O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 173 Compartilhado 56 Comentários

Estas coisas ainda vão irritar os usuários Android em 2016!

Há quem diga que 2015 foi realmente um terrível ano para o Android. Eu ainda estou animado, apesar de todos os problemas. Felizmente, este ano as coisas devem melhorar. Ou não? Não querendo ser pessimista, mas os usuários do Android muito provavelmente serão confrontados com problemas já conhecidos. Aqui resumimos os obstáculos a serem enfrentados.

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
595 participantes

Android Marshmallow: À espera de um milagre? 

O Android M chegou: uma nova atualização do Android que trouxe recursos interessantes e úteis, e que vai melhorar nossas vidas. Finalmente, o usuário controla seus aplicativos e pode conceder ou revogar permissões para eles. Jóia! E o gerenciamento de memória também está muito mais fácil graças ao Marshmallow. Que lindo é o Android M! Entretanto, o ponto crucial da questão é que, infelizmente, muitos usuários do Android ainda estão à espera da atualização. E este período de espera pode durar demais, dependendo do aparelho e da fabricante.

permissoes apps marshmallow
Gerenciamentos de permissões de apps no Android M: você decide o que um aplicativo pode ou não fazer. / © ANDROIDPIT

É frustrante, sem dúvida, quando uma fabricante demora a oferecer uma atualização. Sim, Samsung, estamos olhando para você. Também dá nos nervos ler notícias de updates chegando a países bem distantes, mas ainda nada no que diz respeito ao Brasil. Ótimo para os sujeitos dos países em questão, enquanto nós ficamos a ver navios.

Resta apenas praticar a paciência, mas é difícil conter a irritação quando a espera pelo cobiçado update parece interminável. 

Apesar do Modo Doze e outras "curas milagrosas", a bateria não vai durar

Andorid M, o dilema: você finalmente recebe a atualização mais recente no seu smartphone e se alegra particularmente sobre a suposta arma milagrosa chamada Modo Doze. Esse recurso deve dar plenos poderes à sua bateria novamente e garantir que o seu smartphone dure muito mais tempo sem precisar carregar. Você começa a sonhar com vários dias de uso do celular e com a possível grana que você vai ganhar ao vender o seu cabo de carregamento. Bateria que se esgota rapidamente? Isso é coisa do passado...ou não?

androidpit battery low 1
O Modo Doze é bacana, mas infelizmente não faz milagres. / © ANDROIDPIT

Este cenário magnífico não vai ocorrer em 2016. O Doze é, sem dúvida, uma grande característica que garante que os aplicativos não sejam afetados pela bateria fraca. Também foi demonstrado pelo teste do colega Tony Balt que seu Nexus 5 teve uma autonomia bem maior graças ao Modo Doze. Cerca de 50 por cento a mais de energia é algo significativo, mas infelizmente este resultado é a exceção, e não a regra. O Modo Doze e outros economizadores de bateria provavelmente vão trazer um pouco mais de duração, mas quanto exatamente? Resta a dúvida. 

Quem compra antecipadamente é "punido" com a queda dos preços

Em breve, a máquina de propaganda que faz você ficar totalmente ansioso sobre o novo smartphone Android a ser lançado estará de volta. Cada novidade chama a atenção do entusiasta de smartphones, que fica com a mão coçando para torrar seu valioso dinheiro no dispositivo, em vez de levar seu cônjuge para jantar, ou viajar nas férias - o dinheiro é guardado para o novo carro-chefe. Nada contra os chamados "early adopters" que são os primeiros a comprar os smartphones recém-lançados, mas...

androidpit best smartphones 1
Após alguns meses, já tem smartphones top de linha a preços mais convidativos. / © ANDROIDPIT

...o fato é que, mais brevemente do que se espera, o preço do dispositivo caríssimo pode cair, e aí vem o arrependimento. Muitas vezes, isto ocorre muito rapidamente, sobretudo em smartphones Android, e isto é simplesmente irritante. Quem gostaria de pagar mais se, em algumas semanas ou meses, o preço vai cair?!

Evidentemente, isso não é um novo cenário e vai repetir-se neste ano. Portanto, faço um apelo urgente: olhos abertos quando comprar um smartphone! Tenha paciência até que o preço esteja um pouco menor. E se o valor cair ainda mais depois disso - por exemplo, em uma oferta ou liquidação especial - tente não se irritar. 

Fanboy Wars, Episódio 78: Sem uma nova esperança

Para muitos, não faz diferença possuir um smartphone da Apple ou um dispositivo com aplicativos do Google. Acredite, essas pessoas existem! Muito mais conhecidos, entretanto, são os usuários de smartphones que, de maneira estridente e muitas vezes grosseira, defendem a marca de seu celular amado com uma veemência digna de questões de vida ou morte.

s6 edge plus vs iphone 6 plus front
Apple vs. Android: a eterna guerra entre fanboys / © ANDROIDPIT

A luta de Fanboys certamente pode ser engraçada até certo ponto, mas também pode descambar para um embate inútil entre grupos que se atacam com insultos cruéis e puro ódio. Vamos ser honestos: estamos falando de smartphones e tablets! É chato, no entanto, se você quer apresentar um argumento contrário, ou apenas quer fazer uma única crítica deste ou daquele recurso. Nem todo mundo quer causar discussões intermináveis ou "trollar" os outros até estragar o dia alheio.

Ou seja: se você tem esperanças de mais compreensão entre os defensores ardorosos desta ou daquela fabricante para 2016... melhor enterrar essa esperança.

O princípio OnePlus: Muitas promessas, poucos resultados? 

Aqui vamos nós outra vez com o famigerado "hype" - por exemplo, no surgimento de uma campanha publicitária. Para nos deixar realmente na expectativa por um novo dispositivo, um anúncio robusto é feito em um determinado evento. Então, nosso olhos ficam brilhando, esperando a próxima grande novidade, a próxima super-inovação, a salvação do mundo tecnológico, que nem sempre é o que esperávamos.

Tais eventos podem ser muito divertidos, e não devem ser levados tão a sério. Só não se pode acreditar em tudo o que CEOs e gerentes de marketing nos dizem, porque muitas dessas idéias e recursos inovadores não serão implementados de modo geral. Ou, ao menos, não da maneira como foram apresentadas. Não é nada novo. 

oneplus 2 front screen display
A nova "mega-novidade" certamente vem por aí... / © ANDROIDPIT

Porém, nem mesmo o maior cético em se tratando de tecnologia é imune ao vírus do "hype" o tempo todo, de modo que muitas vezes acreditamos nas generosas promessas feitas. A grande inovação simplesmente precisa ser uma realidade. A partir daí, decepções e raiva em relação ao desenvolvedor e à própria ingenuidade são inevitáveis. No universo Android, por exemplo, a OnePlus é especialista em promessas não cumpridas.

Assim sendo, não acredite em tudo o que é prometido para este ano. Pois certamente não teremos uma enorme inovação em 2016, e sim pequenas novas funcionalidades e melhorias. Mas, quem sabe, haja novidades que ainda podem encantar e inspirar. Mas minhas expectativas quanto a isto não são grandes. 

E aí, o que você espera em se tratando de Android para este ano? 

173 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Whyatt Earp 6/jan/2016

    O resumo é : A diferença entre o necessário e o supérfluo. O dia que a humanidade entender que pode viver apenas com o necessário tudo será resolvido. Mas... Como a humanidade está apodrecida pelo excesso de vaidade, de ostentação, as grandes empresas se aproveitam disso.

  • Alisson 6/jan/2016

    Meu LG G3 ficará igual o R2 D2 na minha mão. Enquanto houver esperança de derrotar a Vingança dos Sith (suporte a atualização) ele estará na minha mão contra a guerra da federação (Fim do IPI). Nada de adquirir um BB-8 nem de defender os lados da força. Fanboys por favor não poluam mais os posts com comentários desnecessários, comprem o que gostar, quando der e o que der. E que a força esteja com todos nós ;)

  • Denis Francis 6/jan/2016

    Acompanho muito o desenrolar das tecnologias mobile, mas não me deixo levar apenas pelo hype gerado pelo lançamento de novas tendências. É claro que existem algumas, bem poucas, que realmente trazem um grande diferencial na maneira como usamos os nossos dispositivos móveis, e a última dessas que vi foi com o lançamento do primeiro Moto X. De lá pra cá foi só perfumaria! Também não vejo muito sentido nessa coisa de ficar correndo atrás de atualização como se isso fosse a coisa mais importante do mundo. O importante é ter o aparelho funcional, não adianta atualizar pra versão mais recente e perder aqueles recursos que fizeram com que vc escolhesse esse aparelho, simplesmente não faz sentido! Outra coisa comum é ver a correria nas lojas atrás daquele último lançamento... Essa parte é divertida pra mim! Ahahahaha... O pessoal paga um valor bem mais alto, aquele onde o fabricante se aproveita do hype gerado no marketing pra lucrar um pouco mais (pouco?!) sobre os consumidores, depois é aquela história de sempre, choradeira pq lançaram uma variante mais completa e no mesmo valor, ou que depois de pouco tempo o aparelho já desvalorizou absurdamente. Entendo que as pessoas se tornam viciadas nesse tipo de coisa, mas onde está o raciocínio lógico? Qual o problema em esperar alguns meses (no meu caso no mínimo 06) pra ver como aquele aparelho vai se comportar no uso cotidiano e depois fazer a compra?! Fazendo isso o usuário só tem vantagens, tanto em preço quanto em qualidade do dispositivo.

    Mas é fato, assim como o post deixa bem claro, nada disso vai mudar da noite pro dia!

    Os fabricantes agradecem!

56 Comentários

Escreva um comentário:
  • Maior decepção de 2016: o assassinato da Motorola pela Lenovo. Eu e milhares de fãs da marca, da história recente, do nome Motorola, estamos tristes com isso. Seria perfeito se o Google continuasse a levar a experiência de android puro por um preço bacana e um hardware confiável e bem competitivo usando o famoso M norte americano, mas foram vender a marca...

  • Sem falar q os cara da Apple só joga na cara o msm tipo de coisa por ex"mimimi n tem iPhone pq n tem dinheiro" :v falta de conhecimento e foda sou fanboy de Android e os cara n sabe humilhar só diz a msm coisa

  • Quando os desenvolvedores do Androide fizerem uma atualização onde o usuário possa inverter o print na tela para fundo preto com letras brancas, ou à sua escolha, aí sim, vamos poder economizar bateria... O resto é como comentaram... Pura neura de quem vive de análises...

  • A solução do problema de atualização do Android está em não existir atravessadores sobre as atualizações, bem ao estilo do Cyanogenmod, cada um se responsabiliza por baixar e atualizar.

  • Gostei da matéria. Já fui de comprar lançamento no ato, agora me sinto contente com meu Sony z3compact. Supre bem minhas necessidades smartphonicas rsrs, a começar pela bateria, e como dito antes por um colega usuário do site em um dos comentários neste post, quando enjôo da aparência do layout instalo uns apks mudo o launcher faço root e tals. aparelho x y e z vai do nosso gosto pessoal adaptar-se ao dispositivo, pessoalmente não gosto muito de aparelhos da Samsung.. mas tipo nada contra quem tem gosta ama e usa um. Gosto e gosto não se discute "ou discute" é muito relativo isso.Fiz downgrade no meu smart pois gostei do atual Lollipop

  • Eu acho que sim, este é o motivo que o país está testa forma, o consumidor não pensa vai pelo impulso e acaba caindo na armadilha do consumo, não temos que aceita estas coisas intempetente de der dinheiro ou não.

  • Trocava de smartphone de 6 em 6 meses, mas agora que estou com esse tal de Redmi 2...

    Estou há 2 meses e o software é o ponto forte, só troco por outro Xiaomi!

  • A bateria do Moto X2 melhorou bastante com o Marshmallow, agora resta a dúvida se foi por causa do sistema ser melhor que o anterior, ou o modo Doze é realmente eficaz....

  • Eita matéria purreta de boa!
    Gostei!

  • Instalei há alguns dias a versão de testes do Marshmallow para o Moto G 2014 Xt1069 e só tive decepções com esse sistema. Depois de dois downgrades consecutivos, voltei para o Kitkat 4.4.4 que na minha opinião é o melhor Android para os dispositivos de 1GB de RAM.

    • A Google está obrigando as OEMs a adicionarem mais hardware onde não precisava... O 4.4.4 é o coração da MIUI e até agora está BOM DEMAIS! 👍😉

  • Acabei de saber que o Android M não tem mais a opção de trocar de usuário, uma grande inovação e eles tiraram?!?!?! Se mais alguém souber disso e ou melhores notícias.....

  • O problema do Android é as fabricantes terem controle demais sobre ele

  • Android precisa ser atualizado via OEM sem intervenção das operadoras.

    Microsoft vai fazer isso, Apple sempre fez, falta só o Android/fabricantes aderirem. É um saco isso.

    • Operadoras??? Sim, elas são um pé no SC, mas os fabricantes dos aparelhos são muito mais.
      Sony... Fé em Deus que um dia ela atualiza.
      Samsung... Cuidado pra não comprar hoje algo que corre o risco e JAMAIS ser atualizado.
      E por aí vai.
      O Google permite tantas adaptações e personalizações que por fim os fabricantes acabam por determinar se atualizarão ou não.

    • Ai como eu queria isso, mas a google é muito dependente dessas fabricante, não põe moral! 😕

  • O pior ñ é nem ouvir q país X recebeu atualização primeiro q país Y e sim ouvir q fabricante Z distribuiu atualização primeiro q a fabricante do seu smart(q ainda ñ foi atualizado) isso sim dá raiva...

  • Acredito que a demora nas atualizações principalmente para nós brasileiros é justamente para incentivar na troca de seu gadget já que a grande maioria não suporta a espera pela atualização e os novos modelos já vem com a mais atual delas.
    Tudo tem um proposito podem apostar.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi