O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 239 Compartilhado 109 Comentários

Coisas que o Android N tem e o iOS 9 sonha em ter

Recentemente o Google surpreendeu a comunidade Android ao liberar, antes do esperado, a primeira versão do Android N para desenvolvedores. E entre as novidades já apresentadas estão algumas exclusivas do novo sistema que não encontram correspondente à altura em seu maior rival: o iOS.

Android e o modo de economia de bateria que realmente funciona

android n bateria
Modo Doze apresentado com o Android Marshmallow chega aprimorado no Android N / © ANDROIDPIT

Com o Android Marshmallow o Google apresentou o Doze, um recurso que detectar quando seu smartphone não esta sendo utilizada para encerrar recursos inúteis e economizar energia. Já o Android N trará o Doze++, que ativa o modo de economia a partir do momento em que a tela do smartphone ficar inativa. Segundo o Google, ele funcionará quando o usuário estiver trabalhando ou tomando banho, por exemplo.

Embora o iOS também tenha um modo de economia de bateria, ele não é tão eficiente quanto o modo Doze++, e em tempos em que a bateria parece não evoluir tanto quanto os smartphones, um recurso como o Doze é algo quase indispensável.

Android N e o recurso multijanela em smartphones

android n multi window
Modo Multijanela agora é nativo no Android N / © ANDROIDPIT

O Android N trará aos dispositivos um modo multijanela nativo do sistema do Google, permitindo dividir a tela do dispositivo entre dois aplicativos. O recurso já era adotado por fabricantes como a Samsung, mas é a primeira vez que surge de forma nativa no Android, e será compatível tanto com tablets quanto smartphones.

Já o iOS 9 possui essa funcionalidade, mas de modo bem restrito, já que limitado aos iPads, nem mesmo os iPhone 6 Plus e 6S Plus utilizam o recurso, que poderia ser muito bem aproveitado em uma tela de 5,5 polegadas. Aqui mais um ponto para o sistema do robozinho verde.

Modo de economia de dados

android n economia dados
Modo de economia de dados do Android N / © ANDROIDPIT

A realizada brasileira quando o assunto é conectividade não é muito satisfatória, pois a maioria dos usuários possuem plano de dados móveis limitados, e até mesmo a internet “fixa” está adotando limites de tráfego. Neste contesto o recurso de economia de dados do Android N desponta como um recurso fundamental.

O usuário passará a ter ainda mais controle sobre o uso de dados na nova versão do Android com o Data Saver (Economizador de Dados, na tradução para o português), que irá impedir que o sistema e os aplicativos utilizem a internet em segundo plano, exceto quando uma conexão Wi-Fi estiver ativa, permitindo ao usuários definir quais aplicativos entrarão nessa restrição.

No sistema da Apple é possível monitorar o consumo de dados, mas exige ajustes feitos manualmente, o que pode ser um incômodo para a maioria dos usuários.

Multitarefa rápida

android n date sortie nouveautes fonctionnalites 04
Alternar entre apps ficou muito mais fácil no Android N / © ANDROIDPIT

Não adianta ter um smartphone top de linha se o sistema não é capaz de tirar proveito de todos os recursos de hardware. Pensando nisso o Android N aprimorou a troca entre apps que estavam rodando em segundo plano, melhorando a experiência do usuário.

Na nova versão, o botão de apps exibe cards maiores dos programas em execução. Mas a maior novidade é a rapidez na transição entre apps recentes: ao apertar duas vezes o botão de apps, o sistema volta para o app imediatamente anterior, otimizando, e muito, o tempo de quem adora tweetar e conversar no WhatsApp simultaneamente, por exemplo.

Estes foram apenas alguns dos pontos em que o Android N bate a concorrência, e otimiza a vida dos usuários.

E você, qual recurso achou mais interessante no Android N?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Deco Portella 18/mar/2016

    1- Errado. O modo de economia de bateria do iOS é eficiente. A bateria que tem pouca amperagem.
    2- Isso de fato o android supera, apesar do iOS está melhorando.
    3- Errado, o iOS trouxe um multi tarefas rapido com o force Touch.

    Vocês do Androidpit ficam com essa rixinha ridícula e nem ao menos se informam... parem com esse requalque mano. Eu escolhi o Android porque gosto do sistema e não porque eu fico comparando ele com a concorrência.

  • Maicon Dias 18/mar/2016

    A google tinha que colocar ordem no galinheiro!! Tinha que exigir um prazo para as fabricante atualizar seus aparelhos!!

109 Comentários

Escreva um comentário:
  • Android sempre será superior

  • uma coisa que o android N tem que o iOS não tem?

    Liberdade

  • Na verdade o multitarefa é bem rápido
    Melhor do que muito android por aí.

  • Que comece a treta

  • O iOS tem multi tarefa eficiente e um modo de economia muito bom, vocês paga pau demais para o android, eu uso android mais gosto do iphone, por trazer a live photo, 3D touch e o force touch, coisa que o android vai levar tempo para consegue esses recursos ou criar um semelhante, se atualizem ao falar a respeito do iOS e principalmente do android.

  • Segundo as informações acima, o iOS tem esses recursos só não aperfeiçoou.

  • Troquei meu iphone por android porque acho que ele supre melhor minha necessidade em relação a software servidores (Uso meu celular pra controlar tudo, torrents no NAS, couchpotato, sickrage....) Mas esse materia fala de desvantagens do android. Se tem um modo de economizar bateria. devia funcionar 100 do tempo e nao ser uma escolha e o mesmo pra economia de dados. Multi-janela é inutil em celular, só é um bom recurso em tabletes e olhe la.

  •   45

    Putz, eu não queria criticar, mas esse artigo ficou muito pobre em pesquisa, principalmente nos itens:

    Android e o modo de economia de bateria que realmente funciona - O modo economia do Android é tão ruim quanto a do IOS, ambos são horríveis;

    Android N e o recurso multijanela em smartphones - O autor devia pesquisar um pouco sobre o Slide Over do IOS 9;
    Multitarefa rápida - Fizeram testes comprovando que a multitarefa do IOS 9 atualmente em velocidade é mais veloz que o a do Android. Link com video prova: goo.gl/jBw4Uw.
    Porém, o Android ainda é superior na gestão da memoria para uso do multitasking.

    O site é exclusivo do Android, e tem o dever de enaltecer o sistema, mas que isso seja feito de forma concreta, com embasamento e pesquisa. Não há necessidade de apelação para artigos de baixa qualidade e com alto teor de inverdades como este.

    Obrigado e abçs.

  • A "feature" de garantia de atualização por no mínimo 3 versões do iOS as OEMs Android também poderiam adotar-)

    • engoliu os outros recursos só nesse detalhe. rs. nem sequer o 5 ficou popular, o 6 ainda não é nem notícia pra alguns Androids, e já estão divulgando o 7. enquanto iPhones de 2011 ainda estão recebendo atenção. eh uma discrepância surreal e que a Apple nada de braçada.

    • Mas sua comparação só se enquadra se considerarmos os Nexus no caso do Android e os Lumias no caso do Windows Mobile. Qualquer outro aparelho por fora acaba sendo um equívoco incluir em tais comparações porque elas não tem uma relação estreita com o SO assim como a Google tem com o Android em relação aos Nexus.
      Bem, vamos pegar o Nexus 4, que começou com o 4.2, recebeu o 4.3, o 4.4, o 5.0 e o 5.1.
      O Lumia 1520, que começou com o Windows Phone 8, recebeu os 8.1 e suas sub-atualizações (GDRs) e receberá o Windows 10 Mobile.
      E o iPhone 4S, que começou com o iOS 5, recebeu o iOS 6, o iOS 7, o iOS 8 e está com o iOS9.x.

  • Olá! Eu gostaria de saber se possivelmente o Lenovo Vibe A7010 vai receber o 6.0 e/ou o 'N'...

  • Eu acho tanto Android quanto IOS bons, os dois tem seus pontos bons e ruins. Depende do gosto da pessoa, se ela prefere IOS n precisa ficar desvalorizando o Android, o Android tem suas desvantagens mas a Apple n eh perfeita. Pensem antes de sair xingando e falando coisa que não sabem. Uso Moto G 2014 com Android 6.0 e até agr ta bem fluido, to bem de boas

Mostrar todos os comentários
239 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi