O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 404 Compartilhado 212 Comentários

Meu celular não liga! O que fazer?

Se alguma vez você já parou e se perguntou “Por que raios meu celular não liga?”, saiba que você não está só, meu amigo. Mesmo sendo um profissional em dispositivos Android, algumas situações podem ir além das suas habilidades e só nos resta perguntar o que fazer. Hoje, nós te damos algumas dicas e soluções que podem ajudar sempre que isso acontecer.

Pegue um atalho:

O celular está descarregado?

Pode parecer bobeira, mas, essa deve ser a primeira pergunta a ser feita. Às vezes, você passa tanto tempo jogando ou assistindo a vídeos no YouTube que, ao retomar seu dispositivo em mãos, ele está descarregado. Conecte o aparelho em um carregador e certifique-se de que o fato dele estar desligado não é por falta de carga na bateria. E lembre-se, às vezes o telefone precisa de alguns minutos de carga até que ele possa ser ligado.

androidpit battery low 1
Seu dispositivo pode estar apenas com a bateria descarregada, ao invés de morto / © ANDROIDPIT

Tela não responde

Esta é uma outra possibilidade: o telefone está funcionando, mas a tela não está respondendo. A maneira mais fácil de verificar isso é segurar o botão de energia até que o aparelho desligue. Você vai ouvir um som de inicialização ou sentir uma vibração. Isso significa que seu dispositivo está funcionando, mas, se o problema persistir, o ideal é encaminhá-lo para conserto em uma loja especializada.

Você pode tentar pressionar o botão de ligar/desligar e o botão de diminuir volume simultaneamente; se a tela ainda estiver funcionando, o seu dispositivo irá mostrar o Menu Recovery. Faça então o Wipe Data/ Factory Reset do dispositivo, para tentar recuperá-lo. Vale lembrar que este processo irá apagar todos os dados do seu aparelho e formatá-lo, como se tivesse acabado de sair da fábrica. Portanto, faça sempre um backup dos seus dados.

Deixou cair ou molhar?

Esta é uma das razões mais comuns para um telefone não ligar. Se você recentemente derrubou ou molhou seu dispositivo, alguns problemas tendem a aparecer. Quando o aparelho permanece molhado por muito tempo, isso pode acarretar em um curto circuito, por exemplo. 

Logo, siga nosso guia de recomendações para celulares que caíram na água. Se você o deixou cair e na sequência o telefone não ligou mais, leve-o rapidamente a uma assistência apropriada para reparos.

AndroidPIT use with broken display
Caiu ou molhou? Descubra como consertar seu dispositivo / © ANDROIDPIT

Muitos bugs significam que meu telefone irá "morrer"?

Se você notar ações estranhas, lentidões ou desligamentos repentinos, pode-se tratar de um problema no software, sendo necessária a substituição do firmware.

Primeiramente é necessário pesquisar sobre sintomas semelhantes, para se certificar posteriormente que seu firmware precisa ser substituído. Temos uma abundância de guias e tutoriais no AndroidPIT, para vários modelos de smartphones e tablets, que podem te ajudar a fazer uma restauração de fábrica direto nas configurações do dispositivo. 

androidpit nexus 5 bootloader 2
Uma limpeza no sistema pode resolver bugs e travamentos / © ANDROIDPIT

Caso a troca de firmware seja algo complexo para você, recomendamos que seu dispositivo seja encaminhado para assistência técnica especializada.

A bateria está inchando ou com vazamentos?

Outro motivo para seu telefone não ligar pode ser o fato da bateria estar vencida ou desgastada. Problemas com esse componente costumam acontecer ao longo do tempo, mas também podem aparecer de repente, especialmente se ela estiver inchada ou com vazamentos após algum acidente.

Caso a traseira de seu dispositivo seja removível, tire-a, remova e troque a bateria. Mas certifique-se antes que, em casos de vazamentos, o líquido não tenha entrado em contato com o circuito elétrico. A bateria deve ser trocada por uma nova que atenda às mesmas especificações da anterior, como a capacidade de amperagem. 

AndroidPIT Wet samsung galaxy S5 5220
Troque a bateria do seu aparelho caso ela apresente desgastes / © ANDROIDPIT

Problemas com o carregador?

Algumas vezes, o fato de um dispositivo não ligar pode ser um problema externo. O cabo do carregador, cabo USB ou adaptador de tomada podem apresentar desgastes e ocasionar problemas. Não deixe de experimentar outro cabo ou adaptador, além de, é claro, testar em uma outra tomada. 

androidpit USB 12
Tente carregar seu celular com outros cabos / © ANDROIDPIT

Você está vendo apenas a tela com o logo da fabricante?

Se o seu telefone liga, mas não passa da tela de boot, ou seja, aquela com a imagem do nome da fabricante, ele está passando por um bug que chamamos de bootloop. Isso significa que seu aparelho ligou, mas ficará preso nesta mesma tela por algum problema.

Se você recentemente atualizou a versão do Android ou instalou uma ROM nova, uma limpeza no cache e nos dados da partição pode resolver. Temos diversas dicas e tutoriais que ensinam como realizar essas limpezas ou fazer um reset de fábrica.

AndroidPIT Moto X wipe cache partition
Limpar o cache ou partição pode renovar o sistema do seu aparelho / © ANDROIDPIT

Nota: Se o seu aparelho está dentro da garantia, recomendamos que recorra a uma assistência autorizada antes de tentar qualquer coisa por si mesmo.

Você já teve um celular que não queria mais ligar? O que fez para resolver o problema? Comente aqui.

 

404 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Claudio R. há 10 meses

    Tenta fazer fazer um hard reset do sistema é a melhor opção. O único problema é que tudo o que estiver na memória do telefone vai ser apagado, e seu telefone vai voltar para o mesmo modo de fábrica. Mas a boa notícia é que talvez voltará ao normal.

    1. Desligue seu celular Galaxy Pocket
    2. Pressione ao mesmo tempo:Volume acima + Home após o Botão ligar tambem
    3. Assim que o aparelho vibrar, libere apenas o Power e continue com os outros pressionados
    4. Quando aparecer o boneco do Android, libere os demais botões
    5. Usando o botão de volume para baixo Escolha: "wipe data/factory reset" e confirme com POWER/botão de ligar
    6. selecione “YES – delete all user” e confirme com a tecla de ligar o Power
    7. Selecione "reboot system now" e confirme com a tecla Power
    Feito isso seu Galaxy Pocket já vai estar resetado
    OBS: as vezes pode demorar para reiniciar mais é normal só aguardar
    configure do seu gosto pronto hard reset feito...
    Ver se resolve

212 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi