O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Escrito por:

Como acessar Wi-Fi grátis onde quer que você esteja

Escrito por: Camila Rinaldi — há 1 mês

Mais dados e menos voz: este é o futuro! De acordo com estudos da Pyramid Research, o tráfego de dados na América Latina deve crescer 10% ao ano entre 2015 e 2020. E haja conta bancária para possibilitar tudo isso. Porém, para navegar na internet nem sempre você precisa pagar pelo uso de dados. Hoje vou indicar 5 formas de economizar dinheiro usando serviços de Wi-Fi grátis.

1. Mandic Magic

Como a própria descrição do app já informa na Play Store, o Mandic Magic é uma rede social de pontos de acesso de Wi-Fi públicos. Antes de baixar o app você precisa saber três coisas: não é necessário um planos de dados, pois existem mapas offline gratuitos; você precisará do GPS ativado, e o serviço possui propaganda, mas até aí tudo bem!

As permissões exigidas pelo aplicativo também são um pouco invasivas, por isso, dê uma olhada nelas antes de aceitar o download.

mandic magic app wi fi blur
O Mandic oferece a senha de milhões de estabelecimentos ao redor do mundo e você pode aumentar o tamanho desta rede ao compartilhar senhas de Wi-Fi. / © ANDROIDPIT

O uso do Mandic é muito simples: você precisará fazer uma conta para usar o app e aceitar os termos de uso da 2mCo LL, a agência que desenvolveu o serviço. Depois, basta procurar os pontos de Wi-Fi ao seu redor usando um mapa ou mesmo endereços. Ao ver um ponto, clique sobre ele e lá estará o nome da rede e a senha.

É preciso dizer que, algumas vezes, as senhas de determinados estabelecimentos foram modificadas. Assim, para manter a comunidade do app sempre bem informada, você precisará compartilhar e atualizar esses pontos com novas informações. Estou usando o Mandic há algum tempo já e tenho economizado dados sempre que possível, especialmente em restaurantes ao redor do AndroidPIT, nos quais o reconhecimento da rede agora é automático.

Mandic magiC Install on Google Play

2. Utilizando o aplicativo Instabridge

O princípio de uso do app é bem simples: você abre o “Senha Wifi grátis Instabridge” (esse é o nome completo do app) e aparece uma lista de redes Wi-Fi abertas, às quais você pode se conectar. Algumas redes são protegidas por senha, que é mostrada pelo aplicativo assim que você clica nela.

Ao clicar numa rede, você também fica sabendo onde ela se encontra. Através do app, você também pode compartilhar sua própria Wi-Fi e ajudar os sem-rede das proximidades. Contudo, se você abrir a sua rede, tenha em mente que seu Wi-Fi pode ficar mais lento.

instabridge
O Instabridge acha uma Wi-Fi grátis nas proximidades. / © ANDROIDPIT

O Instabridge tem uma interface simples e intuitiva, e sua ideia é muito boa. Se o seu plano de dados é limitado, ele vem ao socorro mostrando pessoas solidárias dispostas a compartilhar seu Wi-Fi. Tudo grátis. Você também pode mapear previamente um local para usar o serviço offline.

Instabridge - Wifi Grátis Install on Google Play

3. Cafés e restaurantes

Alguns bares, cafés e restaurantes oferecem Wi-Fi por tempo (i)limitado. Às vezes, mesmo no cardápio você encontra o nome da rede e a senha de acesso. Abaixo, você confere alguns exemplos conhecidos de cadeias de restaurantes que oferecem acesso Wi-Fi:

4. Aeroportos brasileiros

Esta é uma dica para quem viaja bastante e não pretende gastar com roaming de dados. Alguns aeroportos brasileiros da rede Infraero já disponibilizam Wi-Fi grátis aos passageiros. Em tese, fazer o login na rede é permitido apenas nas salas de embarque, mas às vezes é possível usar a rede em outros locais também. Eis a lista de aeroportos nacionais nos quais é possível usar internet sem fio sem pagar:

  • Manaus
  • Brasília
  • Salvador
  • Fortaleza
  • Recife
  • Natal
  • Pampulha
  • Confins
  • Curitiba
  • Porto Alegre
  • Galeão (RJ)
  • Santos Dumont (RJ)
  • Congonhas (SP)
  • Guarulhos (SP)

Para que o acesso seja liberado é necessário preencher um cadastro, informando o número do voo, do cartão de embarque, do assento, entre outras informações. Contudo, em alguns casos é necessário informar apenas o CPF, por exemplo. 

5. Utilize os hotspots da sua operadora

Caso você não saiba, a sua operadora possui algumas ferramentas que permitem aos clientes se conectarem de forma automática às suas redes Wi-Fi em locais públicos, aeroportos, estabelecimentos comerciais e estádios de futebol, por exemplo. Abaixo, você confere os apps para encontrar os pontos de Wi-Fi das operadoras mais populares do país:

TIM Wi-Fi Install on Google Play Oi WiFi Install on Google Play Vivo TU Go Install on Google Play

E aí, você conhece outras formas de usar internet gratuita? Compartilhe suas sugestões nos comentários abaixo.

Jornalista nascida no Brasil, italiana por parte de pai, alemã por parte de mãe e cidadã do mundo por convicção. Mora em Berlim desde 2011 e vive em constante descoberta. Quer um Google Glass (que funcione) a todo o custo e espera que o problema da bateria dos smartphones seja solucionado por alguma fabricante asiática.

Os comentários favoritos dos leitores

  • fabio pinheiro há 1 mês

    Para... é tão óbvia que seja a ser ridícula a conclusão de que plano 4G de 20GB é bem melhor...
    totalmente desnecessário este comentário, visto que o propósito da matéria é justamente mostrar PARA QUEM NÃO QUER OU NÃO PODE pagar plano de dados, que há alternativas para achar wi-fi's grátis.

    agora, cá entre nós....

    vc só se deu ao trabalho de postar este comentário para ostentar que pode pagar um plano de 20GB de dados, né ???? rsrsrsrsrsrs...

    legal... nossa...vc é o máximo....rs

31 Comentários

Escreva um comentário:
  • é bom o Mandic Magic é bom usei ele por muito tempo e ate onde o lugar era deserto achou sinal e pegou de boa

  • Existem também pontos de acesso em locais públicos em algumas cidades.
    Exemplo Blumenau SC disponibiliza WiFi em terminais de ônibus, parques...
    Já usei e tem uma qualidade aceitável.
    Fora shopping, supermercados...

    • Aqui em Campo Grande também é assim em parques e terminais de transporte urbano, sem contar em alguns bares, cafés e restaurantes. Alguns shoppings também disponibilizam o serviço gratuito.

  • Tinha que ser a Camila mesmo, parabéns menina pelas dicas! abçs

  • Para... muito melhor é ter um plano 4g, com uns 12Gb de dados... Eu por exemplo to tranquilo com meu plano de 20gb.. assim não me preocupo com isso... O futuro será com as operadoras oferecendo pacotes de dados cada vez maiores..

    • Para... é tão óbvia que seja a ser ridícula a conclusão de que plano 4G de 20GB é bem melhor...
      totalmente desnecessário este comentário, visto que o propósito da matéria é justamente mostrar PARA QUEM NÃO QUER OU NÃO PODE pagar plano de dados, que há alternativas para achar wi-fi's grátis.

      agora, cá entre nós....

      vc só se deu ao trabalho de postar este comentário para ostentar que pode pagar um plano de 20GB de dados, né ???? rsrsrsrsrsrs...

      legal... nossa...vc é o máximo....rs

  • ocorreu um erro no meu facebook

  • tem o wifi free que é a mesma coisa do mandic magic tbm....

  • Usei o mandic quando eu tava sem um plano de dados decente e sempre me atendeu bem. São boas dicas.

  • Aí sim, curti a ideia, vou cadastrar minha rede de visitantes. kkkkkk

  • Esse sim..ótimo post! Já comentei isso em outros artigos também : "mais dados,menos voz"! Parabéns!

  • Aqui em Uberlândia/MG a Algar/CTBC dispõe de uma rede gratuita espalhada pela cidade, principalmente nos Shoppins Centers. Basta o interessado ter algum plano fixo ou móvel da CTBC para que ela franquie o uso dos seus Wi-Fi grátis que funciona muito bem.

  • Já instalei vários desses apps e testei por no mínimo uma semana cada um deles, infelizmente nunca obtive êxito em me conectar às redes. Isso fez com que eu desacreditasse na categoria.

  • Acho mais pratico o wifi Master key esse é demais ele já pega as senhas que tu digitou e compartilha automaticamente, a senha não fica visível e é possível apenas conectar com o App que autêntica.
    Se por acaso não conseguir achar ele fica procurando vários tipos se senha e olhe funciona perfeitamente, porém prefiro meus planos de dados mas quando tá sem bateria 🔋 procuro um wifi.

  • Único 'problema' que vejo em relação ao Instabridge é o tempo de triangulação para determinar qual o ponto de acesso mais próximo. Mas de resto, uso os dois apps sempre que possível, procurando atualizar as informações.

  • Camila, então se eu conectar o Mandic Magic a partir da minha casa, minha senha será inserida lá para todos verem?? Pq isso é um "problemão" em Berlim, para quem está ciente das multas dos downloads, que é bem pesada aqui. Até agora eu só sabia das redes abertas do sistema FreifunkBerlin (posso te passar o link, caso queira), que não permite que se faça downloads, apesar de abrir a rede quando a pessoa permite, claro.

    • Vivi, não é este o funcionamento e nem o intuito do aplicativo.
      A ideia é concentrar num banco da dados comum senhas de estabelecimentos que já oferecem wi-fi gratis para seus clientes, como restaurantes, hoteis, cinemas, shoppings, etc. então ao invés de quando vc chegar em algum lugar vc ter que ficar perguntando a senha, vc pode simplesmente abrir o aplicativo e ver se a senha daquele lugar já foi cadastrada e usa-la, alias, se nao foi cadastrada vc poderia cadastra-la.
      o programa não "captura" a senha de sua casa e muito menos a compartilha para outros...
      agora, se vc for desleixada e falar sua senha pra alguém e este a cadastrar lá, então ela estará publica... mas isso só depende de vc não falar sua senha pra ninguém... em suma, o problema não seria o programa e sim o seu cuidado com sua senha.
      e mesmo assim, supondo que alguém descubra sua senha e a cadastre lá, bastaria vc remove-la.

  • Bom, mas o título da matéria é um pouco exagerado: "Como acessar Wi-Fi grátis onde quer que você esteja"
    Obviamente não irei acessar Wi-Fi grátis onde quer que eu esteja.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi