O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
12 Compartilhados 6 Comentários

Comentários na Play Store agora só para usuários do Google+

Nesta semana, a decisão da Google de oferecer a possibilidade de comentários na Play Store apenas aos usuários da sua rede social deixou muita gente nervosa. Ao que tudo indica, a decisão foi tomada para aumentar a credibilidade dos comentários e diminuir a quantidade de spam e bullying. Neste quesito, ponto para o Big G, mas esta obrigação também pode soar impositiva e um tanto quanto arbitrária.

Em julho deste ano, a empresa já havia vinculado a conta do Google+ dos usuários aos comentários no YouTube. O objetivo desta ação era combater comentários racistas e maldosos. Entretanto, isso necessariamente não é uma solução efetiva, visto que perfis falsos viraram até ferramenta de marketing nos últimos tempos.

A partir de agora, a próxima vez que você fizer um comentário em algum aplicativo ou serviço como livros e música, um popup, como o da imagem abaixo, irá saltar à tela e informar que você terá que vincular o seu comentário a sua conta do G+. A medida não é retroativa:

Mas e se você não tiver uma conta no Google+?

É aqui que mora a polêmica. Por trás da segurança, transparência e credibilidade oferecida aos usuários através desta medida, está o vínculo obrigatório a um serviço da empresa e, talvez, uma atitude desesperada de impulsionar a rede social da Google. Sempre fui a favor da integração dos serviços da Google, especialmente, porque facilita a vida do usuário. Entretanto, minha conta do G+ está vinculada ao meu e-mail pessoal, enquanto a minha conta da Play Store ao meu e-mail profissional (sim, eu faço esta distinção). Assim, hoje, quando fui deixar um comentário em um game na loja do Android, me foi gerado um novo perfil, usando o meu e-mail profissional. Poxa Google!?

Ou seja, a empresa de Larry Page me “presenteou” com um novo perfil no Google Plus e, em vez do famoso slogan de uma empresa que gera qualidade de vida aos usuários, a Google está me dando uma dor de cabeça, pois o momento que venho temendo há algum tempo parece bater na porta da frente: gerenciar minha vida pessoal e profissional, contatos, vídeos, documentos e imagens utilizando apenas um canal.

Ainda estou absorvendo as imposições da Google em prol da integração dos serviços da empresa, entretanto, dizer “amém” a cada decisão arbitrária do Big G não está na minha lista de prioridades.

Além disso, nesta brincadeira toda, reparei em um requesito básico para deixar um comentário sobre algum aplicativo da Play Store, além de ter que possuir uma conta no G+, o usuário deve baixar o app e experienciar o mesmo. Aqui, ponto para a Google de novo, pois evita uma cascata de análises infundadas e, de certo modo, instiga o usuário a deixar comentários mais precisos, já que o objetivo destas análises também é auxiliar outras pessoas a entender e baixar o app:

Na sua opinião, a Google está certa em exigir um vínculo entre a sua conta do G+ à da Play Store ou você acredita que isso é/pode se tornar arbitrário com o tempo? Ou ainda, agindo assim, a gigante da internet visa apenas mais uma campanha desesperada em prol da sua rede social?

Imagens: Google Play Store/ CKR AndroidPIT

6 Comentários

Escreva um comentário:
  • com certeza essa atitude vai vir em benefício de todos,onde seu único intuito é o respeito aos usuários,algo que acho muito pertinente,mesmo essa "dor de cabeça" ira passar se você refletir como alguém que sofreu uma agressão se sentiria e como ficaria após receber esta notícia,então por fim eu sinto que é uma dor de cabeça necessária em prol de todos

  • 60

    fica realmente dificel para quem como a camila , tem essa distinção de emails , no meu caso, meu perfil particular e email particular nunca foram do google, então nem esquentei a cabeça quando veio esse aviso para mim, mas, acho que é um problema que o google vai ter que resolver, ou na pior das hipóteses, nós vamos ter que gerenciar dois perfis googles, um profissional e outro particular.em termos de transparencia foi bom, pois além de ter que baixar o app para falar sobre ele, acaba com as baixarias que viamos em alguns comentários.

  • Na verdade essa medida é para que o indivíduo seja identificado daí ele pensará bastante antes de comentar qualquer bobagem! Acho lícita a decisão!

  • 6

    Eu não consigo comprar no google play... já tentei "n" cartões de crédito e todos dão erro. Alguém sabe dizer se é preciso cartão internacional pra efetuar compra?

  • nao acho que deveria exigir isso tudo so por causa de um comentario! daqui a pouco se eu quiser baixar um app ele vai pedir ate meu rg e cpf, isso se nao criar uma identidade nova para minha pessoa! --', acho desnecessario.

  • Acho meio "forçar a barra". Mas, por outro lado, pode ser algo útil para nós também, devido a "maior credibilidade" nos comentário na Store.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi