O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 7 Compartilhado 3 Comentários

Clash of Clans: review do jogo agora disponível para Android!

Finalmente chegou para Android o jogo que é um sucesso no iOS desde o seu lançamento, em junho do ano passado. No começo, você vai achar que já conhece o estilo do game, em que construir diferentes prédios, passar de nível, defender a sua vila e atacar goblins estão entre as tarefas mais usuais. Com o tempo, contudo, vai perceber que para um jogo do tipo, o Clash of Clans exige muito mais pensamento estratégico do que o usual, daí o seu duradouro sucesso. Fiz o teste do jogo para Android e estas são as minhas impressões.

coc
© AndroidPIT

Clash of Clans une características dos jogos em que se deve construir e administrar uma cidade/civilização com lutas e disputas entre clãs. O seu download é grátis, e no jogo há funções que podem ser compradas. Ele é o que se chama em inglês de jogo “freemium” (um jogo em princípio grátis, em que se compram funções premium). O problema com a maioria desse jogos é que, em primeiro lugar, eles costumam exigir pouco pensamento tático. Trata-se, na maioria das vezes, apenas de cumprir cegamente missões de construção, tratamento de animais/habitantes, etc., e no fim você pode desenvolver um desagradável relógio interno que lhe pergunta a todo tempo: “já alimentou a sua vaca?”, “já treinou os seus soldados?”. O segundo problema é justamente a opção de compra de moeda virtual. Em poucos games desse tipo é possível evoluir de maneira satisfatória sem botar a mão no bolso.

coc1
Construa sua vila e armazene elixir e ouro. / © AndroidPIT

Nenhum desses dois problemas afeta a Clash of Clans. Sim, o jogo oferece a possibilidade de compra virtual e consequente avanço mais rápido, mas é perfeitamente possível jogá-lo de maneira inteiramente grátis sem se frustrar com o progresso lento. O bom sistema de combinação de adversários proporciona um equilíbrio bem estimulante nas batalhas, e irá motivá-lo a reforçar mais e mais a sua vila. E aqui chegamos ao ponto forte do jogo: os combates entre clãs são um verdadeiro teste para suas habilidades estratégicas. Você já terá uma amostra enfrentando os goblins (pertencentes ao sistema), mas é ao passar a atacar inimigos de verdade, pessoas como você que gastaram tempo e massa cinzenta tentando construir uma vila forte, que a diversão realmente começa.

coc2
Escolha com cautela o seu adversário. / © AndroidPIT

Cada tipo de guerreiro, construção e arma serve a um propósito, e é na boa distribuição e equilíbrio entre forças defensivas e ofensivas que está o segredo para o sucesso. Você certamente irá se lembrar com amargura da primeira vez em que a sua vila foi atacada, seu ouro levado e tudo reduzido a pó. O desânimo logo dará lugar a um irresistível desejo de vingança, e a motivação para se tonar mais poderoso e dar o troco irá tornar o jogo mais empolgante.

coc4
Monte sua estratégia para reduzir os inimigos a pó.../ © AndroidPIT
coc5
... e acumule troféus para entrar numa liga. / © AndroidPIT

Sim, o jogo também tem pontos negativos, como os gráficos simples demais para os padrões de hoje e a música de fundo um tanto repetitiva, mas de maneira gera, Clash of Clans é um passatempo de primeira, que sabe usar as funções sociais (chat, facebook) para criar uma atmosfera de competição saudável. Entretenimento puro.

Você pode baixar Clash of Clans aqui.

Já testou o jogo? O que achou?

3 Comentários

Escreva um comentário:
7 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi