O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 1.405 Compartilhado 167 Comentários

As grandes fabricantes não merecem seu dinheiro em 2015! Veja o motivo

Este ano até agora não foi muito promissor quando o assunto é a gama alta de smartphones. De todos os lados nos chegam notícias indicando que os departamentos de controle de qualidade nas grandes fabricantes foram fechados ou estão em longas férias. Não é um fenômeno novo, mas em 2015 tomou proporções gigantes.

Não é incomum que novas tecnologias cheguem ao mercado com um ou outro problema, geralmente resolvido com uma atualização de software ou, na pior das hipóteses, uma troca do dispositivo. O que tem acontecido com os carros-chefe de 2015, contudo, ultrapassa todas as medidas. Será que o consumidor se transformou em cobaia das fabricantes? Vejamos alguns exemplos:

Samsung Galaxy S6 e a tampa que se descola

O Galaxy S6, juntamente com o S6 Edge, pode ser considerado o dispositivo com o melhor design da fabricante sul-coreana até o momento. Logo após seu lançamento, contudo, tivemos casos de telas com arranhões circulares no S6 Edge, o desaparecimento de botões nas configurações rápidas da nova TouchWiz em ambos os dispositivos, e por último um caso com o nosso próprio exemplar: a tampa do Galaxy S6 se descolou sozinha (alguns usuários também nos relataram o mesmo problema).

LG G4 e a tela que não reage

Aqui o problema se encontra na tela do novo carro-chefe da LG. Vários proprietários do dispositivo têm relatado o problema de reação da touchscreen nos mais diferentes graus. O dispositivo não reagiria a comandos ou responderia com atraso. Lembramos aqui que essa não é uma tecnologia revolucionária, e que a fabricante sul-coreana é conhecida pela boa qualidade das suas telas. Levando isso em conta, como entender essa falha básica? Quem faz uma procura do aparelho no Google também encontra problemas com a performance do Bluetooth, e esperamos que ambas as falhas sejam corrigidas rapidamente por um update de manutenção.

LG G4 1 Teaser
A tela do LG G4 tem problemas de reação em alguns exemplares. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia Z3+ e o superaquecimento

Desde o Xperia Z2 a câmera do dispositivo travava após pouco tempo gravando um vídeo em 4K. Será que já não tinha dado tempo de solucionar a questão passadas duas gerações de aparelhos? Com efeito, o Snapdragon 810 é o principal suspeito do superaquecimento no caso do Z3+, e a Sony podia ter usado outro processador como a LG, que empregou o 808 no G4. Chegamos a um ponto em que, no Japão, o dispositivo é comercializado com um aviso a respeito do superaquecimento e do travamento de aplicativos. Na nossa opinião, trata-se de um desrespeito ao consumidor. A companhia poderia ter esperado mais alguns meses (ou quanto tempo fosse necessário) para entregar um produto sem essa falha.

HTC One M9 também superaquece

A traseira de metal do carro-chefe atual da HTC se aquecia a ponto de não poder mais ser manejado. Esse problema foi notado pouco depois do lançamento do dispositivo. A solução foi uma atualização de software que reduziu a potência do Snapdragon 810. A culpa aqui está menos nas mãos da Qualcomm do que das fabricantes. Como a própria empresa da Califórnia afirmou, ela apenas produz os chips. O que as fabricantes fazem com eles e a interação com os softwares provocam efeitos como o superaquecimento.

HTC M9
O HTC One M9 também chegou com problema de superaquecimento. / © ANDROIDPIT

Você não deve incentivar essas atitudes

Imprevistos podem sempre acontecer quando fabricantes lançam produtos inovadores no mercado, mas este não é o caso. Tecnologias já conhecidas foram empregadas, e erros antigos não foram solucionados. Quem já comprou seu carro-chefe neste ano pode ter surpresas desagradáveis, mas quem ainda não comprou deve considerar a espera pela próxima geração ou pelos lançamentos do segundo semestre. Informe-se sempre antes de comprar um dispositivo, leia reviews, comparativos, testes de câmera, bateria e performance para evitar dores de cabeça. Este é um mercado altamente competitivo, e quando esses erros se refletirem nos lucros (e eventual crescimento de companhias menores) as gigantes do ramo terão de otimizar seu controle de qualidade.

1.405 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Leandro Felix 25/jun/2015

    Ficamos reféns do nosso próprio consumismo e trocamos qualidade por ostentação.

  • WALTER ANDRADE CARNEIRO 25/jun/2015

    PARABÉNS AOS REDATORES DESSA REPORTAGEM. Finalmente um assunto delicadíssimo foi abordado com clareza, concisão e honestidade sem poupar as grandes. Realmente, o que está acontecendo é tudo isso e mais um pouco. O controle de qualidade não conseguiria nunca acompanhar a produção de SmartPhones na quantidade que existe hoje, mesmo que boa parte de suas fabricações sejam implementadas por mãos robóticas de grande precisão. A pressa é a inimiga número um da perfeição, e esse adágio deve ser desconhecido dessas orientais que só se preocupam atualmente com o lucro fácil às custas dos "trouxas" como são mencionados em off o consumidor do 3º mundo. Tudo isso poderia ser amenizado com um atendimento mais civilizado por parte das suas Autorizadas no pós venda.

  • Samuel Scofield 26/jun/2015

    Moto maxx manda um abraco... ;)

  • João 25/jun/2015

    Viva o Moto Maxx, o Smartphone MAIS E MENOS. MAIS que os outros, MENOS do que PROMETEU. kkk.

  • Rafa Martins 26/jun/2015

    A melhor fabricante na minha opinião é a motorola sem duvidas ,aparelhos muito bom tenho um moto g 2 e não tenho do que reclamar , sem contar nas atualizações de sistemas que foi muito rápido parabéns moto

167 Comentários

Escreva um comentário:
  • Perfeito! Adorei a matéria. Ficamos indignados por investir nosso rico dinheirinho em aparelhos que custam uma pequena fortuna. As vezes no impulso nos damos ao luxo de comprar novos aparelhos, Ficamos mega felizes, mas aí vem os defeitos/problemas. Espero que esse cenário mude de figura! Já que eh pra gastar, que seja pelo menos com produtos de qualidade!

  • Por esses e outros motivos que contínuo com meu Nexus 5. Quando o Nexus 5 2015 chegar - se ele chegar realmente - eu posso até pensar em talvez trocar.

  • por essas razões fico com meu moto
    x 2.

  • A Moto não está na lista

  • Excelente artigo. Também estou passando por um problema relacionado ao Galaxy S6 e, pasmem, estou há um mês sem meu telefone, porque a Samsung não tem peças de reposição para o mesmo e nem sequer aparelhos de mesma cor para substituição. O problema foi causado pelo uso de um acessório original Samsung, a capa Galaxy S View Cover que danificou a tela do aparelho (produziu diversos arranhões na mesma, apesar desta ser um vidro bastante resistente). Deixei meu celular, junto com a capa, em uma assistência Samsung no dia 02/06. Nas duas primeiras semanas eles tentaram encontrar um novo vidro para substituir, sem sucesso. Após, ficaram mais de uma semana tentando contato comigo, apesar de disporem de 3 telefones distintos de contato, para me proporem a substituição do aparelho por um novo ou o ressarcimento do valor pago. Ao optar pela substituição, já que gostei bastante do aparelho, fui surpreendido pelo fato da Samsung não dispor de aparelho de mesma cor do adquirido para troca. Ou seja, o pós-venda da Samsung é péssimo. E isso é para um aparelho "Topo de linha"! Imagine para os demais? Resumo da ópera: ainda estou aguardando o envio de um novo aparelho, de cor distinta da que eu queria.

    • O mesmo aconteceu cmg quando comprei meu note 3 na pré venda.
      Deu problema no motorzinho dk vibrado com uma semana de uso.
      Deixei na assistência e nada ficou um mês lá e não conseguiam peça nem mesmo outro aparelho por ter esgotado a sua produção devido o sucesso de vendas... enyao meu alarelho na assistencia com um mês assim encerrando assim o prazo estipulado por lei para reparo do produto...eles depositaram o valor da vê da corrigido.
      Compro outro com 700 reais a.menos que paguei na pré bê da...aconselho a vc fazer o mesmo, pegue o valor e compre outro s6 ainda mais barato...abraços.

      • O problema é que eu já consegui compra-lo com um bom desconto (subsídio de operadora), abaixo do preço que ele ainda está sendo vendido.

  •   22

    asus

  • Vale a pena Comprar um Xperia z3 ? ele e bom? me ajudem amigos!

  • Excelente e oportuno artigo, Serowy. Valeu!

  • Otima materia mas parece que as empresas estao mais preocupadas com quantidade e nao com qualidade.

  • O bom e velho note 4 rodando liso que é uma beleza....

  • O problema da tela é apenas nas bordas, e não chega a ser algo que realmente atrapalha, e um simples update resolve. A LG MERECE SIM O DINHEIRO QUE RECEBE!!

  • "a tampa do Galaxy S6 se descolou sozinha (alguns usuários também nos relataram o mesmo problema)."
    2 ou 3 pessoas devem ter comentado o mesmo problema num post sobre isso e o cara vem e fala que alguns usuários relataram o mesmo problema. O que é alguns aparelhos com problema em vista de milhões que foram vendidos? Fora do Android Pit não vi uma única pessoa que tenha passado pelo mesmo problema no S6. Android Pit usa como base meia dúzia de usuários que relataram o problema nos seu modelos específicos, fora o super aquecimento Do Xperia e HTC, nenhum dos problemas relatados aconteceram com um número significante de usuários e mesmo assim o site faz uma matéria dessas...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi