O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
26 Compartilhado 7 Comentários

Colab: app permite que cidadãos fiscalizem e proponham melhorias para a cidade

O Colab é uma rede social que incentiva o exercício da cidadania permitindo que cidadãos denunciem irregularidades em suas cidades, proponham melhorias e avaliem diversas áreas. A ideia do app colaborativo é enviar estas denúncias e propostas para as autoridades locais, para que atitudes sejam tomadas.

006
App colaborativo envia denúncias dos cidadãos para o poder público / © Colab.re

O Colab já completou um ano e comemora números expressivos: são mais de 7.000 fiscalizações e 1.600 propostas de soluções para mais de 1.200 cidades brasileiras, o que corresponde a mais de 20% do território nacional. O app ganhou ano passado o prêmio de Melhor Aplicativo Urbano do Mundo pela fundação franco-suíça New Cities.

A ideia surgiu em Recife e é a capital pernambucana que lidera, com 44%, o número de usuários do Colab. Em parceria com as prefeituras das cidades, a ideia do app é organizar as reclamações e propostas e levá-las direto para as prefeituras. Curitiba foi a primeira cidade brasileira a oficializar o uso do Colab como canal de relacionamento com a população. Por isso a capital paranaense têm grande número de usuários, assim como como São Paulo e Sorocaba, por exemplo.

Dentre os problemas mais apontados pelo aplicativo, mobilidade urbana continua sendo o campeão entre os mais de 50 mil usuários cadastrados na plataforma: são buracos em vias públicas, estacionamentos e calçadas irregulares, entre outras reclamações. Para apoiar uma denúncia, basta dar um duplo clique na foto. Ao visualizar o mapa, o app identifica a localização do usuário e mostra os problemas apontados por outros usuários ao seu redor.

011
Colab tem 50 mil usuários cadastrados / © Colab

"Este primeiro ano do Colab.re mostrou o quanto a população brasileira sente a necessidade de dialogar melhor com o poder público. O fato de fazermos esta ponte fez com que milhares de pessoas participassem e ajudassem a fazer cidades melhores", afirma Gustavo Maia, um dos fundadores da empresa.

Sobre novos recursos, Gustavo garante que diversas mudanças estão previstas, tanto na versão web como nos apps Android e iOS. Algumas delas sugerem que, com o número de usuários crescendo, o app vai apostando cada vez mais no seu viés de rede social para a cidadania. Algumas destas mudanças são:

  • Feed com novo algorítimo, utilizando tempo, localização, apoios e componente social;
  • Possibilidade de seguir cidades;
  • Adicionar pessoas;
  • Seguir comunidades;
  • Busca por pessoas, cidades e comunidades;
  • Edição de perfil.

E você, já usou o app para propor melhorias para sua cidade? É possível que, ao baixar o Colab, você não veja muitas postagens por morar em uma área onde o app ainda não tem muitos usuários. Mas essa é a ideia de um app colaborativo como este, que cada um faca sua parte. Que tal fazer a primeira postagem e contar pra gente o que achou? Você pode usar o Colab pela web e baixar o app para Android no botão abaixo.

Colab Install on Google Play

 

7 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi