O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
817 Compartilhados 64 Comentários

Como acessar Wi-Fi grátis onde quer que você esteja

Atualizado: Wi-Fi Map foi testado e adicionado à lista

Mais dados e menos voz: este é o futuro! De acordo com estudos da Pyramid Research, o tráfego de dados na América Latina deve crescer 10% ao ano entre 2015 e 2020. E haja conta bancária para possibilitar tudo isso. Porém, para navegar na internet nem sempre você precisa pagar pelo uso de dados. Hoje vou indicar 6 formas de economizar dinheiro usando serviços de Wi-Fi grátis. O app mais recente da lista é o Wi-Fi Map.

Destacar mudanças recentes

1. Utilizando o Mandic Magic

Como a própria descrição do app já informa na Play Store, o Mandic Magic é uma rede social de pontos de acesso de Wi-Fi públicos. Antes de baixar o app você precisa saber três coisas: não é necessário um planos de dados, pois existem mapas offline gratuitos; você precisará do GPS ativado, e o serviço possui propaganda, mas até aí tudo bem!

As permissões exigidas pelo aplicativo também são um pouco invasivas, por isso, dê uma olhada nelas antes de aceitar o download.

mandic magic app wi fi blur
O Mandic oferece a senha de milhões de estabelecimentos ao redor do mundo e você pode aumentar o tamanho desta rede ao compartilhar senhas de Wi-Fi. / © ANDROIDPIT

O uso do Mandic é muito simples: você precisará fazer uma conta para usar o app e aceitar os termos de uso da 2mCo LL, a agência que desenvolveu o serviço. Depois, basta procurar os pontos de Wi-Fi ao seu redor usando um mapa ou mesmo endereços. Ao ver um ponto, clique sobre ele e lá estará o nome da rede e a senha.

É preciso dizer que, algumas vezes, as senhas de determinados estabelecimentos foram modificadas. Assim, para manter a comunidade do app sempre bem informada, você precisará compartilhar e atualizar esses pontos com novas informações. Estou usando o Mandic há algum tempo já e tenho economizado dados sempre que possível, especialmente em restaurantes ao redor do AndroidPIT, nos quais o reconhecimento da rede agora é automático.

WiFi Magic by Mandic - Senhas Install on Google Play

2. Utilizando o aplicativo Instabridge

O princípio de uso do app é bem simples: você abre o “Senha Wifi grátis Instabridge” (esse é o nome completo do app) e aparece uma lista de redes Wi-Fi abertas, às quais você pode se conectar. Algumas redes são protegidas por senha, que é mostrada pelo aplicativo assim que você clica nela.

Ao clicar numa rede, você também fica sabendo onde ela se encontra. Através do app, você também pode compartilhar sua própria Wi-Fi e ajudar os sem-rede das proximidades. Contudo, se você abrir a sua rede, tenha em mente que seu Wi-Fi pode ficar mais lento.

instabridge
O Instabridge acha uma Wi-Fi grátis nas proximidades. / © ANDROIDPIT

O Instabridge tem uma interface simples e intuitiva, e sua ideia é muito boa. Se o seu plano de dados é limitado, ele vem ao socorro mostrando pessoas solidárias dispostas a compartilhar seu Wi-Fi. Tudo grátis. Você também pode mapear previamente um local para usar o serviço offline.

Instabridge - Wifi Grátis Install on Google Play

3. Utilizando o Wi-Fi Map

O WiFi Map também deixa o usuário saber quais são sos hotspots próximos ao local onde ele se encontra. O app oferece duas maneiras de exibir os pontos de Wi-Fi: via mapa e via lista.

Nas listas é possível saber se o Wi-Fi é aberto ou não, isso é possível ao verificar o ícone de um cadeado (aberto ou fechado) que fica ao lado do nome da rede. Assim, mesmo que o conteúdo esteja em inglês, é possível distingir essa diferença. As redes fechadas têm uma senha ou dicas de como obtê-la.

O uso do WiFi Map é bem fácil, durante meu teste, não me foi requisitado nenhum tipo de informação de login. Depois de lançado, um mapa da sua localidade será aberto, com uma série de pontos que mostram as redes Wi-Fi disponíveis.

wi fi map app android
Você pode ajudar a comunidade de 30 milhões de usuários do Wi-Fi Map adicionando informações de redes abertas / © ANDROIDPIT

A comunidade do WiFi Map é universal, logo, você poderá usá-lo em qualquer lugar. Este app é indicado especialmente para quem vai viajar e não estará coberto por um plano de dados.

No Brasil, o serviço possui uma lista bastante ampla dos pontos de acesso. Além disso, a versão gratuita não deixa a desejar em relação ao aplicativo pago.

WiFi Map - Senhas Gratis Install on Google Play

4. Cafés e restaurantes

Alguns bares, cafés e restaurantes oferecem Wi-Fi por tempo (i)limitado. Às vezes, mesmo no cardápio você encontra o nome da rede e a senha de acesso. Abaixo, você confere alguns exemplos conhecidos de cadeias de restaurantes que oferecem acesso Wi-Fi:

5. Aeroportos brasileiros

Esta é uma dica para quem viaja bastante e não pretende gastar com roaming de dados. Alguns aeroportos brasileiros da rede Infraero já disponibilizam Wi-Fi grátis aos passageiros. Em tese, fazer o login na rede é permitido apenas nas salas de embarque, mas às vezes é possível usar a rede em outros locais também. Eis a lista de aeroportos nacionais nos quais é possível usar internet sem fio sem pagar:

  • Manaus
  • Brasília
  • Salvador
  • Fortaleza
  • Recife
  • Natal
  • Pampulha
  • Confins
  • Curitiba
  • Porto Alegre
  • Galeão (RJ)
  • Santos Dumont (RJ)
  • Congonhas (SP)
  • Guarulhos (SP)

Para que o acesso seja liberado é necessário preencher um cadastro, informando o número do voo, do cartão de embarque, do assento, entre outras informações. Contudo, em alguns casos é necessário informar apenas o CPF, por exemplo. 

6. Utilize os hotspots da sua operadora

Caso você não saiba, a sua operadora possui algumas ferramentas que permitem aos clientes se conectarem de forma automática às suas redes Wi-Fi em locais públicos, aeroportos, estabelecimentos comerciais e estádios de futebol, por exemplo. Abaixo, você confere os apps para encontrar os pontos de Wi-Fi das operadoras mais populares do país:

TIM Wi-Fi Install on Google Play Oi WiFi Install on Google Play Vivo TU Go Install on Google Play

E aí, você conhece outras formas de usar internet gratuita? Compartilhe suas sugestões nos comentários abaixo.

Os comentários favoritos dos leitores

  • fabio pinheiro há 9 meses

    Para... é tão óbvia que seja a ser ridícula a conclusão de que plano 4G de 20GB é bem melhor...
    totalmente desnecessário este comentário, visto que o propósito da matéria é justamente mostrar PARA QUEM NÃO QUER OU NÃO PODE pagar plano de dados, que há alternativas para achar wi-fi's grátis.

    agora, cá entre nós....

    vc só se deu ao trabalho de postar este comentário para ostentar que pode pagar um plano de 20GB de dados, né ???? rsrsrsrsrsrs...

    legal... nossa...vc é o máximo....rs

64 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi