O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 102 Compartilhado 53 Comentários

Será que o novo comercial do Note 5 exagera nas funcionalidades da S-Pen?

Uns dos comerciais mais marcantes das décadas de 80 e 90 foram os da Faber Castel mostrando seus lápis de cor embalados pela música “Aquarela” de Toquinho. Agora a Samsung resolveu fazer uma homenagem a esses comerciais criando  sua própria versão, mas com um diferencial: ao invés de lápis de cor, eles usam a Galaxy Note 5 e sua caneta S-Pen.

Não é segredo que a linha Galaxy Note é considerada pela maioria como a melhor entre os smartphones com sistema operacional Android. Embora o Galaxy Note 5 não tenha tido uma recepção tão calorosa como o anterior, é fato que a Samsung otimizou ainda mais as funcionalidades da caneta S-Pen, o grande diferencial da série.

Para quem nunca usou, é difícil acreditar o quanto a S-Pen é boa, mas quem já teve um Note dificilmente troca ele por um smartphone que não seja o sucessor. Eu nunca tive, mas já testei quase todos, e acreditem: não existe nada igual, especificamente em relação à S-Pen. Contudo, será que o que vemos no novo comercial do Note 5 é possível? 

Antes de responder isso para vocês, uma breve explicação de como a mágica acontece. O grande segredo da S-Pen é o fato dela não ser algo independente como uma “canetinha Stylus” comum, ela conversa com o hardware do smartphone.

Na parte frontal do Galaxy Note 5 há sensores eletromagnéticos que detectam quando a S-Pen está apontando para a tela. Só assim, por exemplo, é possível o usuário usar a ferramenta Air View sem tocar a tela. A interação magnética entre a frente do aparelho e a S-Pen é quem consegue fazer a mágica acontecer.

androidpit samsung galaxy note 5 35
A S-Pen vai além do toque! / © ANDROIDPIT

Diferente de uma Stylus comum, na qual a tela só detecta apenas o toque, como se fosse um dedo, os sensores da série Note conseguem descobrir as coordenadas e o ângulo preciso que a caneta faz. Além do principal: eles detectam a pressão aplicada sobre o touchscreen. Com isso é possível variar o traço do risco que você faz.

Assim, a resposta é sim, é possível fazer desenhos iguais aos da propaganda e outros infinitamente melhores com o Galaxy Note 5. Existe inclusive um artista especializado em desenhos usando um Note, confira aqui.

Eu também desenho e posso dizer que é possível desenhar em um Note do mesmo jeito que em uma mesa Wacom. Algo impossível em outros smartphones ou tablets “comuns”. Para aqueles que ainda não acreditam em mim, vou lançar um desafio aqui:

Quem ai desenha bem em um smartphone ou tablet? Faça um desenho bem legal, seja em um smart “comum” ou em um Galaxy Note e publique no link do fórum abaixo:

Para quem ficou curioso, abaixo a segunda versão do comercial do Lápis de cores da Faber Castel criado em 1995. O original é de 1983.

O que você achou do novo comercial do Galaxy Note 5 da Samsung?

Os comentários favoritos dos leitores

53 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi