X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Clash of Clans

Mauro Feola (tradução)
11

Um clássico dos jogos para iOS acaba de ser lançado para dispositivos Android e já pode ser baixado desde anteontem na Google Play Store: o Clash of Clans, um misto de lutas, estratégia e simulação. Como ele se comporta como app do Android é o que queremos analisar hoje em nosso app test. Acompanhe. 

8a
© AndroidPIT
5 ★★★★★

Avaliação

Prós👍
  • Transferência dos dados relativos ao vilarejo do iOS para o Android
  • Jogo viciante
  • Modo multijogador
  • Não é necessário gastar para se jogar
Contras👎
  • As tropas não podem ser controladas pelo jogador
Testado com Versão do Android Root Modificações Versão testada Versão atual
Google Nexus 7 4.3 Não 5.2.9 6.186.3

Funções & Utilização

Logo no início do Clash of Clans, o jogador já é presenteado com um pequeno vilarejo, o qual deve ser construído e defendido de ataques. Antes de mais nada é importante juntar moedas de ouro e poções para se ter em mãos minas de ouro e coleção de poções. E para conquistar moedas, por exemplo, será necessário fazer algumas buscas. Com as poções cria-se uma pequena tropa com fins de marchar até a Terra de Goblin e ali fazer saques. Os pequenos doendes verdes são facilmente vencidos nas primeiras batalhas e delas ganham-se muitas moedas. Com elas já é possível construir em poucos minutos a prefeitura da cidade.

8b
© AndroidPIT

Importante é também fazer um bom estoque de ouro. Se a capacidade existente for consumida em grande quantidade, não será possível transportar para casa o que se alcançou nas vitórias das batalhas. Para buscas concluídas é garantida boa recompensa, sobretudo poções valiosas que serão necessárias para dar energia na construção do vilarejo e para formar novos soldados. Mesmo no caso em que o exército esteja sem um soldado sequer, sempre se ganha algo como recompensa.

8c
© AndroidPIT

Edifícios vão sendo um atrás do outro desbloqueados e o próximo passo é ter em mãos canhões, arqueiros e atiradores para a defesa contra possíveis agressores.  

O mais interessante de tudo: você nunca estará sozinho nesse jogo de estratégia. Há um chat que cria contato entre jogadores, o que permite que um junte a um clã de outro ou que crie o seu próprio. A vantagem é de se constituir um super poder de ataque e de se ajudar reciprocamente em situações em que tudo está a perder. Desde o início do jogo é possível visualizar clãs pré-formados. Porém, para juntar-se a eles será necessário, primeiro, chegar a um certo nível do jogo. Antes de mais nada será necessária a construção do burgo do clã, o qual custa 40 mil moedas, as quais significam batalhas a serem vencidas... O bom é que há tanta poção que o jogo não tem como ser monótono.

8d
© AndroidPIT

O Clash of Clans tem uma conexão direta com o Google Game Service, o que torna possível visualizar a qualquer momento suas campanhas de sucesso. De início, tem-se um número de 200 moedas, as quais aceleram o processo de construção do vilarejo. Na verdade, mesmo depois de duas horas de jogo sem parar, ainda há delas sobrando. É claro que para os que querem mais, tudo pode ser conseguido através de compra com dinheiro de verdade na loja do app. Podemos afirmar, no entanto, que comprá-las não chega a ser de extrema importância para dar andamento ao jogo.

8e
© AndroidPIT

Como o Clash of Clans é um jogo de estratégia, tudo tem seu tempo. Mesmo assim o potencial de fazer o jogador ficar viciado é grande. A trilha sonora é harmônica e o gráfico é extremamente detalhado, o que chama a atenção de qualquer um. O bom é que os quests do início são sinônimo de grandes vitórias e recompensas, o que significa, por um lado, a rápida construção de edifícios e, por outro, a possibilidade de se juntar a um clã rapidamente.

O revés do jogo: as tropas deslocadas para o reino de Goblin não podem ser controladas pelo jogador, o que significa que se depende da sorte para a conquista de edifícios inimigos. Ou seja, uma luta estratégica não existe. Só se pode determinar com precisão onde é que o exército deve se localizar.

Na verdade, é também possível iniciar tudo sozinho e atacar outros jogadores, roubando-os. Para isso basta clicar em Buscar Batalha para iniciar uma. Isso significa, porém, que o símbolo de proteção de seu jogador será desativado. Em outras palavras, outros jogadores e clãs podem também atacar seu vilarejo. Para conseguir um novo sinal de defesa, vá até a loja do app e troque-o por moedas juntadas durante as partidas.

8f
© AndroidPIT

O melhor é que os usuários que já tinham seus clãs e vilarejos num dispositivo iOS podem recuperar tudo no dispositivo Android. 

Tela & Controles

O Clash of Clans funciona muito bem tablets. O app reage de maneira bastante fluida aos toques na tela e é muito intuitivo. Configurações, menus, chat e loja podem ser acessados através de um símbolo de um dedo que aparece na tela do vilarejo. O melhor é que estando na área do chat não significa que se perde contato com o que está acontecendo na pequena cidade. O gráfico do jogo é muito convincente, sem contar que se pode fazer zoom no vilarejo e nada oscila ou apresenta irregularidades. 

Velocidade & Estabilidade

O Clash of Clans roda muito bem em um tablet Android. Em situações de se sair do jogo, travar a tela do tablet e em seguida voltar, tudo se reinicia de maneira rápida. Mudar de um vilarejo a outro não leva tempo nenhum. Podemos afirmar que durante nossos testes tudo correu muito bem: o app mostrou-se muito estável.

Relação Preço/Desempenho

Por ser um jogo de estratégia gratuito, o Clash of Clans oferece tudo o que se deseja. Mesmo moedas podem ser conseguidas com a ajuda da sorte: basta procurá-las entre árvores e cogumelos, arrancando-os. Mas não há razão para se preocupar: a quantidade inicial de moedas é suficiente para tudo fluir muito bem. E não se preocupe em acelerar tudo, pois tudo funciona de maneira muito bem planejada. Não é, portanto, necessário fazer grandes investimentos para se garantir a diversão com o Clash of Clans. 

Veredito Final

Como a transferência de vilarejos do iOS para o Android não é das coisas mais problemáticas, existem super cidades já construídas e jogadores super poderosos. O bom é que uma grande comunidade já existe no jogo, embora seja um recém-chegado da plataforma Android. O fato é que o Clash of Clans é garantia de diversão. Sem dúvida será difícil deixar o tablet de lado.

Não podemos deixar de falar que um tutorial explica como tudo funciona. Aos que não suportam esperar um dia todo para que uma casa fique pronta, uma partida sempre estará à disposição. Um jogo com modo multijogador, gratuito e uma variada gama de formas de se divertir: que mais pedir?

(originalmente por Christiane Scherch)

Apps semelhantes

Desenvolvedor

Supercell

Artigos relacionados

Notícias / Aplicativos
3 há 9 meses

Clash of Clans: review do jogo agora disponível para Android!

Comentários

Escreva um comentário:
  • Luiz Gustavo Giuberti há 9 meses Link

    Esse jogo tem um problema sério de travamento, todas as vezes que tento entrar no jogo, mais precisamente na tela onde tem a barra de carregamento, ele trava. Em 3 dias que tenho esse jogo, eu tentei entrar nele umas 30 vezes, jogar mesmo só consegui 2.

    0
    0
  • Matheus Bacelar há 9 meses Link

    Aqui roda perfeitamente...

    0
    0
  • lourenco simas há 9 meses Link

    muito bom jogo

    1
    0
  • zezita há 9 meses Link

    hj

    0
    0
  • Cleiton Silva há 7 meses Link

    Pra mim a única desvantagem é ter que ficar sempre online pra jogar.

    0
    0
  • cristiane ripoli há 7 meses Link

    O jogo é ótimo e realmente muito viciante.

    0
    0
  • Derick Santos Martins há 6 meses Link

    esse jogo tem sérios problemas com updates, sempre dão problemas. Outra coisa q acho q seria interessante era a de se atacar uma vila especifica através do nick.

    0
    0
  • Janderlanio Franco de Oliveira há 6 meses Link

    No meu Nexus 4 esse flui perfeitamente. Nunca tive problemas com travamentos. Muito show é jogo.

    0
    0
  • Denilson Silva há 6 meses Link

    Nunca travou nem deu problema. Simplesmente perfeito

    0
    0
  • Denilson Silva há 6 meses Link

    Nunca travou nem deu problema. Simplesmente perfeito

    0
    0
  • Ademir Oliveira há 4 semanas Link

    Estava funcionando perfeitamente, mas com a ultima atualização agora o jogo não passa da tela de carregamento, quando chega a 1/4 da barra ela trava e o apk para sozinho.

    0
    0