeito à bateria, pode ser que ela esteja com defeito. Se o seu Android tem uma tampa traseira removível, retire-a e verifique se a bateria não está deformada, vazando ou com qualquer outro problema.

Se estiver, remova-a imediatamente e limpe a área com cuidado para evitar a corrosão. Se a cobertura não é removível, você pode colocar o telefone sobre a mesa e tentar girá-lo para ver se a bateria está protuberante ou deformada (não se assuste com o resultado – pode ser apenas o design do telefone). Substitua a bateria por uma original do fabricante ou de uma terceira parte respeitável.

ANDROIDPIT battery 1
Se você vai substituir a bateria, tente comprar um modelo oficial / © AndroidPIT

Uma nova bateria deve durar mais ou menos dois anos antes de precisar ser substituída, embora isso dependa do número de ciclos de carga e descarga. Se isso parece necessário em pouco tempo, verifique a sua garantia: você pode ser elegível para uma substituição gratuita.

5. Carregue o aparelho na tomada

O carregamento por uma tomada de parede sempre vai ser mais rápido do que através de um PC ou laptop. Isso acontece porque apesar da tensão de um carregador de tomada e da porta USB do PC ser a mesma: 5V, a corrente elétrica da porta USB do PC e, consequentemente, gera uma potência menor ( é proporcional a corrente).

Com exceção do carregador turbo, esse sim tem mais tensão, mas não o dobro, é 9V ou 12V, dependendo do chipset. Como tem maior tensão, tem maior potência, que atualmente é limitada a 15 Watts. Embora a Qualcomm diga que é 60, mas daí é outra história.

Claro, se você estiver usando um outro cabo carregador e um adaptador que veio com o telefone, pode também ser que o carregador não seja suficientemente poderoso para o seu dispositivo. Por exemplo: se você estiver usando um carregador que veio com um fone de ouvido Bluetooth, ele pode simplesmente ser incapaz de carregar o seu dispositivo.

androidpit usb smartphone pc 3
O seu computador pode não carrega a bateria do seu Android tão rápido quanto uma tomada / © ANDROIDPIT

Também pode haver um problema com a sua tomada, mas isso é muito menos provável. Para carregar mais rápido, ligue o modo avião ou desligue o telefone.

Se tudo isso falhar, basta verificar se o ponto de energia está ligado e funcionando. Essa é a primeira coisa que uma equipe técnica vai perguntar se você ligar para o fabricante para obter ajuda, o que provavelmente será seu próximo passo, se nenhuma dessas opções funcionou para você.

Você já teve um smartphone que não carregava? Qual era o problema e como você o resolveu? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo!


Artigo originalmente escrito por Kris Karlon.

1.431 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

387 Comentários

Escreva um comentário:
  • Obrigado segui o passo 1 e deu certo!! :)

  • Bom eu tenho um moto G 2 e ele so carrega com alguns carregadores, o tubro, e o do moto g4 e de um samsung, eu tenho o carregador origina mas nao carrega o celular alguem sabe o por que w=? obs: ele carregava antes mais eu coloquei em um carregador samsung ele acendeu, e desligo e nao carregou mais agora so em alguns carregadores, antes era em todos

  • Tenho um Galaxy A3 2016 com 2 meses de uso e do nada parou de carregar, ao conectar ele vibra e aparece o simbolo de carga, porém não carrega nada. Fiz todos os procedimentos descritos neste post, troquei carregador, testei cabos e adaptador em outros celulares e carregou normalmente. Acredito que seja um problema grave, estou muito triste, pois além de ser novo e super bem cuidado não tenho outro kkkkk vou ficar sem ate o retorno da assistência! Alguém sabe me dizer se costumam demorar muito para enviar de volta ?

  • A dica de reparar a porta USB do Smartphone deu muito certo. Parabéns e obrigado pela ajuda

  • Nossa a memória do meu moto e2 dizia expansível para 32gb achei que daria certo,apagou todas as minhas fotos até as que estavam no celular que odio ódio ódio ,agora não sei se realmente posso usar um de 32 tenho medo de comprar agora

  • Ainda estou com este problema. O cabo usb fica solto dentro do celular, então hora funciona hora não funciona

  • A dica da porta micro usb do aparelho é super válida. Hoje estou tendo este exato problema com meu Moto X 2014. De tanto plugar e desplugar o cabo, o contato desgastou. Estou a procura da peça para substituir.

  • Coloque wd40 no buraco depois conecte e reconecte umas 30 vezes

  • Muita conversa mais o óbvio não é falado, aquilo que é 90% dos casos aquilo que realmente precisamos saber. Quando compramos um cabo não original a bitola do Fio é bem mais fino causando uma resistência e uma grande demora em seu carregamento. Os cabos originais vem com fio Grosso os outros não. Por mais que seja caro coberto de corda nunca vi um similar transmitir a amperagem correta que faça um carregamento ao mesmo tempo de um original. Minha experiência comprova que só comprando um cabo original bem mais caro resolverá a maioria dos problemas. Um detalhe é que eu nunca quebrei em Cabo mas mulheres e adolescentes quebram Seus cabos frequentemente.

    • Tenho que concordar contigo Renato. Tenho um fone de ouvido do meu W800 de quando estava no ensino médio. O fone já tem 12 anos de uso e está perfeito, melhor que muito fone novo por ai. Meu filho com 18 anos, já perdi a conta de quantos fones tive que comprar para ele em um ano. Hoje, por conta dos "similares" as pessoas tendem a ser muito descuidas. Um bom exemplo da bitola do fio é com meu Moto X 2014 com carregador turbo. O modo turbo dele só funciona com o cabo original do aparelho, com outro cabo (paralelo) pode esquecer, é como carregar na porta USB.

  • Olha, a dica de limpeza é bem válida. Já tive problemas e resolvi assim, embora seja bem verdade que o conector já estava morrendo e tive que trocá-lo uns meses depois.

  • E se nenhuma dessas dicas resolver o problema, utilizem um martelo ou marreta! ^^

  • Curioso. Meu smart estava com esse problema justamente hoje. Não tem problema no cabo nem no adaptador e mesmo assim ele carregava super lentamente plugado na tomada. Além disso ele estava bem quente. Coloquei o celular por alguns minutos na geladeira até ele esfriar e depois voltei a plugar na tomada. Resultado: voltou a carregar rapidamente.

  • ótimas dicas, e muito interessante esse artigo.

  • isso pode ser muita coisa... e eu aconselho a sempre ter carregador original

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi